BRANQUEAMENTO

Branqueamento

Branqueamento

Branqueamento de Corais no Aquário


Muitos visitantes do site me perguntam por que os corais do aquário estão branqueando. Isto para várias espécies. Principalmente Acroporas morrendo, os corais duros requerem cuidados especiais.

O branqueamento de corais no aquário pode ocorrer por diversos fatores, e cada aquarista deverá lidar com a situação por si, haja visto que em cada aquário há um ciclo diferente do outro, não tendo uma regra geral que sirva para todos os aquários, são diferentes um do outro, quer no tamanho, a quantidade de animais, corais, invertebrados e muitos outros fatores, mais abaixo deixo algumas dicas que talvez passou despercebido pelo aquarista, mesmo sabendo algumas regras básicas. Isto para um aquário já estabilizado, visto que em aquários novos o ciclo, a biodiversidade (micro vida) ainda está se formando e os parâmetros tendem a se modificar com frequência.

O branqueamento de corais no aquário é sem dúvida uma situação que requer uma rápida estratégia do aquarista, por esta razão a observação do aquário é fundamental para solucionar o problema. O aquarista deve todos os dias observar seus corais, peixes, invertebrados, algas coralinas, equipe de limpeza, rochas enfim, tudo deve ser observado com cautela a fim de verificar qualquer pista que indique se há algo errado.

Alguns itens que podem contribuir para o branqueamento dos corais no aquário:

Verifique se não está havendo guerra química, ou seja, se não há corais um perto do outro. Os corais defendem seu espaço soltando toxinas para expulsar o invasor.

Faça uma medição na Reserva Alcalina, pois esta é uma das principais causas do branqueamento de corais no aquário. O KH deve ficar entre 8 a 10. Lembre-se que o KH tem relação com o Cálcio que deve ficar entre 400 a 420 ppm. Para aumentar o KH utiliza-se Bicarbonato de Sódio (PA) e para aumentar o Cálcio utiliza-se Cloreto de Cálcio. Ou se preferir, existe bons produtos em lojas de aquarismo.

A iluminação também é um item que costuma passar despercebido e causa o branqueamento de corais no aquário. Atente se você não trocou alguma lâmpada ou colocou alguma mais forte. Veja se as lâmpadas não estão muito próximas ao nível d’água, talvez seja necessário subir um pouco a tampa do aquário para não expor os corais à altos níveis de iluminação direta. Veja também se algum coral não cresceu muito causando sombra aos corais que estão embaixo.
Se fosse falta de iluminação iriam aparecer primeiro as algas verdes.

Alimentação: Veja se você não está adicionando muita comida e a sobra não esta sendo filtrada. Falta de comida acho difícil ser, pois você alimenta seus peixes todos os dias, várias vezes.

Excesso de suplementos: Não compre tantos suplementos, a mistura de vários pode provocar um desequilíbrio iônico na água e consequentemente o branqueamento dos corais. Alguns suplementos são bem vindos, como Aminoácidos e Elementos Traços por exemplo.
Fazendo regularmente Trocas de Águas Parciais é uma ótima opção para repor suplementos que são consumidos naturalmente no aquário.

Circulação: Confira se as bombas (Wave-Makers) estão funcionando corretamente, veja se não há pontos sem movimentação d’água em seu aquário. É necessário fazer manutenção periódica para limpeza do cálcio que fica impregnado.

Os itens que citei me parecem os mais lógicos, é claro que isto é para quem tem um aquário estabilizado, sem bruscas oscilações, onde os parâmetros estão corretos. Num aquário em que o PH sofre constantes alterações, principalmente para baixo (acidificação), é óbvio que vai causar branqueamento dos corais.

Branqueamento de corais é quando eles perdem o tecido, ficando apenas o esqueleto calcário, quando isto ocorre o coral morreu e não tem como recuperar, a menos que houve apenas um branqueamento por expulsão das zooxantelas, o coral perdeu os pigmentos, mas o tecido continua lá, neste caso é possível salvá-lo.

Dizemos que houve necrose do coral quando ele morre, nos corais LPS fica visível ver seus septos vazios exibindo apenas o esqueleto calcário, sem qualquer tecido.

Quando o coral perde as zooxantelas, muitas vezes por excesso de luz, ocorrerá o branqueamento, porém o coral não morreu, se houver tecido ainda. O aquarista poderá salvar este coral colocando-o em local com menos iluminação, então o coral irá se recuperar, a população de zooxantelas voltará a habitar o coral. Isto ocorre com frequência quando um novo coral é introduzido no aquário sob forte iluminação. O aquarista deverá observar este coral recém-chegado.

Quando o coral perde as zooxantelas certamente é o caminho para morte, pois são as zooxantelas que fornecem nutrientes ao coral.

Fungos e bactérias também levam o coral à morte.

O assunto é bem complexo, pois existem muitas causas que podem contribuir para o branqueamento dos corais no aquário, mas se você tem algo a acrescentar basta utilizar esta página em “Comentários”.


Para alimento de corais, peixes, invertebrados e MUITO MAIS Clic Aqui.

2 comentários sobre “BRANQUEAMENTO

  1. Em dois dias um Frog com 3 bocas Branqueou e perdeu todos os pólipos , só restando o esqueleto.
    Ainda consigo recuperar? ou tenho apenas que adequar para não perder os próximos?

    1. Se ele foi introduzido recentemente é porque não fez aclimatação correta. Leia atentamente a página ACLIMATAÇÃO, principalmente no que diz respeito à iluminação.
      Infelizmente se ficou só o esqueleto não recupera mais.
      Se tiver outra dúvida é só me mandar um email (abaixo).
      Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.