CORAL XENIA

Coral Xenia

Coral Xenia

XENIA CORAL



As Xenias pertencem ao grupo de Corais Moles ou “Soft-Coral”.Este coral é cativante pelo seu conhecido pulsar, fica com seus pólipos num suave balanço, como se tivesse nadando em ondas.
Também é conhecida como Coral Xenia Pom Pom ou Coral Xenia Pulsante.
Coral de fácil manutenção, indicado para iniciantes, cresce na direção do fluxo d’água e não é agressivo em relação à outros corais.Tudo que precisam são trocas parciais de água (Semanalmente), iluminação forte, alimento na coluna d’água e parâmetros corretos.A adição de aminoácidos fará muito bem.
Não gostam de fluxo d’água diretamente sobre elas, mas tem que haver circulação moderada, pois são animais filtrantes.Colocar uma forte pressão de água para elas pulsarem mais, será o inverso, pois gostam apenas de circulação moderada.Preferem águas mais frias, 26 ou 27 graus no máximo será o ideal.As Xenias gostam de muita movimentação da água, preferencialmente coloca-las na parte superior das rochas, onde a luz é mais intensa.
Se não encontrar luz suficiente este coral vai “andar” para parte mais alta em busca de luz.

Caso as Xenias pararem de pulsar é sinal que algo está errado.

Como uso alimento de dispersão em meu aquário elas se beneficiam das micros partículas que ficam na água. As micro algas zooxantelas contidas nela também lhe proporcionam nutrientes. A fotossíntese deste coral é sua fonte de energia.

Há aquaristas que deixam este lindo coral se propagar no vidro traseiro do aquário, dando um belo visual.

Existem várias cores de Coral Xenias, porém são uniformes, apenas pouca diferença entre os talos e os pólipos.

Nem todas as Xenias são pulsantes, no entanto, somente este tipo de coral é que pulsa. Diz-se que pulsam cerca de oito vezes por minuto.
São também oito tentáculos em sua extremidade que ficam pulsando, abrindo e se fechando rapidamente, o que causa fascínio ao espectador.

Embora resistentes são sensíveis a alterações bruscas nos parâmetros da água, portanto, se estão no seu aquário pulsando é bom não alterar nada.

Não se sabe ao certo o motivo por que elas pulsam, alguns dizem que seria para melhor aproveitamento dos nutrientes em suspensão, outros acreditam que seria para troca gasosa.

O coral Xenia se multiplica rapidamente e logo seus pólipos abraçarão uma rocha inteira, formando gigantescas colônias.

São sensíveis ao manejo, portanto, assim que fixar uma colônia no seu aquário não mexer mais. No manejo ela solta um muco que poderá mata-lá.
Isto também ocorre quando o aquarista quer fazer uma nova colônia, e ao tentar fixar uma muda em alguma rocha pequena, muitas vezes vai tirar fora d’água para colagem, então ela soltará muito mais o muco.

Este coral é encontrado no Oceano Pacífico e no Mar Vermelho, no máximo até nove metros de profundidade, exposto as condições da maré, portanto nota-se que luz intensa é bom para as Xenias.

Espalham-se rapidamente pelo aquário, seus pólipos se desprendem da colônia para formarem outras, muitas vezes perto ou até mesmo encostado em outros corais, motivo pelo qual o aquarista deve ficar atento, podendo até se tornar uma praga caso não haja controle.
Propagam-se também por brotamento.

Seus talos são curtos, grossos e lisos, não ramificados, surgindo então o pólipo em sua extremidade, que pode se fechar não encontrando condições, mas este não entra em seu talo, apenas se retraem. Pode haver dois pólipos numa haste.

Notei em meu aquário que quando os níveis de cálcio estão ideais as Xenias se fecham completamente. Somente com uma boa TPA as fazem recuperar.

O iodo também ajuda este coral, mas cuidado, verifique a dosagem ideal para seu aquário. Comece com 1 gota para cada 100 litros. Coral Xenia é um belíssimo coral.

Se você quer informações sobre outros corais, visite a respectiva página.



Para alimento de corais, peixes, invertebrados e MUITO MAIS Clic Aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.