CORAIS MOLES

Corais Moles

Corais Moles

CORAIS MOLES OU SOFT CORAIS


Coral mole ou soft-coral não possui esqueleto calcário, ideal para iniciantes do aquarismo marinho, pois não é necessário dosar cálcio na água, o próprio sal sintético já contem níveis suficientes para eles.Ex. de corais moles: Ricordeas, Zoanthus, Carpet Brown, Mushroons, Xenias, Cloves e muitos outros.Corais moles, em sua maioria, não requerem água com parâmetros tão exigentes levando em conta outros tipos de corais, LPS e SPS. Não necessitam de muito cálcio e luz, são corais mais resistentes, de fácil manutenção, se adaptam em águas de menos qualidade em comparação à outros corais, se reproduzem com mais facilidade.Embora não requererem muita luz, esta será sua principal fonte de energia, porque são fotossintéticos.

Obviamente não se pode deixar corais moles a mercê da sorte, a água deve ser sempre limpa, cristalina, etc. Apenas não é necessário tanta observação em alguns parâmetros da água, tais como: KH(Dureza da água), Cálcio, Magnésio e muitos outros. Não exige tantos suplementos.

Com apenas trocas parciais da água (TPAs) os corais moles vão se reproduzir bem rápido, e num período de um ano, provavelmente eles já estarão o dobro de tamanho.

Certamente o aquarista já deve estar ciente do básico, como por exemplo, o PH que deverá estar entre 8.0 à 8.4, temperatura entre 25 à 28 graus e nitrito zerado. Deverá estar ciente em manter o Sump sempre limpo, principalmente a substituição da manta acrílica, quando estas já estiverem amareladas.

Corais moles gostam de bastante circulação de água, por isto bombas são fundamentais, fazendo com que a água se movimente em várias direções, preferencialmente usar as Wave-Maker que não esquentam a água.

Grande movimentação da água irá contribuir para vários fatores no aquário.

O ideal seria colocar quatro bombas, uma em cada canto do aquário.

Lembrando que ventoinha para dissipar o calor emitido pelas luzes, na tampa do aquário, favorecerá também na oxigenação da água.

Como os corais moles também necessitam de alimento, um bom Skimmer se faz necessário, ele irá remover toda sujeira, poluentes e sobras orgânicas do aquário que não foram aproveitados pelos organismos vivos contidos nele.

Alimentar corais, em minha opinião, é fundamental para obter sucesso, quanto à periodicidade e quantidade vai da observação do aquarista.
Corais moles necessitam de compostos orgânicos dissolvidos na água.

O iniciante irá se deparar com inúmeros suplementos para seu aquário, de diversas marcas, e de numerosos “benefícios”. Em minha opinião, para corais moles, TPAs regulares são suficientes. No entanto, alguns suplementos são ótimos para quem quer estender mais o período de trocas, recompondo a água com estes suplementos, retardando assim algumas TPAs, haja visto que toda vida marinha contida no aquário irá
consumir, de uma forma ou de outra, substâncias encontradas na água, isto é, a água vai perdendo gradativamente suas propriedades.

Aminoácidos e Elementos Traços são ótimos suplementos.

Para o iniciante do aquarismo marinho recomendo anotar em um caderno tudo que está fazendo, os parâmetros da água, dosagem de alimentos, TPAs, testes, etc., pois ficará mais fácil identificar os acertos e eventualmente algum erro.

Cuidado com vícios. As vezes deparamos com algo errado no aquário e notamos que há vários tempos estamos fazendo tal coisa errada, portanto, as anotações serão de grande valia.

Lembre-se a natureza não para, mas caminha em passos lentos, então não faça mudanças bruscas no seu aquário.

Abaixo um vídeo com 2 lindos corais moles, ou Soft corais:

Para alimentação e informações sobre corais duros visite as respectivas páginas.



Para alimento de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.

Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.

6 comentários sobre “CORAIS MOLES

  1. Muito bom as informações aki contida estou no período de cilcagem do meu aquário e pretendo ter corais moles, estou pesquisando muito pra saber quais e como cuodar. Um forte abraço.

  2. As informações são muito boas. O meu aquário esta com 2 meses de ciclagem, já coloquei 1 acellaris e um black, agora estou pesquisando para colocar corais softs. Quais vc indicariam? Abraço.

    1. Obrigado por visitar o site, sempre estarei colocando informações legais e úteis.
      Corais moles que você pode comprar:

      Xenias; Carpet Brown; Yellow polips; Coral Cloves, Mushroons.
      Estes corais crescem rápido. Você também pode colocar Zoanthus, porém estes crescem bem devagar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.