COMO ELIMINAR CIANOBACTÉRIAS

Como eliminar Cianobactérias

Como eliminar Cianobactérias





PESQUISE ABAIXO SE NÃO ENCONTROU:

Como eliminar Cianobactérias
CIANOBACTÉRIAS EM AQUÁRIO MARINHO

Como eliminar Cianobactérias. Tratamento contra Cianobactérias.

Cianobactérias é um terror para qualquer aquário, principalmente em aquários de corais, pois poderão sufocar estes.

Estas bactérias se aproveitam de qualquer falha do aquarista para se instalarem no aquário.

Em aquários recém-montados a ocorrência de Cianobactérias é normal, mas em aquários já estabilizados ocorrem pelo excesso de nutrientes.

Cianobactérias são capazes de se reproduzirem mesmo com pouca luz, o que não ocorre com aquários de corais, pois como sabemos luz é a principal fonte de energia para os corais. Você pode ler o artigo sobre corais neste site.

Em aquários marinhos já estabilizados, com peixes, corais, etc. o surgimento de Cianobactérias ocorre quando há uma elevação nos níveis de fosfato ou nitratos, certamente ocasionados por excesso de nutrientes, a alimentação oferecida está sendo em excesso.

Talvez você esteja dosando, de forma habitual a mesma quantidade de comida e depois de um longo tempo é que as Cianobactérias começaram a surgir. Isto ocorre, provavelmente porque alguns dos itens dos seus filtros não estejam mais desempenhando bem o seu trabalho.

Verifique seus filtros: Manta acrílica; carvão ativado; cerâmicas, etc. e também examine o Skimmer, veja se ele não perdeu sua força ou se esta sujo.

Em aquário com corais é por necessidade, ter boa iluminação, cerca de 1,5w por litro, mas veja se as lâmpadas já não perderam a potência.

O enfraquecimento das lâmpadas também podem ser uma das causas do surgimento de Cianobactérias, decorrente de outros prejuízos, mesmo sendo estas fotossintéticas. Cianobactérias se aproveitam da luz fraca.

Como eliminar as Cianobactérias: Depois de verificar os itens acima, faça trocas parciais de água (TPAs) regularmente, sugiro toda semana.

Se possível troque e aumente a quantidade de carvão ativado no Sump. Minha opinião é que você também faça sifonagem do substrato, e até mesmo que isto se torne um hábito, pois irá eliminar boa parte de cálcio precipitado, matérias orgânicas e todo tipo de sujeira.

Examine também se a movimentação da água está normal, talvez as Wave-Makers estejam enfraquecidas (por sujeira ou incrustações), ou mesmo que alguns corais, que pelo seu crescimento, deixaram áreas “mortas” (sem circulação d’água) ocasionando acúmulo de substâncias orgânicas.

Uma técnica extrema usada para eliminar Cianobactérias é um apagão total por 3 dias seguidos, porém antes de apagar as luzes deve-se fazer uma TPA de 30%, e logo após cessar toda iluminação, inclusive tampar todo o aquário com um pano preto ou lona preta para que não penetre nenhuma luz. Ao final dos 3 dias fazer nova TPA e voltar a iluminação normal, mas antes de fazer isto consulte neste site o artigo “Algas do Aquário Marinho”, tem muita informação legal e outros métodos para eliminar cianobactérias.

Estas sugestões para eliminar Cianobactérias são apenas para aquários já maturados e com parâmetros ideais (ou pelo menos quase ideais).
Veja o artigo Parâmetros neste site.

Comente algo sobre Como eliminar cianobactérias.

Minha experiência: Queimou 1 lâmpada do meu aquário e até chegar a outra surgiram as Cianobactérias. Diluí em 1 litro água DI o pozinho que vem na cápsula do remédio Fluconazol (vendido em farmácias) e coloquei no aquário, fiz isto por 4 dias seguidos. No quinto dia fiz sifonagem para remover as Cianobactérias do substrato e com um pincel removi as cianos das rochas. Fiz uma TPA (30%) e coloquei a nova lâmpada.
As Cianobactérias sumiram definitivamente.  Minha conclusão: Cianobactérias surgem quando se tem pouca iluminação.

Fosfatos e Nitratos em níveis altos também colaboram no surgimento de Cianobactérias, neste caso visite o artigo sobre Vodka, neste site.

Se você quer informações sobre corais moles, duros ou Softs, visite a respectiva página.

Vendo produtos de aquarismo no Mercado Livre: Comida de Corais