CORAIS DO AQUÁRIO MORRENDO

Corais do aquário morrendo

Corais do aquário morrendo

CORAIS DO AQUÁRIO MORRENDO



É muito comum eu receber emails dizendo que os corais do aquário estão morrendo, então segue abaixo um lembrete de alguns itens importantes.

Quando os corais estão morrendo me vem logo às perguntas:

a)Como estão os parâmetros ?

b)A iluminação está sendo ideal ?

3)Você está alimentando seus corais ?

4)O sistema de filtragem está funcionando bem ?

5)Você faz Trocas Parciais de Água regularmente ?

6)Você mantém seu aquário na temperatura ideal ?

Como já escrito em outras páginas a água salgada contém todos os elementos da tabela periódica, e obviamente sofre mutações e muitos elementos vão acabando com o decorrer do tempo, ao contrário do oceano, onde a água é renovada a cada instante, o plâncton é inesgotável, as propriedades da água do mar não se esgotam, razão pela qual o aquário marinho sempre deve ser monitorado pelo aquarista, os peixes e corais não vão morrer subitamente, um aviso é sempre dado antes ao aquarista observador, onde as medidas de correção deverão ser aplicadas o mais urgente possível.

Procuro deixar nas páginas deste site o mais detalhado e o mais simples possível, textos explicativos para você ter um aquário sadio, sem mortes corais, peixes ou invertebrados.

Alguns aspectos devem ser observados, principalmente na manutenção do aquário marinho, como por exemplo, a limpeza do Skimmer e das Wave Makers, estes precisam ser limpos regularmente, o Cálcio contido na água do aquário, vai se acumulando no impeller, impedindo sua total capacidade, podendo até travar de vez.

Dica: Ao limpar as bombas e o Skimmer, deixe-os funcionando em água misturada com vinagre de álcool, depois enxague bem. Acredito que nem preciso falar que o Perlon precisa ser trocado quando estiver meio amarelado. Se o Perlon (manta acrílica) for bom, pode ser lavado e recolocado no filtro para usar mais de uma vez.

O filtro biológico posso dizer que é um dos itens mais importantes do aquário, requer manutenção e reposição de bactérias em muitos casos, pois como sabemos uma grande parte vai para o Skimmer e outra grande parte não se reproduz o suficiente, estas explicações você encontra em várias páginas deste site, mas posso lhe adiantar que bio-balls no Sump dão ótimos resultados, quando colocadas em local onde passe forte circulação d’água. Ensino como fazer Bio-balls na página “Experiências”.

A água de reposição DI ou RO tem que ser medida com aparelho vendido em lojas de aquarismo ou no MLivre, onde o resultado deverá apresentar 0(zero).

Além de alimentar os peixes você deve alimentar os corais, como citei acima no mar a fonte de plâncton é inesgotável, mas no aquário é preciso alimentar os corais, inclusive vendo comida de corais neste site. Lembrem-se, corais são carnívoros e consomem partículas orgânicas que são capturadas pelos seus tentáculos, não sobrevivem somente pela fotossíntese das algas Zooxantelas. Corais do aquário morrendo talvez seja um sinal que isto está faltando, uma comida de boa qualidade.

Se seu aquário já é maturado e notou corais morrendo mesmo que eles já estavam lá um bom tempo, obviamente é sinal que algo está errado, então vale a pena comprar alguns kits de testes para averiguar os parâmetros da água, não é preciso exagerar na compra de testes, os básicos já lhe fornecerão grande ajuda, tais como: Cálcio, KH, PH, Nitrato, Fosfato e talvez algum outro que não me recordo no momento. Não é preciso testar tudo, pois se faz TPAs regularmente, utilizando um bom sal, os elementos são repostos. Atento às lâmpadas velhas, com o tempo elas já não emitem a luz com qualidade. Sifonagem do substrato evita o surgimento de níveis altos de nitrato.

Se você já fez várias TPAs (trocas parciais de água) na tentativa de restaurar os corais morrendo e não obteve sucesso, verifique se você não trocou a marca do sal recentemente, talvez o problema esteja aí. Atualmente existem no mercado dois tipos de sal marinho sintético, um é o mais simples, que é destinado apenas para criação de peixes marinhos e outro para corais, então muito cuidado na hora de comprar, se você ver algum sal em promoção ou com preço “mais em conta”, certifique-se que é ideal para corais.

Eu também acho importante ter uma “equipe de limpeza” no aquário, pois estes reviram o substrato em busca de alimento, consequentemente o excesso de comida será consumido por eles. Colocar peixes herbívoros também é uma boa opção para manter as algas do aquário sob controle.

Para quem usa carvão ativado de forma permanente e não costuma fazer TPAs com frequencia, 1 vez por semana, acredito que é bom repor alguns elementos, tais como: Aminoácidos, Elementos Traços, Oxidantes e outros, porque como sabemos o carvão ativado adsorve muitos componentes da água salgada, e isto é verdade, pois na bula, principalmente de remédios, vem escrito para retirar o carvão, então, se os corais do aquário estão morrendo preste atenção à este detalhe também.

Deixei aqui apenas um resumo básico, talvez lhe passasse algum item despercebido, então isto irá lhe ajudar, mas ao longo do site existem muitas dicas para manter seu aquário marinho estável, fornecendo saúde a todos os habitantes.



Para alimento de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.

Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.

Para ver todos os produtos que vendo Comprar Suplementos Marinho