BACTÉRIAS NO AQUÁRIO DE ÁGUA DOCE

Bactérias no aquário de água doce

Bactérias no aquário de água doce





PESQUISE ABAIXO SE NÃO ENCONTROU:

BACTÉRIAS NO AQUÁRIO DE ÁGUA DOCE

Já expliquei na página anterior que para colocar os peixes no aquário recém-montado é necessário primeiro a “criação de bactérias”, as deixarem proliferarem para “consumirem” as substâncias ruins da água. Então abaixo um resumo do que as bactérias no aquário exercem:

Como já sabemos a Amônia é uma das principais vilãs do aquário, a Amônia (NH3) é tóxica para os peixes, podendo mata-los em poucas horas quando o nível já estiver acima de 0,01 mg/l.

A Amônia se origina pelos compostos orgânicos, que são: restos de comida, excrementos dos peixes, folhas mortas e outros. É aí que entra as bactérias nitrificantes (Nitrossomonas spp), elas convertem a Amônia em Nitrito (NO2), que é um composto menos tóxico, mas também muito prejudicial se os níveis estiverem acima dos 0,2 mg/l.

Esta conversão de Amônia em Nitrito é um processo chamado de quimiossíntese, porque as bactérias oxidam a amônia por uma reação química.

Nesta etapa entra em ação outras cepas de bactérias, as Nitrobacter ssp., que transformam o Nitrito em Nitrato (NO3). Esta substância não é tão tóxica como a Amônia e o Nitrito, os peixes podem tolerar níveis entre 50 a 200 mg/l, variando duma espécie para outra.

Notem a importância das bactérias no aquário.

Lembrando que as bactérias também necessitam de muito oxigênio, motivo pelo qual aconselho colocar uma wave-maker para circular a água, principalmente na superfície onde haverá troca gasosa, ou seja, entrará oxigênio e sairá o Dióxido de Carbono (CO2), que também é prejudicial aos peixes. Também se pode colocar uma bomba que oxigene a água ou as duas simultaneamente. As plantas também fornecem oxigênio na água.

Níveis altos de Nitrato também podem matar os peixes. O Nitrato não é consumido pelo filtro biológico (bactérias), nem pelo carvão ativado, mas é eliminado com boa oxigenação na superfície da água do aquário. Plantas utilizam o Nitrato, que também é um dos elementos para elas se nutrirem.

Todavia, o Nitrato poderá se acumular, é prejudicial aos peixes, e a única forma de elimina-la quando detectada é fazer troca parcial de água (TPA).

Como já citei em outra página, e para você se familiarizar com os nomes, as bactérias aeróbicas convertem amônia em nitrito e após em nitrato, que é a nitrificação, são as bactérias aeróbicas nitrificantes. As bactérias anaeróbicas convertem nitrato em nitrogênio gasoso, que é a desnitrificação. Este processo é chamado de Ciclo do Nitrogênio.

Estas são as principais funções das bactérias num aquário, então se você medir o nível de Amônia e constar sua presença, faça urgentemente uma TPA, muitas vezes até 50% do total da água, dependendo do nível, mas é imprescindível saber a causa, o que deu origem aos níveis altos e corrigir o mais rápido possível. Mas também não deixe de medir os outros níveis, se estiverem altos surgirão algas indesejáveis. Compre um Kit de testes.

Se você já leu as páginas anteriores e agora com mais estas dicas, o sucesso do seu aquário é garantido, embora que é bom se aperfeiçoar, novas páginas vem aí.

Vendo alguns produtos para aquarismo com ótimos preços: Promoções