COMO LIMPAR O SKIMMER, WAVE MAKER E BOMBAS

Como limpar o Skimmer, Wave Maker e Bombas

Como limpar o Skimmer

COMO LIMPAR O SKIMMER, WAVE MAKERS E BOMBAS SUBMERSAS


A água do aquário marinho contém grandes concentrações de Cálcio, que promove incrustações nos equipamentos com o decorrer do tempo.
Não é apenas o Cálcio responsável pelas incrustações, embora seja o principal, mas substâncias em suspensão e a precipitação de sólidos dissolvidos no geral, vão se acumulando no interior do Skimmer, nas Wave Makers, nas Bombas submersas e nos aquecedores.
Se o aquarista não tomar providências, estes equipamentos irão perdendo sua potência até a parada total e consequentemente a queima do equipamento.

Na bomba do Skimmer, nas Wave Makers e nas bombas submersas contém o impeller, que é a peça responsável do rotor que gira em alta velocidade causando o impulso da água. Com o tempo, devido as incrustações do Cálcio, juntamente com a sujeira farão o impeller girar com menos potência, nesta fase embora funcionando, o Skimmer trabalha com enorme deficiência, inclusive as bombas e Wave-Maker.

Se não houver intervenção do aquarista na limpeza destes equipamentos o impeller vai travar e consequentemente irá queimar o equipamento, o impller gira por força magnética e o rotor (também imantado) só desliga se tirar da tomada, ou seja ficará ligado com o impeller travado, irá esquentar e queimar.

Eu recomendo e faço manutenção dos equipamentos citados a cada 1  mês, mas esta periodicidade pode variar, dependendo das condições do aquário.

Também recomendo limpar as mangueiras, a que manda a água da bomba de recalque para o aquário e a que desce a água para o Sump (se houver). Esta limpeza pode ser agendada a cada 1 ano ou 2, dependendo do aquário. Um dia elas irão entupir se não fizer a limpeza.

É muito simples limpar estas incrustações por Cálcio, algas calcárias, algas Coralinas Pink que ficam “grudadas” nos equipamentos, siga as dicas:

Num balde onde caiba o Skimmer e o restante dos equipamentos dilua 1 parte de vinagre de álcool para 3 partes de água de torneira. Exemplo: Pegue um litro de vinagre (de álcool) despeje no balde, acrescente mais 3 litros de água. Ligue os equipamentos e deixe-os funcionando por umas 3 horas. Depois os retire e lave-os em água corrente.

O copo do Skimmer você pode lavar usando uma escova de limpar mamadeira ou outra semelhante, você encontra boas “escovinhas” em lojas de produtos de maquiagem.

Se você vai colocar o aquecedor ou termostato no balde não há necessidade de ligá-los.

Você verá a diferença, fica como se fossem novos, todas as incrustações e algas irão desaparecer.

Eu particularmente, após este processo, desmonto as bombas e Wave Maker e escovo os impellers com vinagre.

Você pode pagar um arame que entre no impeller, vá jogando vinagre e esfregando com o arame, juntamente com água corrente para ir saindo a sujeira.

Dica: O Vinagre contém apenas 4% do Ácido acético, se quiser você poderá comprar apenas o ácido, que é o responsável pela limpeza. Neste caso você procura para comprar o Ácido acético glacial, vendido também na internet, mas tome muito cuidado, pois puro ou diluído com pouca quantidade de água poderá causar queimaduras no contato com a pele. Muito cuidado com os olhos. Mas funciona bem, embora que não instantaneamente, o processo acima tem que ser seguido, só vai mudar o ingrediente (100% puro).

Em virtude do Cálcio no aquário marinho, a sifonagem do substrato além de promover a limpeza de excrementos e de outras sujeiras, evita que o substrato fique calcificado, ou seja, os grãos irão se calcificando uns aos outros até que vire uma pedra só. Se não for necessário fazer a sifonagem é preciso remexer o substrato, com auxílio de uma haste ou algum outro objeto, mexendo-o para que os grãos não se grudem. Em outra página deste site eu recomendo a equipe de limpeza por esta razão também, ajuda a revirar o substrato.

Fica aí mais uma dica registrada, mas se você tiver alguma dúvida mande-me um email ou comente neste site, responderei com maior prazer.



Para alimento de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.

Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.

Para ver todos os produtos que vendo Comprar Suplementos Marinho