ANÊMONA ACTINIA

Anêmonas Actinias

Anêmona Actinia





PESQUISE ABAIXO SE NÃO ENCONTROU:

ANÊMONA DO MAR


Você deve estar vendo a imagem acima de belíssimas Anêmonas Actinias, mas faça uma pesquisa no Google Imagens que você vai ficar encantado, e certamente vai querer ter, se já não tiver, em seu aquário de corais.Em especial a Anêmona da espécie Actinia Fragacea, também conhecida por anêmona Morango, em virtude de seus pontinhos contrastantes que se parecem com as sementes do morango, ou simplesmente chamadas de anêmona do mar. A actinia Fragacea também é confundida com a actinia equina, a anêmona Beadlet, mas são cientificamente consideradas espécies distintas.
A actinia Fragacea (Anêmona Morango) é mais gorda que a Actinia equina.As cores que parecem fluorescentes das Anêmonas Actinias são impressionantes, brilhantes, vistosas, normalmente vermelhas escuro, também roxas, marrons, verde, laranja inclusive branco, mas com apenas uma cor e não misto, porém podem apresentar manchas. Seus tentáculos geralmente têm pontos de contraste com sua cor, em sua base, tipo ventosa, é comum uma faixa azul brilhante.Os tentáculos (cerca de 200) curtos e grossos são geralmente vermelhos ou arroxeados, se retraem quando perturbados ou na maré baixa. Parece uma flor.
Ela expele toxinas através de sua boca, para defender seu território quando ameaçada por um intruso. Esta toxina provém de filamentos do seu estômago, e poderá até matar e comer um intruso, como um camarão bailarino por exemplo.É muito fácil de manter uma Actinia em seu aquário, pois toleram variações de temperatura embora goste de água mais fria (até 20º C), não gostam de correnteza, preferem lugares onde haja pouca circulação de água no aquário, e deve-se coloca-lá em local com pouca luminosidade, em uma sombra, não gostam de luz forte. Toleram variações de salinidade, mas se no aquário tiver corais, peixes e/ou outros invertebrados é melhor deixar os parâmetros certos e constantes.

Ela poderá se mover no aquário, para buscar um local ideal ou a procura de um lugar onde haja mais fluxo de comida, embora seja lenta para isto, mas quando se encontra em um local ideal não irá se mover.

Ela irá crescer até atingir cerca de 2,5 cm (altura de largura) em um aquário pequeno, 30 litros já é o suficiente para ela e poucos corais. Em aquários grandes, acima de 200 litros poderão chegar até 10 cm de diâmetro. Em pouco tempo ela poderá se reproduzir, de forma assexuada, e também formar colônias gigantescas.

A reprodução assexuada se dá por divisão longitudinal, isto é, simplesmente se dividem gerando um novo indivíduo idêntico. Na natureza também ocorre a reprodução de forma sexuada, onde é liberado espermas e óvulos que futuramente os óvulos fecundados ficarão na cor bege. Pode ocorrer a reprodução sexuada no aquário marinho, porém é muito raro. Podemos dizer que é ovípara, o óvulo poderá ser fecundado externamente ou internamente.

Anêmonas actinias são encontradas em recifes rochosos, no substrato, rochas, pedras dos quebra-mares, estacas do cais, cascos de navios, até em carapaça de outros invertebrados, normalmente em 10 metros de profundidade já é possível encontrar esta espécie. É possível encontrar uma anêmona actinia em uma poça na areia da praia.

Assim como muitos corais, ela se alimenta a noite de oligoelementos, matéria orgânica dissolvida, plâncton, crustáceos, moluscos, larvas, copépodes, artêmias, etc. Deve-se ficar atento ao nível de magnésio e também dosar iodo. Observe que os parâmetros (veja na respectiva página) deverão estar nos níveis ideais. A quantidade e periodicidade de comida oferecida devem ser iguais a uma Anêmona verdadeira (veja matéria Anêmonas em outra página).

Se você tem uma Anêmona Actinia comente suas experiências.

Vendo produtos de aquarismo no Mercado Livre: Comida de Corais