CAMARÃO PISTOLA

CAMARÃO PISTOLA

CAMARÃO PISTOLA

CAMARÃO PISTOLA



O Camarão Pistola é muito conhecido por fazer simbiose com o peixe (Goby) Yellow Watchman. O Camarão Pistola é da família Alpheidae.Usualmente, o camarão pistola é chamado de Alpheidae, nome para grande família, que engloba centenas de espécies de camarões pistola. Alguns biólogos preferem o termo camarão alpheidae, numa referência à família.

O Camarão Pistola, do gênero Alpheus heterochaelis, vive junto (na mesma toca) com o Yellow Watchman, ficam juntos no substrato. O camarão sempre está limpando sua toca, mas sempre em contato com o Watchman através de sua antena. O Watchman está sempre atento a predadores que ao menor sinal avisa o camarão que é praticamente cego. Ambos vivem na mesma toca que está sempre limpa e em constante aperfeiçoamento feito pelo engenheiro Camarão Pistola.

Esta simbiose será mantida até a morte de um dos seres.

O CAMARÃO PISTOLA ou Camarão-de-estalo (Pistol Shrimp), é um crustáceo que mede entre 2 a 3 cm de comprimento e tem uma incrível habilidade:

O Pistol Shrimp tem suas garras assimétricas e desproporcionais, não tem pinças, um braço é muito maior do que o outro, mas em uma de suas garras tem um dispositivo que faz lembrar uma pistola. Esta garra tem duas partes, sendo que uma delas dispara e bate na outra emitindo uma grande bolha de pressão acústica que pode atingir 100 Km/h.

É como se fosse um tiro de uma arma, gerado pela colisão das duas partes da garra.

Este estalo também produz um imenso calor, superior a 4.700ºC (com luz, um fenômeno chamado de Sonoluminescência.), lembrando que na superfície do sol a temperatura é de 5.500ºC. Este incrível fenômeno acontece em menos de 1 milésimo de segundo e chega a ser percebido pelo sonar de um submarino.

Quando esta bolha estoura, por implosão, seu barulho pode atingir 218 decibéis, mais que suficiente para paralisar ou matar sua presa ou predador. Dá-se o nome deste processo (aquecimento) de Supercavitação.

Curiosidades:

Se por algum motivo um de seus braços ou garras forem arrancados nascerá outra em seu lugar. Poderá também fazer simbiose com anêmonas, esponjas e outros seres marinhos. Nos oceanos (Mar Mediterrâneo) ficam nos recifes de corais, em aglomerados de ostras. Só foi atribuído a Sonoluminescência a um único ser, ao Camarão Pistola, então exclusivo a ele até o momento.

Os camarões machos da família Alpheidae têm garras maiores que as fêmeas.

Após o acasalamento viverão na mesma toca, geralmente em simbiose com o Goby Yellow Watchman.

O camarão macho preserva sua fêmea ferozmente durante toda sua vida, não deixando outros machos copularem com ela.

Talvez você encontre um Camarão Pistola à venda em lojas de aquarismo, mas minha opinião é de NÃO comprar, ele fará uma bagunça no seu aquário, irá revirar o substrato sem parar, poderá fazer com que alguma rocha mal colocada caia ocasionando um desastre. Será difícil removê-lo após ter colocado no aquário, pois o mesmo irá se esconder muito bem entre as rochas, substrato e corais. No entanto, existem outros belíssimos camarões à venda que não farão mal nenhum (veja mais artigos neste site), mas se você encontrar um (Goby) Yellow Watchman pode comprar, é um belíssimo peixe de fundo, muito procurado para aquário com corais, porém requer cuidados especiais.



Para alimento de corais, peixes, invertebrados e MUITO MAIS Clic Aqui.