AIPTASIA

Aiptasia

Aiptasia

COMO ELIMINAR AIPTASIA



Basta olhar na figura acima para saber o que é Aiptasia. São pragas que surgem no aquário marinho. Crescem principalmente nas rochas do aquário e também no substrato.Se você tem um aquário marinho com corais, peixes e outros invertebrados é bom ler este artigo sobre Aiptasia.

Aiptasia é tipo como uma anêmona e seu nome (Aiptasia) significa “bela”, realmente são bonitas, porém são agressivas, podem destruir seu lindo aquário de corais, reproduzem-se rapidamente. Mas neste texto veremos métodos para eliminar a Aiptasia.

Elas surgem no aquário porque vem junto com algum coral, rocha, cascalho, etc. que você comprou, inclusive peixe, porque se colocar o peixinho mais a água que vem no saquinho, esta água poderá ter células da Aiptasia e apenas uma célula será o suficiente para o nascimento de uma Aiptasia.

A reprodução assexuada ocorre quando a Aiptasia está sob algum perigo eminente, seja por stress, iluminação, predadores, água ruim, quando perturbadas, etc.

As Aiptasias reproduzem-se assexuadamente por divisão do indivíduo, onde surgem pequenos pedúnculos de tecido que se soltam espontaneamente. Após uma a duas semanas em cada filhote desenvolvem-se uma boca e pequenos tentáculos e estes começam a alimentar-se com partículas de comida. As Aiptasias também se podem multiplicar libertando “rebentos” que, como os pedúnculos originados pela laceração do pé, são clones (cópias genéticas) do indivíduo adulto. Estes se libertam e são transportados pelas correntes dispersando-se por todo o aquário.

Quando a Aiptasia se move deixa para trás fragmentos de tecidos que irão se transformar em outras Aiptasias, portanto NUNCA tente raspar ou esmagar a Aiptasia, fazendo isto você irá propagar a espécie, irá promover dezenas ou centenas de fragmentos que irão constituir novas Aiptasias. Não existem meios físicos (manual) de remover a Aiptasia.

Possuem células urticantes, os nematocistos soltam substâncias mais potentes do que muitos corais. Esta toxina é tão forte que poderá eventualmente matar até algum peixe que tocar nela, pois a Aiptasia não gosta de ser perturbada.

Quando uma Aiptasia crescer perto de um coral logo ele vai sentir a presença e “andar” para fugir, mas isto também poderá levá-lo ao stress e branquear (morrer), quando é um tipo de coral séssil (que não se locomove), a Aiptasia irá causar danos ao tecido deste coral.

Elas fazem simbiose com algas, dinoflagelados, que são seres unicelulares, e outras espécies de cnidários. Esta simbiose vem fortalecer mais ainda a sobrevivência da Aiptasia. A simbiose com as micro algas Zooxantelas fornecem sua coloração, como são algas fotossintéticas as Aiptasias que estão mais ao nível superior do aquário (recebendo mais iluminação) irão se desenvolver mais rápidas e terão cores mais acentuadas do que as de nível mais baixo.

A Aiptasia se alimenta de zooplâncton (são carnívoras), mas estão sempre com os tentáculos abertos na captura por qualquer matéria orgânica na água.

A Aiptasia tolera alterações nos parâmetros da água (veja “parâmetros” na respectiva página), bem como não necessita iluminação forte, são seres resistentes.

Existem meios de eliminar a Aiptasia, tais como: Substâncias vendidas em lojas de aquarismo e seus predadores naturais como o Camarão Bailarino e peixes (como alguns Chaetodontídeos e Pomacantídeos), O camarão Lysmata wurdemanni e o Camarão Peppermint, o peixe Chaetodon kleinii, Chaetodon lunula, Chelmon rostratus, peixe borboleta Raccoon, peixe Copperbanded borboleta e outros. Um predador ideal seria Nudibranches, o Berghia verrucicornis, porém super difícil de encontrar em lojas. Considere pesquisar cada espécie citado acima a fim de verificar a compatibilidade com os seres do seu aquário, inclusive para com os corais.

Se você tiver o Berghia e queira vender algumas espécies para mim, envie um email, ele me parece o ideal.

Você tem que acabar com a Aiptasia do seu aquário logo no início, quando verificar a existência de uma.

Para eliminar a Aiptasia com produtos químicos tem que injetar o líquido com uma seringa (dessas vendidas em farmácias) bem na boca da Aiptasia (no centro) para que ela morra instantaneamente não sobrando tempo para ela deixar resíduos (células), para não ocorrer a propagação. Você tem que agir rápido, pois assim que a Aiptasia sentir a aproximação do perigo ela vai se esconder, fechando-se. Antes de utilizar algum produto químico verifique se ele não irá afetar os parâmetros da água bem como os outros seres do seu aquário.

Existem produtos específicos vendidos em lojas de aquarismo e também se pode aplicar hidróxido de cálcio, mas tenha cautela, irá afetar o PH, portanto pesquise antes.

Numa matéria que li, diz haver duas espécies de Aiptasia: a Manjano Anemone e a Aiptasia Anemona, pelas imagens são bem parecidas, de qualquer forma as duas espécies são pragas.

No meu aquário de corais também fui vítima destas pragas. Eu vou eliminando-as injetando (bem na boca) suco de limão (sem água) com uma seringa (dessas vendidas em farmácias), porém visto que sua proliferação é rápida e muitas células já devem estar na água acredito que será uma eterna tarefa, mas um dia eu acabo com elas. Também já utilizei vinagre de álcool, também funciona.

Todos os produtos são extremamente ácidos, então eu após as aplicações verifico e se necessário altero o nível de PH.

Importante: Para prevenir o surgimento de Aiptasia no seu aquário é necessário deixar peixes, corais, invertebrados, rochas enfim, tudo que você comprar para colocar no seu aquário, deixar em quarentena, ou pelo menos 2 semanas num aquário separado, assim logo verá se veio alguma Aiptasia de “carona”.

ET: O camarão Lysmata é um predador natural das Aiptasias, muito fácil de encontrar em lojas de aquarismo. Ele geralmente vai comer as menores não deixará que cresçam mais Aiptasias no aquário, porém se está muito infestado é bom comprar 2 ou mais, porque de tanto comer Aiptasia ele acaba morrendo pelas toxinas que elas contém. Eu recomendo o Camarão Lysmata, nota 100 para ele, resolve mesmo.



Para alimento de corais, peixes, invertebrados e MUITO MAIS Clic Aqui.

6 comentários sobre “AIPTASIA

  1. Gostaria de parabeniza-lo pelo site, é o mais completo que já visitei .
    Tenho aquário marinho e se tivesse conhecido esse site há mais tempo não teria quebrado tanto a cabeça. Parabéns site super completo.
    Para mim é a bíblia do aquarismo marinho.
    Parabens.

    1. Obrigado
      Estou tentando ajudar, pois também precisei pesquisar em diversos sites e livros respostas para minhas dúvidas. Aqui pretendo colocar tudo, de forma objetiva, a respeito do aquarismo marinho para facilitar aqueles que apreciam o hobby.

    1. Obrigado. Sempre que possível estarei colocando mais novidades e artigos de interesse. Estou fazendo um artigo legal agora, em breve estará no site.
      Obs: No final da página (Aiptasia) coloquei um trecho sobre o Camarão Lysmata, vale a pena ler.

  2. Carlos poderia entrar em contato comigo por email. Estou interessado em seu site e muitos outros artigos. Está de parabéns quanto a elaboração do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.