BACTÉRIAS NITROBACTER NITROSOMONAS

Bactérias Nitrobacter Nitrosomonas

BACTÉRIAS NITROBACTER NITROSOMONAS

BACTÉRIAS NITROBACTER E NITROSOMONAS


Bactérias Nitrosomonas oxidam a amônia (NH3) em nitrito (NO2-) e as Nitrobacter oxidam nitrito em nitrato (NO3 -). Bactérias Nitrobacter e Nitrosomonas são chamadas de bactérias desnitrificantes e também de nitrobactérias.Bactérias aeróbicas nitrosomonas são as nitrificantes, isto é transformam a amônia em nitritos e depois para nitratos.

Bactérias anaeróbicas são as desnitrificantes, nitrobactérias, que utilizam o nitrato para produzirem nitrogênio gasoso que retornará à coluna d’água.

Bactérias do gênero Nitrospira transformam um composto chamado de acido nitroso (HNO3), em nitratos, este ácido é gerado pela Amônia por um processo químico.

O nitrito é menos tóxico que a amônia, porém ainda é prejudicial, mas o nitrato é relativamente inofensivo.

Quando estas bactérias estão em falta no aquário marinho o primeiro sinal será um surto de algas indesejáveis, pois estas algas utilizarão o nitrito e o nitrato como nutriente e irão se proliferar.

As bactérias Nitrobacter e Nitrosomonas são foto sensitivas, ou seja, elas não se desenvolvem na presença de luz, mas são bactérias aeróbicas isto é, precisam de oxigênio para metabolizar os compostos nitrogenados. Bactérias anaeróbicas não precisam de oxigênio.

Estas bactérias, Nitrobacter e Nitrosomonas como citado acima, não precisam de luz, por isto são chamadas de bactérias Quimiossintetizantes, que oxidam substâncias inorgânicas (amônia, nitrito, etc) onde produzem energia para seu desenvolvimento.

Quando a taxa de oxigênio é menor que 4ppm que as bactérias do gênero nitrosomonas diminuem sua população. As bactérias do gênero nitrobacter diminuem sua população quando a taxa de oxigênio é menor que 2ppm. Portanto, o filtro biológico deverá ser bem oxigenado para proliferação destas bactérias. No meu aquário marinho eu deixo o filtro biológico onde o Skimmer faz uma boa oxigenação na água.

Um aquário estabilizado deve manter o equilíbrio, onde toda matéria orgânica deverá ser consumida pelas bactérias.

Portanto, a proliferação de bactérias deverá ser proporcionalmente igual à carga orgânica produzida. Quando não há nutrientes para consumo das bactérias elas morrem.

Resumindo: As bactérias Nitrosomonas oxidam a amônia transformando-a em nitrito, processo que se chama Nitrificação, feito de forma aeróbica, para adquirirem energia para sua sobrevivência.

O nitrito resultante é processado pelas bactérias do gênero Nitrobacter que superoxidam o nitrito transformando-o em nitrato.

Nitrosomonas oxidam amônia a nitrito e Nitrobacter que oxidam o nitrito a nitrato.

Veja mais sobre estas bactérias



Para alimento de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.

Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.