AUMENTAR PH e KH

Como Aumentar o PH e KH

Como Aumentar PH e KH

COMO AUMENTAR PH e KH



Como aumentar o PH e como aumentar o KH são perguntas frequentes por isto descrevo abaixo um texto com algumas dicas.Para aumentar o PH muitos aquaristas estão usando Bicarbonato de Sódio o que está ERRADO, pois poderá até aumentar momentaneamente, mas o Bicarbonato de Sódio é para aumentar o KH (reserva alcalina), para aumentar o PH é outra substância que citarei logo abaixo após uma breve explicação.

O PH do aquário marinho deve ficar entre 8.0 a 8.4 o ideal é 8.2, se você estiver com dificuldades de chegar neste nível é preciso primeiro saber a causa, o que esta fazendo o PH baixar.

Normalmente o sal sintético que usamos para confeccionar a água marinha já deixa o PH com os níveis ideais. Faça um teste de amônia para ver se a água não está acidificando por este motivo, caso de negativo provavelmente é o substrato que você está usando.

É preciso um substrato que mantenha a reserva alcalina, além de abrigar as bactérias que fazem o ciclo do nitrogênio. Muitos são os substratos: areia de praia, samoa pink, aragonita, dolomita, calcita, halimeda, etc. O ideal é um substrato fino, que não acumule sujeira, aragonita fina tem obtido melhores resultados pelos aquários que visitei e é um ótimo taponador, isto é, que mantém o nível estável. A reserva alcalina ideal é ficar entre 7 a 10, quanto mais alto melhor. A reserva alcalina (KH), que mantém o PH estável, também tem ligação direta com os níveis de cálcio.

Falando em substrato, se você utiliza um substrato alto, com mais de 6 cm de altura, é conveniente colocar bactérias desnitrificantes, vendido em lojas de aquarismo.

Como o cálcio, carbonatos e bicarbonatos (que compõe a reserva alcalina) são absorvidos pelos corais (duros) na formação de suas bases calcárias temos que repor estes elementos dependendo da quantidade de corais que temos no aquário.

Para aumentar o nível de cálcio adiciona-se Cloreto de Cálcio PA e para aumentar a reserva alcalina coloca-se Bicarbonato de Sódio PA. Fazer estas dosagens a noite, quando as luzes já estiverem apagadas.Há vários meios de mantermos estáveis estes níveis (CA e RA), porém não entrarei nesta questão no momento.

Trocas parciais de água ajudam muito equilibrar o PH bem como repor vários elementos, tais como: Cromo, estrôncio, sódio, potássio, cálcio, magnésio, alumínio, zinco, manganês, vanádio, bário, selênio, cobalto, flúor, enxofre, e muitos outros.

Voltando a questão de como aumentar o PH em aquário marinho, você deve usar CARBONATO DE SÓDIO, encontrado facilmente na internet, o Carbonato de Sódio irá aumentar o PH sem interferir no KH. Tenha cautela no seu manuseio e uso. Vá devagar, uma colher de café (dissolva em 1 litro de água DI ou RO) é capaz de aumentar em 1 ponto o PH, ou seja de 8.2 para 8.3 em 100 litros.

Tente medir o PH sempre próximo ou no mesmo horário, na parte da manhã, porque a noite sofre alterações normais e irá cair.

Mas lembre-se que ao usar Carbonato de Sódio você irá aumentar o PH somente, sem saber a causa que está o fazendo baixar. Então sugiro em primeiro lugar uma boa sifonagem do substrato e trocas parciais mais constantes, tipo 1 vez por semana 20%, isto irá remover toxinas além de repor os elementos citados acima. A sifonagem também poderá ser feita 1 vez por semana. Verifique a possibilidade de reduzir a quantidade de comida ou aumentar o número de bactérias aeróbicas.

Após chegar ao PH ideal usando Carbonato de Sódio terá que usar somente o Bicarbonato de Sódio PA para o buffer, isto é, o efeito tampão, que irá manter o nível do PH. Depois é só achar o ponto de equilíbrio do seu aquário entre Cloreto de Cálcio (se tem corais duros) e Bicarbonato de Sódio, pois eles têm ligação direta, um depende do outro (em doses corretas). Para corais duros no aquário é fundamental manter no nível de cálcio por volta de 420 ppm, então será necessário usar Cloreto de Cálcio PA mas em equilíbrio com o Bicarbonato de Sódio, geralmente se usa maior quantidade de Bicarbonato de Sódio do que Cloreto de Cálcio, para se manter um equilíbrio iônico.

Quanto mais taponador colocar (Bicarbonato de Sódio), mais será a queda do Cálcio, então vá com cautela na adição destes elementos, sempre comece com pequenas dosagens, sempre fazendo testes.

Não estou comentando sobre hidróxido de cálcio (kalkwasser), pois constará em outro tópico.

Agora você já sabe como aumentar o PH e KH. Na página “Cálcio” neste site, você encontra informações mais detalhadas.

Espero ter ajudado com este humilde texto, se você tem algo a acrescentar basta ir em “comentários”. Obrigado



Para alimento de corais, peixes, invertebrados e MUITO MAIS Clic Aqui.