CICLO DO NITROGÊNIO

Ciclo do Nitrogênio

CICLO DO NITROGÊNIO

CICLO DO NITROGÊNIO DO AQUÁRIO MARINHO


Todo aquário marinho (e de água doce) deve estabilizar o ciclo do nitrogênio antes de ser colocado qualquer espécie de animal.Se você não aguardar esta “transformação da água” certamente os peixes e outros seres vão ser envenenados por Amônia e Nitrito.

Você poderá colocar peixes, corais e invertebrados somente quando os níveis de Amônia e Nitritos estiverem zerados.

Período de Ciclagem: Este período dará início ao ecossistema, uma perfeita harmonia entre seres microscópicos, será o filtro biológico, o principal meio de filtragem do aquário marinho (de água doce também). O filtro biológico será composto por bactérias aeróbicas e anaeróbicas.

O processo de estabilização do ciclo do nitrogênio é feito por meio das bactérias nitrificantes, que usarão sais inorgânicos como fonte de energia.

Estas bactérias irão oxidar a amônia e nitrito que são “seus alimentos”. É um processo chamado de nitrificação.

É preciso ter colônias de bactérias no aquário, elas devem se fixar no substrato, rochas, bio-balls, etc. Estas bactérias não ficam na coluna d’água, se fixam. Se você optar por bio-balls notará facilmente a colonização destas bactérias, pois formará uma camada lodosa ao redor das bio-balls, fácil de sentir ao segurar uma, pois deverá estar escorregadia, viscosa, em virtude da camada formada de bactérias.

As bactérias do gênero Nitrosomonas oxidam a amônia transformando-a em Nitrito, são as bactérias nitrificantes.

As bactérias do gênero Nitrobacter e Nitrospira, “transformam” o nitrito em nitrato, utilizando-se do gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2).

Este é o processo aeróbico de nitrificação.

Nitrospira são bactérias oxidantes de nitrito.

São chamadas de bactérias Quimioautótroficas, responsáveis pela nitrificação ou oxidação da amônia em nitrito e posteriormente em nitrato, este processo é a “chave” no ciclo do azoto (ou ciclo do nitrogênio).

Estas bactérias precisam da Amônia para se reproduzir, por isto, quando ciclei meu aquário marinho colocava comida como se já tivesse um peixe ali, pois esta comida iria se transformar em amônia, embora que a água de um aquário novo tem altos índices de amônia acredito que a comida deu um “empurrão” no processo, as bactérias do gênero Nitrosomonas se multiplicam através da amônia, convertendo-a em nitritos.

Com a transformação da amônia (NH3) em nitritos (NO2), estes começam a se acumular, e isto faz com que as bactérias Nitrobacter e Nitrospira se multipliquem e convertem estes nitritos em nitratos.

Este processo é a base do filtro biológico, sem este ciclo não seria possível ter peixes, corais ou invertebrados no aquário, pois seriam envenenados por amônia e nitritos.

Li num site que as bactérias nitrificantes se reproduzem rapidamente, as Nitrosomonas dobram a população por volta de 7 horas e a Nitrobacter a cada 15 horas.

Bactérias nitrificantes aeróbicas são as Nitrosomonas e as Nitrobacter.

Ao montar o aquário marinho compre (em lojas de aquarismo) diversas cepas de bactérias para dar início ao ciclo do nitrogênio ou ciclo do azoto. O vendedor poderá lhe indicar as mais usadas para aquários novos. Se você conseguir “rochas vivas” melhor ainda, pois estas trazem consigo uma boa carga de bactérias.

Minha dica para o Ciclo do Nitrogênio ou período de ciclagem é que deixe o aquário com as luzes apagadas durante este processo. Não utilize Skimmer ou Carvão ativado. Isto somente até zerar o Nitrito.

Normalmente no aquário em processo de ciclagem surgem algas marrons, o que é normal, isto ocorre porque os níveis de nitrito e nitrato sobem quando a amônia é “transformada” pelas bactérias, mas por volta de 1 semana elas desaparecem pela estabilização do ciclo. Mas é preciso limpar os vidros e remover o máximo possível para evitar outros tipos de algas no futuro.

Mesmo após o aquário novo já ter constituído este ciclo, o número de bactérias ainda será pouco para acrescentarmos vários peixes de uma vez, não darão conta em “consumir” os detritos que serão transformados em amônia, por isto aconselho começar com apenas 2 peixes e alguns corais, aumentando o número de habitantes semanalmente ou mais, se for o caso.

O filtro biológico estará totalmente formado por volta de 6 meses, razão pela qual o aumento de habitantes do aquário deverá ser acrescentado lentamente, para se formar um ecossistema harmonioso, onde tudo que é produzido será também consumido.

Você encontrará mais dicas neste site, nas matérias: Bactérias do Aquário Marinho e Período de Ciclagem.



Para alimento de corais, peixes, invertebrados e MUITO MAIS Clic Aqui.