ARUANÃ NO AQUÁRIO

Aruanã no aquário

Aruanã

ARUANÃ NO AQUÁRIO

Visite nossa Loja Preços incríveis Clic Aqui



Aruanã
Caros leitores;
Tenho um aquário de 2,5 metros de comprimento para peixes jumbos, e lá tenho uma espécie de cada peixe: O Aruanã; Polypterus; Tucunaré; Boca-de-jacaré e um Pintado. Todos estão por volta entre 25 a 30 centímetros. Não são agressivos entre eles.

Já faz uns 4 meses que tenho estes peixes, e não sujam o aquário como dizem por aí. A água é filtrada somente com um Canister de 1.000 litros por hora, se um dia precisar, acoplo outro Canister.

Neste post vou falar sobre um peixe muito legal que é o Aruanã, cujo nome científico é Osteoglossum bicirrhosum, muito encontrado na Amazônia.

Realmente o Aruanã é um peixe majestoso, nada com elegância, sempre na superfície, eu jogo filé de Tilápia que vai para o fundo do aquário e ele vai buscar graciosamente. Come vários pedaços de filé ao dia e a noite também. Para ser exato, eu os alimento 2 vezes ao dia, de manhã e a noite. Também já alimentei o Aruanã com filé de peito de frango que aceitou bem.

Como eu tenho estes peixes jumbos no aquário comunitário, tenho que considerar uma temperatura ideal para ambos, e mantenho em 24 graus e PH neutro, assim todos estão felizes. A temperatura ideal para Aruanã seria de 27 graus e PH ideal entre 6 a 7.

A iluminação do aquário fiz com fitas de Led, uma vez que os peixes não requerem forte iluminação, também contém plantas e rochas. As plantas crescem bastante, mesmo com estes leds.

Faço TPAs uma vez por semana, cerca de 20% do total da água. O Canister limpo umas 2 vezes por mês. Não deixo restos de comida (filé de Tilápia) ficar no fundo do aquário por um prazo máximo de 12 horas.

Meu Aruanã não aceita ração nenhuma, nem insetos (Besouros), somente filé mesmo, quem sabe com o passar do tempo irá pegar.

Na natureza o Aruanã pega Besouros que ficam na superfície da água, inclusive em galhos de árvores onde dão grandes saltos para capturar a comida, e este é um motivo para tampar o aquário, pois é muito comum o Aruanã saltar. Na natureza são capazes de saltar 2 metros para apanhar o alimento.

Sei que o Aruanã vai crescer e atingir 1 metro de comprimento, mas antes disto terei que passar ele para outra pessoa porque o Aruanã precisa de espaço para se virar no aquário, ele passa o dia indo e voltando pela superfície, e meu aquário só tem 40 cm de largura, que o impossibilitará de fazer esta manobra. O ideal é ter um aquário de pelo menos 70 cm de largura e mais de 600 litros de água.

Colocar um Aruanã num aquário pequeno vai diminuir seu tempo de vida, ocasionando um stress que o levará à morte. Também não é aconselhável manter outro da mesma espécie, apenas um casal quando possível.

Na Ásia o Aruanã é conhecido como peixe-dragão, e é cercado de inúmeros folclores e mitos, o Aruanã é tido como uma encarnação do dragão. O Aruanã dourado é tido como amuleto para se obter riqueza e sorte. Ter um Aruanã no local de trabalho irá trazer prosperidade, e muitas outras histórias que você poderá encontrar na internet.

Dizem que o Aruanã reconhece o dono com o passar do tempo, por enquanto o meu ainda é desconfiado, foge quando eu me aproximo, vai para outro lado do aquário.

É difícil distinguir o sexo dos Aruanãs, diz-se que a nadadeira anal do macho é mais larga e comprida que o da fêmea, que a fêmea tem o corpo mais arredondado. Mas estas características são quase imperceptíveis.

Enfim, meu Aruanã está crescendo a cada dia, parece-me estar bem e feliz, é um peixe que aconselho ter, é muito suntuoso, elegante e pacífico. Ter um Aruanã no aquário é gratificante.

 

Vendo alguns produtos para aquarismo com ótimos preços: Promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.