BRANQUEAMENTO DE CORAIS

Branqueamento de corais

Branqueamento de corais

Branqueamento de Corais no aquário



Recebo vários emails perguntando por que os corais estão ficando branco, então fiz este breve comentário sobre branqueamento de corais.Você deve ler minhas páginas sobre corais para compreender como eles vivem, sua reprodução, parâmetros da água, iluminação, zooxantelas e muito mais, você tem que ficar “fera” no assunto para poder lidar com o problema.

Já é tema antigo o branqueamento de corais nos oceanos devido ao aquecimento global, a água fica mais quente e ácida e esta acidez rouba os carbonatos que servem para calcificação do esqueleto dos corais. Por sua vez, os carbonatos reagem com ácidos liberando mais gás carbônico. Isto afeta as colônias de corais, e todo um ecossistema marinho, prejudicando toda biodiversidade encontrada nos oceanos. Os corais moles também irão ficar brancos devido a queda do PH (acidez) causado pelo excesso de ácido carbônico dissolvido.
Sendo este apenas um fator, sem falar na poluição química, sujeira, radiação solar, etc.

O que causa o branqueamento:

As algas zooxantelas, que cobrem os pólipos dos corais, dão coloração aos mesmos, elas fornecem aos corais açúcar e aminoácidos e se abrigam nos corais onde fazem fotossíntese devido a luz alcançada pelos corais, mas se estas micro algas zooxantelas morrem os corais vão ficando brancos até morrerem por falta de alimento, a simbiose cessa. O aquecimento também mata estas micro algas. Corais sem as zooxantelas apresentam apenas seu exoesqueleto que é branco, feito de carbonato de cálcio.

Neste caso, sobre aquecimento, as zooxantelas começam a expelir substâncias tóxicas ao coral, pois eles se fecham primeiro, e este para defender-se das toxinas, expulsa as algas, porém vão ficando brancos, porque a comida fica escassa e acabam morrendo.

O branqueamento dos corais está dividido em duas categorias: RTN e STN onde RTN é Necrose Tecidual Rápida, o coral fica totalmente branco num prazo de 24 horas, e STN é Necrose Tecidual Lenta, o coral leva algum tempo para ficar totalmente branco, pode ser dias, semanas ou meses.

Obs.: As causas do branqueamento dos corais ainda causam polêmicas entre os pesquisadores.

Agora vamos analisar alguns fatores sobre o branqueamento de corais no aquário:

Porém vou tratar apenas de aquários já maturados, que já estão estabilizados, pois em aquários novos os parâmetros bem como o ecossistema ainda estão em formação. Note que é minha sugestão, não sou expert no assunto.

Se os corais estão ficando brancos provavelmente será uma das causas abaixo:

1) Temperatura: Acredito que não seja o motivo, pois certamente você deve ter um bom termostato que não deixa oscilar.

2) Parâmetros da água: Também acredito que não, porque você sempre esta atento à isto.

3) Circulação: Acho que não porque os corais podem ficar brancos em áreas de grande ou menor circulação.

4) Alimentação: Acredito que não. Você não faria uma mudança abrupta na dosagem e também algas iriam surgir aos montes, por excesso. A não ser que você mudou a comida, a marca. Se você diminuiu muito a dosagem é alvo de análise.

5) Iluminação: Talvez: Se os corais estavam bem não é a iluminação a não ser que você adicionou lâmpadas. Acredito que o excesso de iluminação é forte candidato ao branqueamento dos corais do aquário, também o período em que os corais recebem esta iluminação (o fotoperíodo). Acho que causa excesso de fotossíntese, motivo pelo qual os corais expulsam as micro algas zooxantelas, fazendo o coral branquear.

6) Carvão ativado: Talvez: O Carvão ativado remove muitas substâncias da água do aquário. A água fica cristalina (eu uso) e nos engana pelo visual, deixando de lado TPAs (trocas de água). Note que você tem que tirar o carvão quando adicionar algum remédio, isto é a prova que ele é capaz de retirar muitas substâncias benéficas da água. Eu uso, mas faço normalmente TPAs mesmo vendo a água cristalina. Portanto, se você adicionou carvão ativado recentemente ou substituiu o antigo verifique. Acredito que é um forte candidato para deixar os corais brancos lentamente até a morte caso não tome providências.
Carvão + filtros + Skimmer a água fica limpa mesmo, é preciso renovar esta água que já perdeu grande parte dos oligoelementos, inclusive os aditivos, reatores Kalk, etc também modificam os componentes da água.

7) Suplementos: Se tudo estava bem não é o motivo. A não ser que você deixou de dosar algum, como por exemplo, aminoácidos. Os fabricantes não iriam colocar substâncias para branquear corais (não venderiam mais em curto prazo).
O excesso de algum suplemento é possível, siga o rótulo, faça testes.

8) Sal sintético: Se você mudou a marca é possível. Talvez o sal seja de má qualidade não contendo ou com poucos elementos traço e outros componentes essenciais, macro e micro elementos, etc.

9) Infecção bacteriana: Se nenhuma das hipóteses acima for aceita, pode ocorrer o branqueamento em virtude de infecção bacteriana. Neste caso é preciso deixar os corais afetados em quarentena e comprar em lojas de aquarismo algum produto adequado para mergulhar estes corais.

Quando o coral começa a ficar branco é um sinal de stress, algo esta errado, ele fica com a imunidade baixa, exposto à contaminações, porém ainda não está morto e quanto mais rápido descobrir a causa tem grandes chances de recuperá-lo.

No vídeo abaixo o coral perdeu suas Zooxantelas, ficando totalmente branco, porém não houve a morte do coral.

Acredito que pelas dicas acima você tenha mais clareza para descobrir porque seus corais estão branqueando ou prevenir para que isto aconteça. Note que estas são minhas opiniões, então se você quer acrescentar ou corrigir algo, deixe seu comentário. Será bem vindo aos visitantes que procuram salvar seus corais do branqueamento.




Para alimento de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.

Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.

Para ver todos os produtos que vendo Comprar Suplementos Marinho

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.