ALGAS VALONIAS

Algas Valonias

Algas Valonias

ALGAS VALONIAS



As algas Valonias são de fácil reconhecimento no aquário, pois se parece com uma bolinha verde, quando colônia se parece com cacho de uva, também conhecida como “algas-bolha”, onde cada bolha é uma célula. Há diversas variedades de Algas Valonias: Valonia Macrophysa; Valonia Boergesenia; Valonia Ventricaria ou Ventricosa (mais comum em aquários); Valonia Dictosphaeria e outras, porém sempre com o mesmo padrão, ou seja, com formato de bolhas.

As algas Valonias podem ser de varias cores, como vermelhas, marrons e pretas, com tonalidades diferentes, porém a mais comum são verdes.

A alga Valonia (Valonia ventricosa), é uma das maiores criaturas unicelulares no mundo. Seu tamanho varia de acordo com a localização geográfica, que pode ser do tamanho de uma uva ou do tamanho de um ovo de galinha. Não é uma alga prejudicial desde que mantida sob controle, é até bonito ter algumas no aquário marinho. Elas podem nascer isoladamente ou em forma de cachos (colônias), podem se fixarem no substrato, rochas e até nos vidros. Sua remoção deve ser feita com muita cautela, pois ocorrendo o estouro de alguma bolha os esporos se espalharão pela água do aquário promovendo grande proliferação das algas.

A prevenção no surgimento das Algas Valonias nada mais é do que as algas calcarias que ficam incrustadas nas rochas, impedindo seu aparecimento, portanto, se seu aquário com peixes, corais e invertebrados já estiver muito bem estabilizado dificilmente surgirão algas bolhas, ou Valonias porque as algas calcarias, ou pink só surgem em aquários estabilizados ou seja, com parâmetros ideais e estáveis (veja PARÂMETROS neste site), principalmente no que tange ao KH e Cálcio.

Muitos aquaristas ao avistarem estas algas até acham bonitas, e é possível mantê-las sob controle desde que fiquem isoladas em alguma parte de uma rocha cercadas de algas calcarias (pink), isto impedirá seu alastramento. Elas podem vir junto com algum coral, esponja, rocha, etc.

Fora de controle elas podem se reproduzir rapidamente e se tornar uma praga no aquário, se reproduzem sexuadamente e assexuadamente. Embora não sejam maléficas aos corais ou para outros habitantes do aquário, uma explosão destas algas tornaria o aquário com um visual muito feio. Podem chegar ao ponto de cobrirem os corais totalmente.

As algas Valonias se alimentam de nutrientes encontrados em suspensão na água e também podem ser levados até estas algas-bolhas através de micro-organismos, pequenos crustáceos, vermes, etc. Estes pequenos micro-organismos ficam ao redor das algas que lhe fornece os nutrientes necessários, neste caso há um conjunto de coisas à fazer, pois o simples fato de diminuir matéria orgânica dissolvida, comida para peixes e corais por exemplo não irá adiantar muito.

Predadores naturais de Algas Valonias são: Zebrasoma, Desjardini Sailfin (Tang); Mithraculus forceps; Fox-Face; Carangueijo Mitrax e Esmeralda, Astreas; Wrasse Six-line, mas nem sempre resolve o problema, e estes peixes crescem muito, não sendo aconselhavel em aquários com menos de 200 litros. O Ouriço (Diadema) pode comer as algas mais sempre há o perigo de ele estourar alguma bolha acidentalmente.

Para eliminar Algas Valonias o ideal é ir removendo manualmente estas algas, com uma pinça, mas com muita cautela de não estourar nenhuma bolha, o que causaria um surto delas, pois células se espalhariam por toda água do aquário. Uma mangueira de sucção ajuda resolver este problema, pegá-la cuidadosamente pela base puxando-a, sempre com a mangueira para bem próxima para não deixar que esporos se espalhem no caso de “estouro da bolha”.

Como já citei acima é o conjunto de coisas a fazer, inclusive verificar os níveis de Fosfatos e principalmente Nitratos. Diminuir a quantidade de comida e TPAs mais frequentes com sifonagem do substrato.

Para eliminar algas Valonias é necessário um pouco de trabalho por parte do aquarista, mas são bem mais fáceis de controlar do que as Algas Derbesia.



Para alimento de corais, peixes, invertebrados e MUITO MAIS Clic Aqui.