BLASTOMUSSA MERLETTI

Blastomussa Merletti

Blastomussa Merletti

BLASTOMUSSA MERLETTI



O lindo coral LPS a espécie Blastomussa Merletti exibe uma extraordinária coloração, mas poderá variar de acordo com a iluminação ou comida fornecida. Deve-se alimentar este coral durante o dia, quando seus pólipos estão estendidos. Outra espécie fascinante dos Blastos é o coral Blastomussa wellsi bem maior que seu primo Merletti.É um coral indicado também para iniciantes do hobby marinho, inclusive para Nano-Reef, pois é bem resistente, não gosta de iluminação intensa ou de forte circulação, e é encontrado facilmente com preços acessíveis em lojas de aquarismo ou em sites especializados.

Normalmente se reproduz formando colônias, mas pode ocorrer a soltura de um fragmento que será um novo indivíduo, mas somente em aquários já maturados, antigos, mesmo assim dificilmente isto acontece. A reprodução fragmentando o coral é muito usada, basta cortar um ramo para a formação de uma nova colônia, mas com cuidado para não ferir algum pólipo.

É um coral de grandes pólipos coloridos, porém não compridos, que chega esconder sua base calcaria, parecido com o Trumpet Coral, mas com base mais baixa.

Quando comprar o coral Blastomussa Merletti coloca-lo no fundo do aquário, no substrato, onde tenha pouca iluminação, para aclimatação (veja matéria neste site), depois poderá mudar de lugar, mais para o alto, se necessário e se quiser, mas sempre deixando ele afastado de outros corais para não haver guerra química (ver a respectiva página). Se você colocar o Blastomussa Merletti no aquário e ele não se abrir para mostrar seus lindos pólipos é porque a iluminação não é ideal ou está em área com forte circulação d’água, então terá que muda-lo de lugar para ele se abrir e poder se alimentar. Normalmente este coral vai morrer se o aquarista não tomar providências quando verificar que ele está perdendo sua cor orginal e passando para um tom mais acastanhado ou marrom, provavelmente será a iluminação que é muito forte.

Como sabemos ele faz simbiose com as Zooxantelas (matéria neste site), que lhe fornecerá energia, mas você poderá alimentá-lo com uma pipeta, a cada dois dias, então ele se reproduzirá rapidamente em seu aquário. Poderá alimentá-lo usando o método de dispersão da comida que ele se beneficiará também, pois captura partículas de matéria orgânica e microrganismos encontrados na coluna d’água, mas eu não aconselho este método habitualmente, pois muita carga orgânica no aquário favorecerá o surgimento de algas. Leia a página “Parâmetros” para que os níveis sejam ideais para este coral, embora que tolera algumas irregularidades.

Além de suas magníficas e diversificadas cores este coral apresenta fluorescência no centro, assim como vários corais. Você pode ler a página “Cor dos Corais” que é muito interessante.

Enfim, o coral Blastomussa Merletti não pode faltar no seu aquário marinho, além de apresentar várias cores: Vermelho, Azul, Roxo, Verde e muitas outras, é resistente e se reproduz facilmente formando colônias.



Para alimento de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.

Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.