COMO REDUZIR NITRITOS

COMO REDUZIR NITRITOS

COMO REDUZIR NITRITOS

COMO REDUZIR NITRITOS



Um breve comentário como reduzir nitritos para aquários que já passaram pelo ciclo do nitrogênio, ou seja, aquários já maturados, haja visto que em aquários novos o alto índice de nitritos é normal, precisa ser ciclado (veja matérias neste site), em aquários que não passaram pelo ciclo do nitrogênio (cerca de 2 ou 3 meses) os parâmetros ainda estão sofrendo transformações, o que é normal. Maturado é quando os parâmetros já estão estabilizados, quando não há mais algas filamentosas, micro biota formada, bactérias suficientes para suprir as necessidades do aquário, com peixes, corais e invertebrados em plena saúde, quando já se tem algas calcárias, etc.

Como sabemos nitritos em altos níveis fazem surgir algas indesejáveis, afetam negativamente os peixes, corais e invertebrados, podendo levar estes seres à morte, além de provocar um desequilíbrio iônico na água.

Agora, como reduzir nitritos em aquários já maturados seria uma pergunta fácil de responder se você soubesse de onde vem a causa, mas vou postar minhas recomendações:

Nitritos vão se acumulando no aquário devido aos resíduos de restos de comida, fezes de peixes e animais mortos.

Lembrando: A transformação dos compostos ocorre através de bactérias aeróbicas chamadas de nitrificantes, as bactérias nitrossomonas convertem a amônia em nitrito e as bactérias anaeróbicas nitrospira e nitrobacter transformam o nitrito em nitrato, ou seja, a amônia é a vilã, pois irá se transformar em nitritos, mas se você mantém um bom conjunto de bactérias, estas irão transformar os nitritos em nitratos, que é bem menos tóxica aos habitantes do aquário. É preciso o conjunto de bactérias (cepas), pois não havendo bactérias para transformar a amônia em nitrito as bactérias que necessitam do nitrito (para transformar em nitrato) irão morrer também.

As bactérias quimiossintetizantes nitrificantes (Nitrobacter) irão transformar os nitritos em nitratos. Veja matéria sobre bactérias neste site.

Então, a meu ver, tanto faz a pergunta Como reduzir nitritos ou Como reduzir nitratos, uma vez que estão ligados, mas como o nitrito aparece em primeiro lugar vamos então a ele.

O aquário deverá conter um substrato alto, onde as bactérias anaeróbicas podem se proliferar e executar suas funções. Estas bactérias ficam onde não há oxigênio nem luz (ou pouca). São estas que irão transformar o nitrito em nitrato por meios quimiossintetizantes.

Se você não possui um substrato alto (15 cm) será necessário uma reposição constante destas bactérias (vendido em lojas de aquarismo).

Você também pode colocar acoplado ao Sump uma caixa com substrato profundo para proliferação destas bactérias, será uma zona anaeróbica, ausente de oxigênio. A água passará por esta caixa e retornará ao Sump ou irá diretamente para o aquário (Display).

Outras medidas que visam reduzir os Nitratos e Nitritos:

TPAs regulares (semanal ou quinzenal) de 20% da água do aquário;

Sifonagem do cascalho no dia da TPA;

Estabilizar o PH entre 8.2 e 8.4;

Verificar se o filtro DI ou RO está 100% funcional;

Eliminar o excesso de comida dê somente o necessário;

Tirar caracóis, ermitão ou outros animais mortos;

Introduzir macro algas no aquário ou adicionar um refúgio;

Considere usar Bio-Balls no Sump para fixação das colônias de bactérias;

Acrescente uma fonte de carbono orgânico, vodka, por exemplo, para acelerar a proliferação das bactérias;

Verifique se a regulagem do Skimmer está correta;

Plantas de mangue também se desenvolvem em água salgada, elas se alimentam de matéria orgânica e de nitratos;

Zeólita em conjunto com carvão ativado também é uma boa opção.

Obs: TPAs acima de 50% (com sifonagem e limpeza das rochas) compromete a população de bactérias e pode causar aumento nos níveis de nitrito. É melhor fazer TPAs com mais frequência do que trocar um grande volume d’água de uma só vez.

Você deve estar se perguntando por que a página chama-se “Como reduzir Nitratos” ao invés de Eliminar Nitratos? Porque sempre iremos ter Nitratos em nosso aquário, porém temos que manter em níveis ideais, praticamente zero, ou seja, menor que 0.2 ppm ou 0.2mg/l. Para nitrato pode subir um pouquinho até 0.5 ppm ou 0.5mg/l, que é normal, ou até mais um pouco.

Na verdade nunca devemos reduzir muito o Nitrato, para se ter uma ideia se zerarmos o Nitrato irá matar muitos corais moles, LPS e outros seres que dependem do Nitrato, como a Tridacna e muitos outros.

Se você tem algo a comentar sobre reduzir Nitratos e/ou Nitritos, sinta-se a vontade.



Para alimento de corais, peixes, invertebrados e MUITO MAIS Clic Aqui.