CAMARÃO RED CHERRY

Camarão Red Cherry

Camarão Red Cherry

PESQUISE ABAIXO SE NÃO ENCONTROU:

CAMARÃO RED CHERRY





Camarão Red Cherry

Nomes Populares: Camarão Red Cherry – Red Cherry Shrimp – Camarão Cereja
Nome Científico: Neocaridina davidi
Origem: Mutação do Neocaridina heteropoda selvagem, que é nativo de Taiwan.
KH ideal: 2 – 6
GH: 6 – 10
TDS: 100 – 200
PH: 6.5 – 7.5
Temperatura: 17 – 23ºC
Nitrato: >20ppm

Abaixo um resumo de como criar o Camarão Red Cherry em aquário de água doce:

Podemos dizer que é um camarão anão de beleza incomparável, indicado para iniciantes por ser fácil a criação em aquários. Reproduzem-se facilmente, são ativos, pacíficos, e é a espécie de camarão mais barata para o hoby.

O Red Cherry poderá chegar aos seus 3 centímetros. Expectativa de vida: 2 anos.

O macho são mais claros, já as fêmeas são maiores e possuem uma coloração mais acentuada, mais intensa e uniforme.

O curioso é que este camarão não é encontrado na natureza com estas cores, somente em cativeiro, através de seleção para reprodução, foi possível chegar a esta coloração, na sua forma selvagem não é colorido.

A cor vermelha brilhante é o resultado de anos de criação seletiva.

De acordo com sua coloração (raça) os Neocardinas recebem vários nomes: Red Cherry Shrimp; Blue Fantasy Dream; Camarão Cereja Vermelho; Red Sakura; Orange Sakura e outras raças: Black Sakura; Snow White; Yellow Shrimp; Carbon Rilli e Red Rilli, todas estas espécies são férteis para o cruzamento de raças.

O cruzamento do camarão Red Cherry com o Blue Pearl dará um híbrido não muito bonito.

O Camarão Blue Pearl é diretamente ligado ao Camarão Snowball (Camarão Bola de Neve). Tanto o Camarão Blue Pearl quanto o Camarão Snowball foram selecionados geneticamente pelo Ulf Gottschalk na Alemanha e derivados do Neocaridina palmata selvagem até atingirem suas respectivas cores. O Camarão Blue Pearl foi reproduzido por um longo período de tempo para vagarosamente expor a coloração azul.

O Camarão Red Cherry adapta-se a uma ampla faixa de PH, e também pode viver em água ácida como alcalina. O sucesso para criação do Red Cherry é manter os parâmetros ESTÁVEIS, sem qualquer variação. Ficar muito atento quanto à Amônia e Nitritos, pois são extremamente sensíveis. Alimentação em excesso, plantas e folhas mortas dentro do aquário será um perigo eminente para os camarões.

  • Qual o PH ideal para o Red Cherry?
  • O PH ideal fica entre 6.8 até 7.5, eu aconselho deixar em 6.8.
  • Qual a temperatura ideal para o Red Cherry?
  • A temperatura ideal fica entre 18 à 25ºC. Então deixar em 23ºC estará ótimo.

Para uma rápida reprodução deixar em 27ºC, que marca o início do verão, data em que os camarões se reproduzem na natureza. Também é bom aumentar a dureza da água, com cálcio e minerais para a maturação dos ovos. Pedras calcárias irão resolver esta questão.

Os camarões Red Cherry irão se multiplicar muito bem num aquário plantado, ou com muitas plantas, como por exemplo: Musgo de Java; Riccia; Marimo Ball; Cabomba caroliniana e muitas outras. Estas plantas também irão colaborar para remover Nitrito da água, que é nocivo para os Red Cherry. Se não optar por substrato fértil utilize um cascalho fino, areia ou basalto, assim as plantas menos exigentes crescerão com facilidade. Troncos também serão bem vindos, pois os camarões irão procurar algas que crescerão nele. Muito cuidado ao utilizar fertilizantes para as plantas, a maioria é mortal para os camarões, porque possuem cobre em sua fórmula, utilize fertilizantes específicos.

Dica: Uma iluminação com pouca intensidade, e o substrato de basalto (preto) farão realçar a cor vermelha por entre as folhagens verdes, deste magnífico camarão Neocaridina.

Procure por plantas que não necessitem de injeção de CO2, a menos que você seja bem experiente, porque à noite as plantas não irão consumir este CO2 e, consequentemente irá cair muito o PH, e será sentido abruptamente pelos camarões. Será preciso regular uma válvula solenoide em conjunto com a iluminação do aquário, de forma que ao apagarem as luzes a válvula cesse a injeção de CO2.

Não é aconselhável colocar peixes num aquário com camarões, porque ficarão sempre assustados e escondidos, porém, caso queira colocar alguns peixes, indico estes: Neon; Guppy: Corydora Pigmeu; Barbos; Rásboras; Acará-Disco e outros peixes pequenos. Para reprodução não é conveniente deixar com peixes, pois estes irão comer os recém- nascidos.
Os camarões são onívoros, aceitam todo tipo de alimento. A sua comida inclui escamas, artemia, minhocas, espinafre, pimentão vermelho; spirulina, abobrinha ou cenoura cozida. Também é um ótimo comedor de algas que por ventura nasçam no aquário.

Existem muitas rações industrializadas ricas em carotenoides que também são ótimas, procure sempre diversificar, assim o Red Cherry sempre estará saudável e com ótima coloração. Nunca deixe sobras de alimentos no aquário.

Assim como as cobras, os camarões precisam trocar a carapaça (exoesqueleto) quando vão crescendo. Durante esta troca escondem-se de potenciais predadores, porque ficam vulneráveis. A carapaça desprendida fica solta no aquário, porém vazia, às vezes é devorada pelos próprios camarões Neocaridina, que estão sempre à procura de alimentos, e quando encontram vão todos para cima dela, parecendo que estão morrendo de fome. Isto é bom, sinal que estão ativos e com saúde. Lembre-se que eles são necrófagos, detritívoros, estarão sempre a procura de sobras de alimento. Alimentado-os 1 vez por dia será o suficiente, sempre trocando o tipo de comida.

O Neocaridina não vai apresentar sua coloração quando estiver com stress, seja por motivo de transporte; comida oferecida; condições da água e do ambiente, etc.

Após a troca do exoesqueleto ou casca (ecdíse), o Camarão Red Cherry estará pronto para a reprodução.

Para início de uma criação de Red Cherry é bom começar com 5 camarões machos e 10 fêmeas. Quanto maior o aquário melhor será, mais rico em bactérias, micro nutrientes, etc. Aconselhável um aquário de 20 litros para estes 10 camarões, porém lembre-se que irão se multiplicar periodicamente.

As fêmeas carregam os ovos (amarelos ou esverdeados) no abdômen (cerca de 50 ovos), depois de fecundados, por volta de cinco semanas de gestação os filhotes nascem sem cor, nadando pelo aquário e se alimentando de micro algas e micro organismos. Estes filhotes atingirão a maturidade sexual aos 3 meses de idade.

Curiosidade: A fêmea fornece oxigenação adequada aos ovos fertilizados, os limpa e elimina os ovos não fertilizados ou mortos. Usar um oxigenador nesta fase será o ideal.

Vale ressaltar que o sucesso para criação do Red Cherry, ou Neocaridinas, está diretamente ligado aos parâmetros constantes da água, embora suportem uma grande faixa de PH, temperatura, dureza da água, etc. é muito importante não haver oscilações. Deve-se ter um aquário estabilizado, completamente ciclado. Amônia e Nitrito devem ser ZERO. Os nitratos devem ser menores que 20 ppm. São sensíveis à maioria dos medicamentos utilizados para peixes.

Os filtros (se houver) deverão ser adaptados para que não suguem os filhotes. Filtros com espuma resolverão este problema.

Antes de colocar os camarões Red Cherry no aquário é preciso ter muita cautela na aclimatação. Recomenda-se a aclimatação por gotejamento: 1 gota à cada segundo, até concluir o mesmo volume da água em que veio ou até o dobro.

Trocas de Água (TPA) se fará 1 vez por semana, apenas 30% da água do aquário. Deve-se usar um condicionador de água capaz de retirar cloro, cloraminas e metais pesados da água, pois os camarões são muito sensíveis a estes produtos. Se possível deixar esta água descansar por 24 horas a fim de garantir que estes produtos tóxicos sejam eliminados por completo. No ato da troca de água garantir a mesma temperatura da água que ficou no aquário, para não haver um choque térmico.

Pode-se também criar junto com o Red Cherry os seguintes camarões: Red Crystal; camarão fantasma; camarão vampiro e camarão Takashi Amano, dentre outros.

Existem no mercado ótimos condicionadores ou sais que podem lhe ajudar nos parâmetros TDS, e também contribuem para o crescimento e endurecimento do exoesqueleto dos Neocaridinas. Minerais composto por cálcio, magnésio e microelementos, que garantem os níveis da dureza total (GH) e dureza de carbonatos (KH), que estabilizam os níveis de PH. Pesquise, porque para cada espécie de camarão os parâmetros poderão ser diferentes.

Vendo alguns produtos para aquarismo Comida de Corais