ALHO E FOLHAS DE AMENDOEIRA

Alho e Folhas de Amendoeira

Alho e Folhas de Amendoeira

ALHO E FOLHAS DE AMENDOEIRA



Caros amigos leitores, fiz esta página para falar um pouco de 2 aliados do aquarista, o Alho e a Folha de Amendoeira. Eu pessoalmente já usei alho em um aquário de água doce, onde tinha vários Guppyes, nesta época, com os parâmetros corretos, aparecia um peixe morto de um dia para o outro, então num potinho de balas fiz vários furos e enchi com rodelas de alho e coloquei o potinho no filtro. O problema foi resolvido, nenhuma morte súbita ocorreu a partir daí.

Obviamente não sei o que tinha na água, pois não tenho um microscópio para analisar e saber se tinha um parasita, fungo ou se lá o que mais, mesmo se tivesse não saberia distinguir um parasita de uma bactéria, mas se você tiver com o mesmo problema “morte súbita” e a água estiver com os parâmetros ideais e constantes eu aconselho tentar, não vai matar os peixes do aquário.

Eu uso alho no aquário até hoje, sempre com as “rodelinhas” dentro do potinho furado, junto ao filtro mecânico, os peixes estão com ótima coloração e não ficam suscetíveis a infecções, até os alevinos nascem com mais saúde.

Mas alho no aquário marinho nunca utilizei, então não posso afirmar se dá certo ou não, mas acredito que sim.

É sabido que o alho contém vitaminas A, C, B1, B2, B6 e é um antibiótico natural, inclusive muitas rações de peixes já contém o alho em sua fórmula, e dizem até aumentar o apetite dos peixes.

Alguns aquaristas utilizam o alho na confecção de “patês” congelados, pois contém um alto valor nutricional.

Já foi verificado que o alho realmente estimula o apetite e também aumenta as defesas imunológicas do peixe, combatendo parasitas e endoparasitas.

A Alicina é o principal componente biologicamente ativo do alho, muito conhecida para tratamento e prevenção de doenças em humanos. Outros componentes também chamam a atenção, como a endenosina, aminoácidos.

É verdade que já foi descoberto mais de 200 substâncias no alho, tais como:

Enzimas; flavonoides; compostos fenólicos; adenosina; pectina; saponinas;  mucilagens; carboidratos; ajoeno; proteínas; ácidos graxos; vitaminas A, B1, B2, B5, B6, B8, C, D, E; enxofre; ácido salicílico; zinco, fósforo, cálcio, ferro, selênio, magnésio, sódio, cobre, germânio…etc. Além de ser um excelente antibiótico natural tem inúmeros benefícios, mas não irei citar isto aqui porque não é o caso, mas sim vamos tratar dos efeitos do alho no aquário, para os peixes.

Tenho relatos de aquaristas que curaram o Ictio com Alho misturado na comida, num aquário hospital, evidentemente aliado com outros fatores, tais como: Aumento da temperatura; boa aeração; sem iluminação (no escuro), dentre outros.

O alho é bom para os peixes sim, não digo introduzir na alimentação, mas para combater algumas doenças funciona e não prejudica a biologia do aquário. Vale também lembrar que a Spirulina e a alga Nori (comida japonesa), também fortalece o sistema imunológicos dos peixes, tanto marinhos como de água doce, então se sua ração não contém estes elementos é bom comprar um potinho e oferecer aos peixes.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a Folha da Amendoeira, pena que não encontro em minha região para fazer algumas experiências. É um poderoso antibiótico natural, fungicida, bactericida, parasiticida, dentre outros.

As Folhas da Amendoeira estimulam a reprodução dos peixes, intensificam a coloração e fornecem mais saúde. Diminui o PH, razão pelo qual é utilizada por criadores de peixes de água ácida.

Os asiáticos deixam os ocidentais com “queixos caídos” na produção de peixes em cativeiros, pela quantidade, sem doenças. O segredo: Folha de Amendoeira.

As Folhas da Amendoeira tem o efeito de dar mais vigor aos peixes, consequentemente intensifica suas cores, fortalece o sistema imunológico evitando ou curando infecções bacterianas. Na reprodução as folhas da amendoeira não deixam os ovos contraírem fungos, inclusive o índice de mortalidade dos alevinos é extremamente menor. Colabora na cicatrização de ferimentos do peixe. Por conter ácidos húmicos e taninos é um excelente bactericida e fungicida.

Deve-se usar 1 Folha de Amendoeira para cada 50 litros de água do aquário, colocada no filtro, em local de grande circulação, e substituída por outra a cada semana. A água ficará com um tom amarelado, característico do processo.

Se você tem um aquário menor que 50 litros, betteira, por exemplo, poderá fracionar a folha.

Só não sei dizer se o Alho e a Folha da Amendoeira tem os mesmos efeitos no aquário marinho, não encontrei nada a respeito, mas em aquário de água doce ambos funcionam mesmo.

Se você já usou Alho ou Folha de Amendoeira no aquário, compartilhe, poste sua experiência no campo abaixo.



Vendo alguns produtos para aquarismo com ótimos preços: Promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.