ALGAS DERBESIA

Algas Derbesia

Algas Derbesia

ALGAS DERBESIA



Existem várias espécies de algas filamentosas, neste artigo vou falar da Derbesia, assim que possível irei postando mais sobre estas algas.

Algas Derbesia é um tipo de alga filamentosa, cor verde escura, parece com fios de cabelos, por isto seu apelido “alga-cabelo”, cresce nas rochas em toda parte do aquário marinho, sufocando corais. A cor verde reflete os pigmentos de clorofila que são armazenados nos cloroplastos.

É uma alga que precisa ser retirada, pois se prolifera muito rápido e poderá infestar todo o aquário. Praticamente não tem seu predador natural, são raros os organismos que comem Derbesia. Peixes da família dos cirurgiões são os que comem algas, Ouriços Diadema também.

Quando surgem algas Derbesia no aquário é preciso ter paciência e preparar-se para um longo período de trabalho. Mas não se preocupem, elas irão sumir, abaixo irei relatar dicas importantes para você eliminar algas Derbesia.

É sabido que elas surgem por excesso de nutrientes, então o fosfato subiu muito e será seu principal alimento. Obviamente você terá que remover o fosfato existente na água.

Elas surgem com mais facilidade se o aquário está em um local onde entra a luz solar, isto agrava muito o problema então terá que tomar medidas para conter a penetração destes raios solares no aquário. Diminuir o fotoperíodo das luzes também irá contribuir para eliminação das algas Derbesia, ou a retirada de alguma lâmpada.

Mas o principal fator que faz as algas Derbesia surgirem (e outras também) é o alto nível de fosfato. Você pode ajudar removendo manualmente estas algas, com uma pinça, por exemplo, mas se não remover o fosfato elas continuarão crescendo mais rápido do que você as tira.

Existem no mercado muitas mídias removedoras de fosfato, compre uma de marca confiável, claro que nesta altura você já diminuiu bastante o fornecimento de nutrientes em seu aquário, comida para os peixes e corais somente o mínimo possível. Aumente consideravelmente a equipe de limpeza para que seja consumida toda matéria orgânica que sobrar.

Aumentar o número de bactérias no sistema é extremamente importante nesta fase. Existem no mercado, em lojas de aquarismo, muitas marcas, como Prodibio e variedades de cepas de bactérias. Você ainda tem a possibilidade de aumentar o número de bactérias em seu aquário utilizando outros métodos, tais como o uso de biopellets (Bioplastics), método Vodka, açúcar, etc. O importante é não deixar sobras de matéria orgânica. Esta alga se prolifera com maior rapidez em locais onde não há ou tem pouquíssima circulação d’água, onde o acúmulo de detritos são maiores, principalmente em buracos encontrados nas rochas. Em maiores infestações elas também poderão crescer sobre as algas coralinas, ou algas pink.

Regule o Skimmer para retirar mais matéria, ele vai “babar” mais depressa, consequentemente a água mais amarelada, menos consistente. Se preferir, volte ao normal após as algas Derbesia terem desaparecido. O uso de um filtro UV também se faz necessário, pois ele irá matar os esporos desta alga que fica em suspensão na água. Estes esporos são chamados de “sporangia” que é sua forma primária de reprodução.

Existe no mercado um produto específico para matar estas algas, o Algaefix (não costumo indicar marcas neste site) que ajuda bem. Você poderá colocar a dose recomendada, porém diariamente e não intercalado como diz na bula, até sumir. Mas isto é minha indicação e não do fabricante então é você quem decide. Se você for usar este produto, não use carvão ativado, pois como já é sabido ele remove todo medicamento, use zeolite se for o caso, mas não é necessário.

Outra dica legal para eliminar as algas Derbesia é manter o PH entre 8.4 e 8.5 e Magnésio em 1600 mg/L., embora a recomendação seja 1350 mg/L você pode aumentar que não causará dano nenhum no sistema, embora seja um método eficiente para eliminar Derbesia fique atento aos níveis de Cálcio e KH, pois com o aumento do Magnésio estes elementos devem ser equilibrados, pois um interfere nos outros. Não aumentar os níveis de Cálcio e KH, manter estes nos níveis ideais (veja parâmetros).

Como você pode notar, para eliminar algas Derbesia é necessário um conjunto de coisas à fazer, um bom Skimmer ou uma boa mídia removedora de fosfatos isoladamente não irão resolver o problema, nem mesmo o medicamento indicado, mas utilizando os métodos citados em conjunto com o tempo (cerca de 3 semanas), elas começarão a ficar marrom e morrer. Vai medindo o fosfato até chegar em 0.03 ppm.

Você deve agir rapidamente ao sinal de algas Derbesia, pois elas se alastram rapidamente e sufocam os corais, não deixando eles se abrirem. Não se esqueça da luz UV, estas algas se reproduzem rapidamente, pois soltam os esporos que ficam na coluna d’água.



Para alimento de corais, peixes, invertebrados e MUITO MAIS Clic Aqui.