CARDINAL DE PIJAMA

Cardinal de Pijama

Cardinal de Pijama

CARDINAL DE PIJAMA



O Cardinal de Pijama é um belo peixe colorido que pode ser colocado no aquário com corais e outros peixes, é calmo, aceita ração e de fácil reprodução. Alimenta-se praticamente de tudo, alimentos vivos, comida granulada ou em flocos, papita de camarão e outras, a diversificação lhe fará bem, mas é um peixe carnívoro, então vai gostar de artêmia, bloodworms, papita de peixes, etc. Tem bolinhas na parte de traz do seu corpo cor prata que fazem lembrar um pijama, daí seu nome Cardinal de Pijama, o que faz dele um peixe bem diferente, excêntrico.

 

Também chamado de Spotted Cardinalfish ou Cardinalfish Spotted, com nome científico de Sphaeramia nematoptera, da família Apogonidae. É encontrado no Oceano Pacífico (Na Micronésia e Fiji), Grande Barreira de Corais na Austrália e Ilhas Ryukyu.

Os parâmetros são os mesmos para outros peixes marinhos, consulte a página “Parâmetros”. Podem viver até mais de 6 anos, e quando adulto chega medir 9 centímetros. Um aquário de 100 litros (no mínimo) seria o ideal, podendo ser comunitário ou apenas para um grupo deles para reprodução. Ideal para iniciantes do aquarismo marinho. Os machos guardam os ovos na boca após a fecundação e não se alimentarão até a eclosão destes que poderá levar até 4 semanas, por vez, a fêmea oferece segurança no local, afastando eventuais predadores. Quando os alevinos são liberados da boca do macho irão procurar abrigo nas anêmonas e se alimentarão de microrganismos do zooplâncton.

O Cardinal de Pijama, com sua cabeça amarela esverdeada, olhos vermelhos grandes e brilhantes, gosta de várias rochas no aquário, onde poderá se entocar, embora que nada muito pelo aquário lentamente, mais na parte de baixo. Seus grandes olhos são adaptados para enxergar no escuro.

São peixes pacíficos, hierárquicos, portanto evitar colocar peixes agressivos junto a eles. A hierarquia diz respeito à quem vai liderar o grupo, inclusive respeitam peixes de outras espécies maiores que eles.

Vai gostar do aquário com muitos corais onde poderá se esconder durante o dia. Muitos têm hábitos noturnos, é quando sai para pegar pequenos invertebrados que eventualmente se encontram no substrato ou rochas. Se o Cardinal de Pijama for grande, poderá pegar pequenos camarões que tiver no aquário.

Não há muito que falar sobre o Cardinal de Pijama, pois é um peixe bem adaptável, pacífico, ideal para iniciantes, talvez um dos peixes mais vendidos no comércio de longa data. Você vê na foto acima as cores vivas do Cardinalfish, porém durante o transporte poderá ficar com a coloração pálida, mas logo que colocar no aquário ficará muito bonito novamente. Veja matéria “Aclimatação” antes do colocar o peixe no aquário.



Para alimento de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.

Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.