BACTÉRIAS DO AQUÁRIO MARINHO

Bactérias do Aquário Marinho

Bactérias do Aquário Marinho

BACTÉRIAS DO AQUÁRIO MARINHO


Neste artigo sobre bactérias vou abordar vários aspectos sobre bactérias do aquário marinho. Você encontrará neste site textos mais objetivos sobre certas bactérias, aqui é apenas um resumo geral.As bactérias desnitrificantes dão origem ao processo chamado de ciclo do nitrogênio, que é o processo ao qual o aquário recém-montado deve passar para estabilizar a água do aquário. As bactérias desnitrificantes se colonizam nas rochas, no substrato. São estas as bactérias responsáveis em “consumir” o nitrato, que é sua fonte de alimentação, sua fonte de vida.

Toda matéria orgânica, como por exemplo: Restos de comida de peixes, dejetos de todos os seres do aquário, dão início a uma degradação onde fungos e bactérias transformam está matéria em amônia, este processo é chamado de Amonificação.

As bactérias do gênero Nitrosomonas oxidam a amônia transformando-a em Nitrito, são as bactérias nitrificantes. Este é o processo aeróbico de nitrificação. Obviamente para ocorrer este processo é necessário que a água contenha a amônia.

As bactérias do gênero Nitrobacter e Nitrospira, “transformam” o nitrito em nitrato, utilizando-se do gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2).

Por esta razão é que vários aquaristas adicionam fonte de carbono no aquário, para as bactérias se reproduzirem mais rapidamente. Talvez a fonte de carbono mais usual seja a Vodka, mas também poderá ser açúcar ou vinagre. Note que quanto maior for o número de bactérias mais oxigênio será consumido, o Skimmer ajudará no trabalho de oxigenação.

A bactéria Nitrospira é a principal do grupo, mais abundante ou talvez a única que sobreviva no aquário. Estas bactérias se desenvolvem somente na ausência de luz.

Como podemos notar as bactérias tem um papel fundamental no ecossistema de nosso aquário. Várias cepas de bactérias se adaptam aos parâmetros encontrados na água fixando-se, formando colônias de bactérias, o que chamamos também de filtro biológico. Outra razão para mantermos a estabilidade dos parâmetros, visto que alguma alteração poderá por em risco a vida destas colônias de bactérias. Este processo harmonioso de bactérias é que irá manter seu aquário limpo, água sem odor, transparente e estável.

Como as bactérias fixam-se no substrato, rochas, bio-balls, cerâmicas, etc., o uso de lâmpadas UV não irá matar estas bactérias, pois certamente a instalação deste filtro UV será no Sump. Filtro UV é muito útil para matar esporos de algas indesejáveis e parasitas que ficam na coluna d’água. Mas este assunto (UV) estará mais completo em outro post. Por enquanto fica aqui minha conclusão.

Para ter uma boa colônia de bactérias, você encontra em lojas de aquarismo, bio-balls, cerâmicas e outras, importante para fixação de bactérias no aquário marinho. Estas deverão estar em local onde não haja iluminação. Isto seria um “reforço”, pois como citado, as bactérias se fixam no substrato e nas rochas.

Assim como todos os habitantes do aquário necessitam de comida as bactérias também, que é o Fósforo (e nitrogênio).

Sem o Fósforo não há oxidação de nitritos para nitratos. Além do Fósforo também necessitam de outros micronutrientes que contém no seu aquário já estabilizado.

Então na água do aquário deverá conter fósforo obviamente em níveis quase indetectáveis, mas necessário, um nível de 0,03 ppm. estará ótimo, acima disto poderá causar vários problemas no aquário, como o surgimento de algas indesejáveis, a principal. Lembre-se que as bactérias precisam do fósforo, então se você colocar um removedor de fosfatos de nada adiantará adicionar fontes de carbono, pois as bactérias só irão remover o nitrato se houver fosfato.

As bactérias após fazerem seu trabalho em absorver nitrito em nitrato irão para a fase final, ou seja, irão para o Skimmer, para lá também irão a fonte de carbono adicionada, o nitrato, fosfatos e todos nutrientes consumidos pelas bactérias, razão pela qual a água fica mais cristalina, e por isto o aquarista que quer uma água pobre em nutrientes faz questão de dosar fontes de carbono para promover a multiplicação das bactérias.

Este resumo lhe da uma noção do quanto é importante o papel das bactérias no aquário, portanto, repor bactérias deve, ao meu parecer, se tornar um hábito, quer por adição de fontes de carbono, ou comprar cepas vendidas em lojas de aquarismo ou mesmo em conjunto.

Lembrando que na outra página expliquei que as bactérias anaeróbicas convertem nitrato em nitrogênio gasoso, que é a desnitrificação. As bactérias aeróbicas convertem amônia em nitrito e após em nitrato, que é a nitrificação, são as bactérias aeróbicas nitrificantes.

Entregar todo o trabalho para as bactérias também é pedir muito ao meu parecer, razão pela qual faço TPAs regularmente e sifonagem do substrato.



Para alimento de corais, peixes, invertebrados e MUITO MAIS Clic Aqui.