COMO REGENERAR CARVÃO ATIVADO

Como regenerar carvão ativado

COMO REGENERAR CARVÃO ATIVADO

COMO REGENERAR CARVÃO ATIVADO


Com a dica abaixo você vai aprender como restaurar o carvão ativado que você usa no aquário, tanto para aquários marinhos ou de água doce.Chega uma hora que o carvão ativado perde sua capacidade de adsorção porque seus poros já estão cheios, então dizemos que o carvão já esta saturado, não tem mais capacidade de filtrar, mas também não retorna a matéria orgânica “retida” ao aquário, simplesmente deixa de filtrar.

Você não precisa jogar fora neste caso, você pode regenerar o carvão ativado, veja como:

Em primeiro lugar você vai precisar de uma panela que caiba a quantidade de carvão que você vai regenerar. Esta panela não servirá para mais nada, somente para regenerar carvão, portanto escolha uma somente para este fim.

Também vai precisar de uma colher que não contenha cabo de plástico. Eu não uso colher, uso uma barra de aço (destas usadas para construção) de uns 30 cm, suficiente para não queimar a mão.

Retire o carvão saturado do aquário, coloque na panela, lave bem (com água da torneira) para tirar a sujeira.

Se você não vai regenerar neste momento, não deixe secar, guarde-o submerso em água (de torneira), ou guarde a panela com o carvão ativado, mas com água.

Faça as etapas seguintes num ambiente com bastante circulação de ar, abra as janelas e portas, se for o caso.

Leve a panela ao fogo, com o carvão submerso em água e deixe ferver por 10 minutos. Mexer sempre, pois o atrito entre os grãos irão ajudar limpar a superfície do carvão. Jogue a água fora e repita a operação com uma nova água (de torneira). A água pode ficar uns 2 cm acima do carvão que ficará no fundo da panela. Poderá exalar um odor característico dependendo da quantidade de impurezas que contém o carvão usado.

Feito duas vezes a fervura do carvão ativado, jogue a água quente fora, lave o carvão debaixo da torneira.

Neste momento, carvão ainda na panela, cubra-o com água (da torneira).

Acrescente 1/2 copo de cloro ativo, medida para 1/2 quilo de carvão ativado. Cloro ativo é o mesmo que Hipoclorito de Sódio. Eu uso cloro ativo com teor 10p/p. Você vê isto no rótulo, caso seja menos potente acrescente 1 copo cheio. Não se preocupe em colocar mais cloro ativo, pois na etapa seguinte vamos evaporar todo o cloro.

Com o carvão “de molho” na água com cloro, vamos deixar descansar por, pelo menos 3 horas. Melhor se deixar descansar e continuar a etapa final no dia seguinte.

Percorrido o tempo acima, jogar a água fora e lavar o carvão com água limpa da torneira. Escorrer toda água e levar a panela (somente com o carvão) ao fogo. Não é preciso deixar o carvão secar sozinho, vai direto para o fogão.

Deixe a panela no fogão em fogo alto. Nesta etapa tudo vai evaporar, a água e o cloro.

Com a panela em fogo alto vai sempre mexendo com uma colher, você verá que o vapor esta saindo, é a evaporação da água com cloro. Não inale este vapor.

Ainda no fogo você verá que não há mais líquido, toda evaporação já ocorreu, parou de sair a fumaça branca, deixe no fogo. Agora é a parte final, ainda com a panela no fogo alto, continue mexendo por volta de mais 1 hora. Vai chegar num ponto tão quente que você vai pensar que o carvão vai ascender não se preocupe, quanto mais tempo deixar nesta etapa, mexendo (a cada 5 minutos), melhor é o resultado. Já pode apagar o fogo e pronto, seu carvão já esta regenerado. Eu faço isto e funciona, fica como novo. Você pode fazer isto quantas vezes forem necessárias, sempre que o carvão estiver saturado.

Você poderá testar este carvão já reativado. Para verificar se o carvão regenerado esta funcionando basta comprar um reagente de cloro para piscina, que custa bem baratinho. Filtre um copo d’água com o carvão restaurado e pingue 2 gotas da solução, nada vai acontecer, bom sinal, seu carvão regenerado esta funcionando perfeitamente. Agora faça o mesmo teste com a água da torneira, sem passar pelo carvão. Vai mudar de cor.

Aqui eu lhe dei as dicas de como regenerar carvão ativado, porém para saber mais sobre o assunto veja a página “Carvão Ativado”.

A próxima dica será sobre “reativar resina mista”. Obrigado



Para alimento de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.

Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.