PEIXE BOTIA PALHAÇO

Botia Palhaço

Botia Palhaço

Não perca esta novidade! Economize muito em suas compras Clic Aqui

BOTIA PALHAÇO

Visite nossa Loja Preços incríveis Clic Aqui


O Botia Palhaço é um peixe do grupo Cobitídeos, encontrado em rios e afluentes com vegetação densa, pois consomem os detritos vegetais, sua principal alimentação. Chegam a medir até seus 35 cm de comprimento, mas em aquário (+ 300 litros) poderá chegar até seus 20 cm, com expectativa de vida por volta de 15 anos, é originário da região da Indonésia/Ásia.Nome Científico: Chromobotia macracanthus (Chromobotia, do grego “cromo”, que significa “cor” ou “colorido” e a palavra asiática botia (regional) que significa “guerreiro” ou “soldado”).

O Botia Palhaço pode habitar um aquário comunitário sem problemas, desde que o aquário tenha 200 litros ou mais, tolera uma grande faixa de PH (entre 5 a 8), porém o PH ideal para Botia Palhaço fica entre 6.0 à 7.5, a temperatura entre 22º à 28ºC e água mole à média.

Botias são peixes de fundo, mas com boas condições da água, passam o dia vasculhando todo o aquário, são “brincalhões”, não são tímidos nem agressivos, são curiosos e engraçados. Só ficam tímidos e parados se colocado uma espécie apenas no aquário, comprometendo sua sobrevivência.

É importante manter o Botia Palhaço em cardume de 5 ou 6 indivíduos, são bem tolerados com outros peixes, principalmente com Coridoras, Barbos, Labeus e outros compatíveis, principalmente peixes menores, em grupos. Possui coloração intensa, expressiva, mas somente com condições ideais nos parâmetros e no ambiente.

O aquário ideal para este peixe deverá ter correntes, simulando o habitat natural (rios), rochas, esconderijos, troncos, substrato arenoso fino e principalmente muitas plantas, pois sua principal comida é o detrito vegetal, mas poderá ser lhe oferecido rações industrializadas de fundo, alimentos vivos como minhocas, artêmias, dáfnias, caramujos, e outros, é onívoro. Não necessita forte iluminação, gosta de sombras e água limpa. Também é usado para eliminar pragas de caramujos em aquários.

Como o Botia Palhaço é um peixe de fundo, vive junto ao substrato, é importante mantê-lo limpo, pois podem “pegar” infecções nos seus salientes bigodes (barbilhões) no caso de substrato sujo. Consomem a comida que cai no substrato e detritos vegetais, mas não sujeira. Sifonagem do substrato é fundamental para manter a água com boa qualidade para Botias.

Pode até ser colocado num aquário plantado, mas quando ainda pequeno, irá comer detritos vegetais, e a comida que cai entre as folhas, dando uma “maozinha” para o aquarista.

É um peixe colorido, com três listras verticais pretas que cortam seu corpo laranja, com a boca virada para baixo. A fêmea costuma ser maior e ter o ventre mais roliço que o do macho, com nadadeira caudal reta, visível somente na fase juvenil (6 cm) ou adulto.

O macho fertiliza os ovos quando a fêmea libera os ovos, e eclodirão após alguns dias. Ao nascerem os alevinos é importante separá-los, pois serão comidos pelos pais ou por outros peixes.

Não tive a oportunidade de conhecer algum aquarista que conseguiu sua reprodução em aquário, apenas acompanhou o ritual de acasalamento. Se você foi sortudo, poste um comentário.

O aquarista deverá ter cuidado ao manusear um Botia Palhaço adulto, pois ele tem “espinhos” que ficam abaixo dos olhos, é sua arma contra predadores. Quando a Botia já estiver bem grande poderá usar este artifício e matar algum peixe que lhe incomodar.

O peixe Botia Palhaço poderá ter comportamentos aparentemente “estranhos”, no entanto normais, tais como: Deitar-se no substrato; ficar de lado, nadar de “barriga para cima” e até fingir-se de morto.

Assista o vídeo abaixo:

Curiosidade: Vários peixes tropicais ou com listras verticais são chamados como “palhaço”, inclusive o famoso peixe de água salgada “Peixe Palhaço”.

Diz-se que quando excitado, o Botia Palhaço emite um som. Na verdade, podem emitir um som quando estão se alimentando, é um barulho tipo “estalo”, oriundo da moagem dos seus dentes que ficam na faringe.




Vendo alguns produtos para aquarismo com ótimos preços: Promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.