COMO ELIMINAR ALGAS VERDES

Como eliminar algas verdes

Como eliminar algas verdes

Eliminar Algas Verdes e Marrons
Como eliminar algas verdes e marrons do aquário marinho


Esta página diz respeito à algas verdes e marrons para aquários já maturados, que já passaram pelo ciclo do nitrogênio, que já estão com mais de seis meses em funcionamento com corais, peixes e outros invertebrados.

É muito comum surgirem algas no aquário, é um terror para o aquarista, aqui vai algumas dicas como eliminar algas verdes e outras.

Em aquários recém-montados o surgimento de algas é simplesmente normal, elas irão embora após alguns dias.

Num aquário certamente haverá algas, faz parte do ecossistema, o importante é ter o controle sobre elas, não deixar tem um “boom” de algas.

Algas verdes ou marrons em excesso surgem certamente com níveis elevados de nitrato e fosfato, ocasionado pela alimentação dos peixes e corais.

Para corrigir este tipo de problema é preciso, em primeiro lugar, analisar os parâmetros da água, principalmente os já citados nitrato e fosfato.

Trocas parciais de água (TPAs) semanalmente, em torno de 30% da água irão estabilizar os parâmetros. Mas lembre-se que isto irá resolver o efeito e não a causa.

O surgimento das algas verdes ou marrons pode ocorrer por número elevado de peixes, pois os dejetos e as sobras de alimentos irão se transformar em nitratos. Também examine se você não está dosando outros nutrientes, como vitaminas, fertilizantes ou outras substâncias em excesso ou de má qualidade (quem contém fosfato).

Nestas (TPAs) verifique se a água está livre de fosfatos e de sais minerais. Você deve analisar se o resultado, após passar pelo filtro deionizador, está zerado ou até o limite máximo suportado de 5, no medidor TDS. Ou se usa osmose reversa. Troque a resina se necessário.

Verifique se as lâmpadas não ficaram fracas com o passar do tempo, geralmente lâmpadas T5 começam ficar fracas a partir do sexto mês de uso.
O ideal é usar lâmpadas específicas de Led. Sugiro 1,5W por litro de água.
Algas verdes podem estar relacionadas com excesso de luz ou longo fotoperíodo. Experimente diminuir o tempo em que as luzes permaneçam acesas ou desligue alguma lâmpada, lembrando que as algas são fotossintéticas, mas acredito mesmo que o motivo seja excesso de fosfato.

Normalmente as luzes de um aquário marinho ficam acesas por seis até dez horas por dia.

Examine o substrato, você notará se ainda contém bactérias nitrificantes e desnitrificantes, neste caso a observação do aquarista é muito importante, caso note uma drástica redução compre bactérias para reposição. É no substrato que o fosfato se manifesta, pelo acúmulo de matéria orgânica e sujeira, provendo o necessário para que algas verdes se manifestem.

Você também pode comprar removedores de fosfato e até mesmo de algas, mas primeiro examine os itens acima, veja se seus filtros, Wave-Makers e Skimmer se estão em perfeito estado. Aumente a quantidade de carvão ativado em seus filtros.

Aumente o número de predadores de algas no aquário, coloque mais caramujos e outros moluscos que fazem parte da “equipe de limpeza”. Você também pode colocar peixes comedores de algas, como o peixe-cirurgião por exemplo.

Se sua água chegou ao extremo de ficar tomada por algas verdes, além de trocas parciais semanais eu indico colocar um filtro com lâmpada UV.

Observa-se também que algas verdes e marrons costumam surgir quando se coloca muitas substâncias na água, tentando resolver este e aquele problema, causando um desequilíbrio químico. Faça um teste de KH também.

Se você notar que tudo estava certinho (dentro dos parâmetros) e de uma hora para outra “a coisa desandou”, é isso que aconteceu, um desequilíbrio químico (iônico). Trocas parciais semanais irão resolver este problema inclusive eliminar outros que talvez poderiam surgir.

As algas verdes não devem e não podem desaparecer completamente do aquário, elas fazem parte do equilíbrio biológico. São necessárias para o crescimento dos seus peixes, corais, etc. É preciso apenas ter controle sobre elas.

Se você procurou como eliminar algas verdes, não é necessário eliminar TODAS algas verdes, inclusive dão um ótimo visual.

Na página “Algas do Aquário Marinho” você também encontrará um artigo muito interessante sobre Permanganato de Potássio. Talvez seja a solução definitiva que você estava procurando. Mas elimine as algas verdes em primeiro lugar, antes de iniciar o tratamento com Permanganato, depois é só conservar limpo conforme a explicação.

Se você tem algo a acrescentar sobre algas verdes, envie um email.




Para alimento de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.

Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.

4 comentários sobre “COMO ELIMINAR ALGAS VERDES

  1. Nem toda alga marrom é por conta de fosfato ou nitrato, o silicato é o pior vilão, o nitrato por si so nao causa grandes problemas com algas, mas aliado a outros nutrientes ai sim, conheço aquarios que os niveis de nitrato e fosfato chegam a 0 e o aquario tem um pouco de algas verdes ou marrons devido ao silicato presente na agua de reposição.

    1. OK sem dúvida, por isto a água de reposição deve passar pelo filtro DI ou RO. Filtrar vagarosamente para zerar completamente os minerais, etc É obrigatório comprar um medidor TDS para verificar se esta zerado mesmo. Obrigado

  2. Gostei do que li é gostaria muito mais se puder contar com a ajuda e orientação técnica de vocês para eliminar algas em piscinas onde antes, por mais 10 meses, elas nunca existiram. Tenho a impressão que elas foram introduzidas por intermédio dos próprios produtos utilizados para tratamento das águas, como cloro, algicida (principal) e outros mais. Seria possível contar com a experiência de vocês?

    1. Olá… Não entendo muito de piscina, também não tenho uma, mas acredito que seu problema será resolvido com a instalação de um esterilizador UV.
      Procure no Mercado Livre por: ESTERILIZADOR UV PARA PISCINA
      Qualquer outra dúvida estou a disposição. Obrigado Carlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.