ALGAS CORALINAS – ALGAS PINK

Algas Coralinas – Algas Pink

Algas Coralinas - Algas Pink

ALGAS CORALINAS – Algas Pink


Eu, quando montei meu aquário marinho, depois da ciclagem coloquei vários corais, peixes e invertebrados e ficava muito ansioso aguardando as algas coralinas – algas pink  surgirem. Perguntava-me: Quando as algas pink vão aparecer? Como elas virão? Hoje já tenho as respostas e vou passar para vocês o que são algas coralinas ou algas pink, que são algas calcárias.Algas calcárias podem ser vermelhas, roxas, verdes, marrons, enfim uma variedade de cores. Podem surgir brancas e depois mudarem sua cor.O grupo das algas calcárias possui 31 a 34 gêneros e cerca de 300 a 500 espécies. As algas coralinas estão presentes nos recifes de corais.

Em Abrolhos algas coralinas e Mileporas são os principais seres construtores dos recifes. Estas algas incrustantes se espalham mais rapidamente onde se encontra maior quantidade de minerais de argilas (Oceano). Portanto, em seu aquário poderá ter várias espécies de algas calcárias.

Normalmente as algas coralinas – algas pink surgem entre 4 a 8 meses depois do aquário já ciclado, dependendo do aquário. O surgimento de algas coralinas ou pink é sinal que água já está estabilizada.

Como o nome já diz, algas coralíneas dependem principalmente do cálcio e magnésio, não deixando de lado, é obvio, os parâmetros ideais citados na página anterior.

Elas precipitam carbonato de cálcio, carbonato de magnésio e outros oligoelementos formando cristais de calcita.

Como também necessitam de Strôncio, Iodo, Boro, Ferro etc., não é preciso comprar kit de testes para medir tudo isto, basta fazer TPAs regulares, porque o sal sintético já contém todos estes elementos.

As algas coralinas aparecem mais depressa se você optou em colocar rochas vivas, mas não obrigatoriamente, surgem em rochas comuns e também no substrato.

Depois do aquário já ciclado provavelmente já tem alguns esporos de algas pink, principalmente se você já colocou a equipe de limpeza (Turbo-Snails, paguros, ofiuros, caramujos, etc), eles vem carregados de algas coralinas e certamente irão soltar muitos fragmentos na água e logo crescerão. Tudo faz parte do ecossistema que irá se formar.

Observa-se que as algas coralinas crescem primeiro mais na parte de baixo do aquário, nas bases das rochas, visto que não gostam de muita luz, mas depois se espalham.

As algas pinks ou coralinas são importantes no aquário, são elas que acusam o primeiro sinal que algo não está bem, como alto nível de nitrato ou fosfato, baixo nível de cálcio, magnésio, KH, etc. elas vão perdendo suas cores irão ficando brancas. Algum desequilíbrio
iônico está acontecendo.

Algas pinks em abundância significa que os parâmetros estão corretos e, portanto, a ocorrência de algas filamentosas será quase nula.

Maior sucesso para se obter e conservar algas coralinas é manter o KH entre 8 à 10, pode ser 8, porém constante. O Cálcio entre 380 à 420 ppm.

O excesso de algas calcárias pode ser prejudicial, visto que competem em nutrientes, cálcio, etc. Se você quer uma água com poucos nutrientes deixe elas se alastrarem, eu particularmente raspo todas do vidro do aquário, mas deixo todas nas rochas. Você pode raspar utilizando estilete, cartão de banco, etc. Em contra partida ajudam à fornecer oxigênio à água, alimento aos peixes, colaboram na absorção fosfatos e nitratos.

Elas incrustam nos sensores de temperatura, aquecedores, bombas, canos, sensor digital de PH, Termostatos, etc.

Minha opinião é que você deixe as algas coralinas – algas pink, além de darem um belo visual, serão seus “inspetores de qualidade” da água.

Se você quer acrescentar algo sobre algas coralinas, mande um email.



Para alimento de corais, peixes, invertebrados e MUITO MAIS Clic Aqui.

2 comentários sobre “ALGAS CORALINAS – ALGAS PINK

  1. Olá caro aquarista, me chamo Fábio Azevedo tenho lido sobre as informaçoes em seu site. Quero parabenizar por isso. Pois dificilmente temos fontes boas como está. Também sou aquarista e pretendo montar um site com todo o conteúdo sobre aquário. Continue com isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.