AMPULÁRIA

Ampulária

Ampulária

AMPULÁRIA



Ampulária é um molusco, caramujo de água doce. Erroneamente chamado de Curbícula. No meu aquário de Guppys, com 100 litros, coloquei 4 Ampulárias, e foi um sucesso, elas passam o dia limpando os vidros e rochas, consomem as algas verdes e resíduos de comida que caem no fundo do aquário. Ampulária é um caramujo pacífico, não perturba os peixes e também não são incomodados pelos peixes. Podem chegar aos 8 cm de diâmetro.

A Ampulária possui respiração branquial retirando oxigênio da água quando submersa e respiração pulmonar retirando oxigênio da atmosfera quando fora d’água.

A espécie de Ampulária que coloquei é a Pomacea bridgesii, muito fácil encontrar em lojas de aquarismo e custa bem baratinho. Com parâmetros estáveis, boa alimentação, água com Cálcio podem viver até 4 anos.

As Ampulárias são mais ativas no período noturno, ficando mais escondidas fixadas nas plantas durante o dia, mas também procuram comida durante o dia.

Minha intenção não é a reprodução delas, porém se reproduzem com certa facilidade, estas Ampulárias não são hermafroditas, com paciência é fácil reconhecer o macho ou a fêmea, pois atrás da cabeça do lado direito é possível ver o complexo do pênis quando a Ampulária estiver esticada para fora da casca, nas fêmeas esta região é vazia. Os ovos são colocados fora da água em um casulo em forma de cacho de uvas, depois os filhotes nascem e caem na água, razão pela qual é necessário deixar um espaço seco por volta de 10 cm no topo do aquário, onde elas depositarão os ovos. Pode acontecer de alguma ultrapassar este espaço e cair fora do aquário.

Não jogar os ovos no aquário, deixe a natureza agir, quando os ovos ficarem escuros irão eclodir, os filhotes romperão a casca e cairão na água naturalmente.

Se você não quiser que os peixes comam estes filhotes transfira os ovos umedecidos para outro aquário (não na água), coloque-os sobre algum objeto flutuante, onde tenham condições de caírem na água após a eclosão.

Adaptam-se facilmente com a água do aquário, PH entre 6.8 a 8.2, temperatura entre 22 a 28ºC. O importante é que a água contenha Cálcio para que a Ampulária desenvolva seu casco, caso contrário poderá ocorrer corrosões ou até furos no casco, levando a Ampulária à morte. Quando faço TPA acrescento uma pitada de Cloreto de Cálcio para regularizar esta situação, você também encontra em lojas de aquarismo uma pastilha de cálcio chamada Reptocal, com preço baratinho e é extremamente funcional.

Não adquira uma Ampulária pensando que ela irá consumir as fezes dos peixes, isto não existe, irá consumir sobras de comida, algas, detritos orgânicos tais como peixes mortos e plantas em decomposição, e na falta destes alimentos irão comer as plantas começando pelas mais macias, porém isto será muito difícil acontecer, razão pela qual é muito indicado para aquários plantados também, pois gostam das folhas amareladas que se desprendem das plantas.

Caso seja necessário introduzir algum produto químico na água do aquário, principalmente algum que contenha cobre, ou para tratamento de íctio, infecções, etc. será preciso remover a Ampulária até que a doença do peixe seja curada e feita uma boa TPA (50% no mínimo). Pode-se também, dependendo do caso, mover o peixe afetado para um aquário hospital.

Se você ainda não tem uma Ampulária no aquário, verifique, consulte os preços, será uma bela aquisição, seus movimentos suaves chamarão a atenção do espectador.



Vendo alguns produtos para aquarismo com ótimos preços: Promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.