ACANTHURUS COERULEUS

Acanthurus coeruleus

Acanthurus coeruleus

ACANTHURUS COERULEUS



Acanthurus são belíssimos peixes da família Acanthuridae, (75 espécies) excelentes comedores de algas verdes, e nos oceanos algumas Rhodophytas, também é chamado de Blue Tang. É um lindíssimo Cirurgião.

É um peixe não recomendado para iniciantes, pois não toleram alterações nos parâmetros da água, requem espaço para nadar, um aquário de no mínimo 200 litros, com rochas e pedras para o esconderijo noturno. O Ictio marinho é a doença que mais afeta este peixe, portanto, um Goby Neon é uma boa alternativa para se ter no aquário, ajudará na captura do parasita. É necessária uma longa aclimatação antes de introduzir o peixe no aquário.

O ideal é um aquário com bastantes corais e rochas, onde algas cresçam, embora que não será o suficiente para sua alimentação. Gosta de beliscar o substrato a procura de algas, possui dentes adaptados para isto, são 14 dentes no maxilar superior e 16 no inferior, capazes de raspar rochas.

Possui um “ferrão” (espinha) escondido antes da cauda utilizado para sua defesa, que pode ferir o aquarista desavisado. Esta “espinha” esta localizada nos dois lados do peixe.

Os mais populares do aquarismo marinho são Acanthurus amarelos e azuis*, os amarelos possuem uma lista azul que circunda quase todo seu corpo, já os azuis apresentam forte coloração, principalmente em suas nadadeiras, pois alguns podem ter o corpo acinzentado, outros apresentam a cauda amarela e alguns ficam mesclados, alaranjado com azul, mas esta coloração são as fases de sua vida, visto que todos os juvenis são amarelos, veja mais abaixo.

Às vezes podem ser territorialistas, principalmente à medida que vão crescendo no aquário. Não se deve misturar com outros Tangs para não haver brigas por território. Ter apenas uma espécie no aquário, mas se da bem num aquário comunitário.

No aquário poderá chegar aos seus 20 centímetros ou mais, a fêmea ficará de maior tamanho que o macho.

Na medida em que vai crescendo irá alterando sua cor, quando juvenil possui um amarelo brilhante com uma borda azul, em seguida fica azul com um amarelo na barbatana da cauda, este azul irá se tornando bem forte e brilhante na medida em que vai crescendo.

Gostam de água com bastante movimento, como são herbívoros sua alimentação deverá, obviamente, ser a base de ervas, como a nori, spirulina, ração em flocos e alguns aceitam artêmias vivas. Outros já aceitam uma comida balanceada, principalmente se foram acostumados em cativeiro. Comprando um exemplar jovem você terá chances de induzi-lo a pegar a ração.

Alguns aquaristas obtiveram sucesso com Brócolis, Escarola, Acelga, Espinafre e Abobrinha, devidamente cozidos.

Os principais fatores para o sucesso do Acanthurus no aquário são: Parâmetros constantes e alimentação, dentre outros.

Curiosidade: O Acanthurus coeruleus também é encontrado no arquipélago de Fernando de Noronha.



Para comida de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.

Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.

Produtos para aquarismo com ótimos preços: Comprar Suplementos Marinho