CORAL DUNCAN

Coral Duncan

Coral Duncan

CORAL DUNCAN



Alguns aquaristas chamam de Dunca, mas o correto é Duncan Coral, de nome científico Duncanopsammia Axifuga.Duncan é um coral fácil de cuidar, é extremamente bonito, seu movimento calmo é um conforto para os olhos do observador. Seus pólipos estão sempre estendidos para coleta de comida.É um coral LPS, não requer muita iluminação, portanto seu lugar é mais ao fundo do aquário, isto se você já tiver lâmpadas ideais para um aquário de corais SPS e LPS, mas se tiver lâmpadas somente para corais moles é bom aumentar a iluminação. Nos oceanos este coral habita em áreas mais profundas dos recifes.

O coral Duncan também faz simbiose com as zooxantelas, portanto usa a fotossíntese como sua principal fonte de nutrientes. Não ataca outros corais, pois seus minúsculos tentáculos estão nos longos pólipos que possuem, porém mantê-lo afastado de outros corais para evitar a guerra química (visite a página). Embora tenha pólipos longos não é tão comprido quando comparado aos corais da mesma categoria, ou seja LPS.

Estando com os parâmetros ideais, este coral se reproduz rapidamente, você pode alimentá-lo com zooplâncton, embora utilize a fotossíntese, ele pega também a comida por dispersão ou aplicado diretamente sobre ele com uma seringa. Se você usa comida por dispersão, que fica um tempo na coluna d’água coloque-o num lugar onde haja um pouco de movimentação, mas movimentos moderados, calmos. Se for alimentá-lo com uma pepita ou seringa, faça isto umas três vezes por semana. Tomando estes cuidados ele se reproduz por volta de quatro a seis meses, formando uma nova “cabeça” (divisão) que brotará do seu caule calcário. Planeje o espaço que ele vai ocupar no aquário depois de alguns anos.

O coral Duncan necessita de níveis ideais de estrôncio, porém se você faz TPAs (Trocas Parciais de Água) não é necessário dosar.

São corais sensíveis ao toque, pois quando tocados logo recolhem seus pólipos e requerem um tempo de adaptação ao coloca-lo no aquário. Talvez demore uns dois dias para estender seus pólipos, mas caso isto não ocorra é melhor você mudar o coral de lugar, talvez não gostou da iluminação ou do fluxo d’água.

Também solta toxina quando tocado, são os nematocistos, células urticantes, portanto evite manusear este coral se tiver algum ferimento na mão, ou use luvas. Esta recomendação é para qualquer espécie de coral, pois eles soltam esta toxina pegajosa.

Os corais Duncan são normalmente verde, azul, roxo, cinza ou marrom, com os tentáculos muitas vezes contrastantes com o disco oral, possuem uma base calcária, portanto os níveis de cálcio deverão estar corretos (visite a página parâmetros).

É um coral que gosta de ser alimentado, quer por dispersão ou diretamente através de uma pipeta ou seringa, bem alimentado ele cresce rapidamente, logo irá se dividir, formando uma nova “cabeça” e em pouco tempo terá uma belíssima colônia desta espécie em seu aquário.

Abaixo um vídeo do Coral Duncan que tenho no meu aquário:





Para alimento de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.
Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.

Para ver todos os produtos que vendo Comprar Suplementos Marinho

4 comentários sobre “CORAL DUNCAN

    1. Ducan é um forte coral. Primeiramente não conheço seu aquário e a primeira pergunta que faço é como está seus parâmetros, principalmente o cálcio.
      Mas se tudo está bem talvez o coral esteja enfraquecido por falta de alimentação, dando oportunidades à micro-organismos invasores.
      Eu tentaria fortalecer o coral com alimentação. Se não der resultados eu isolaria ele em um aquário à parte com uma nova água.
      A temperatura também influencia, tanto no coral como para proliferação de micro-organismos, então deve-se permanecer estável, entre 25 a 28º.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.