CORAL ZOANTHUS

Zoanthus

Coral Zoanthus

CORAL ZOANTHUS



Coral Zoanthus belíssimo coral, apresentando-se em diversas cores e de fácil manutenção. É do grupo coral mole ou “Soft-Coral”.Estes corais fazem, como na maioria dos corais, simbiose com as microalgas zooxantelas, responsáveis pelas suas cores e da própria sobrevivência.Em outra página deste site você encontra informações sobre as microalgas zooxantelas.Sua reprodução dar-se por brotamento em sua base onde são ligados por um tecido. Zoanthus são corais de pólipos pequenos.

 

O coral Zoanthus formam colônias com centenas, milhares de pólipos agrupados, formando uma beleza espetacular. Vão se espalhando cobrindo a rocha onde foi colocado. Normalmente se coloca numa rocha baixa, perto do substrato, por não necessitarem de luz intensa e até mesmo pelo seu formato, deixando as rochas altas para corais que ocupam mais espaços verticais e mais exigentes à luz.

São corais resistentes, suportam variações de temperaturas ou altas temperaturas ao contrário de outros corais.

Indicado para iniciantes, pois sua manutenção e propagação se dão apenas com moderada movimentação d’água, luz média ou forte (não precisa ser tão forte) e alimentação. Pode-se alimentar diretamente com uma seringa ou, como eu faço, por dispersão, soltando alimento na coluna d’água beneficiando todos os outros corais.

Sob a luz Led o coral Zoanthus fica com um visual muito bonito, com cores vibrantes e se reproduzem muito rápido.

Como todo coral gosta de Trocas Parcial de Água (TPA). É comum ver seus pólipos se fecharem, mas logo voltam à se abrir. Este fechamento ocorre por defesa, seja o intruso orgânico ou químico. Quando captam comida dispersa na água seus pólipos também se fecham, mas abrem logo.

Estou falando que é um coral fácil de manter levando-se em conta que os parâmetros da água estejam corretos.

Os Zoanthus gostam de água rica em nutrientes, por isto a alimentação se faz necessário para que se desenvolva.

São tantas as cores e formatos, embora todos que conheço em forma circular, suas extremidades podem variar, sendo alguns mais longos, outros mais curtos, mas de uma coloração belíssima, varias cores em apenas um pólipo, no centro sua coloração se contrasta com o restante do pólipo.

Observo em meu aquário que os Zoanthus preferem lugares com menos iluminação.

O aquarista que tiver várias colônias diferentes do coral Zoanthus em seu aquário é possível até mesmo que se obtenha uma variedade diferenciada.

Se você quer informações sobre outros corais, visite a respectiva página.



Para alimento de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.

Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.

6 comentários sobre “CORAL ZOANTHUS

  1. Excelente tópico, e excelente site, está em ajudando muito.

    Agora uma dúvida…Em números quais são os parâmetros ideais para Zoanthus?

    Eles não precisam de uma dosadora não é? Quais nútrientes são mais importantes?

    A alimentação é fundamental para o crescimento?

    Grato, e parabéns pelo trabalho!

    1. Obrigado. O coral Zoanthus não gosta de iluminação forte, como os SPS, motivo pelo qual deve ser colocado no fundo do aquário (substrato).
      Os parâmetros são os normais para aquário marinho. Veja a respectiva página.
      A alimentação não é o principal, a luz sim, mas com uma pipeta ou seringa você os alimenta para que cresçam mais rápido. A comida que vendo neste site é boa para Zoanthus também. Não uso dosadora, adiciono Cloreto de Cálcio e Bicarbonato de Sódio. Qualquer dúvida estou a disposição.

  2. Primeiramente parabéns pela iniciativa do site, muito bom principalmente para iniciantes como é meu caso. Já li seu artigo sobre branqueamento de corais “muito bom” mas aproveitando este sobre o zoanthus e já me desculpando talvez pela inexperiência gostaria de uma ajuda sua, tenho três tipos diferentes de zoanthus não vou saber os nomes e ficam no fundo do aquário em rochas rasteiras próximas ao substrato, mas vamos lá, eles estão branqueando o centro, meu aquário tem cinco meses acredito que não 100% estabilizado porém bem equilibrado, os parâmetros são: kh 8, Ca 390, Ph 8,2, nitrito e nitrato baixo, amônia zero, fósforo abaixo do 0,05, densidade aproximadas a 1023 porém medida em densímetro de simples estes de acrílico acredito e temperatura 27,1 e já chegou a 28,3 C mas não é normal geralmente fica até 27,5 é controlada por collers. Apesar do branqueamento eles estão se multiplicando. Faço trocas parciais de 20% a cada 15 dias com o sal coral pro devido não ter nenhum equipamento de reposição de elemento traços. Trato meus corais com um produto da Red S… A e B que com certeza vc conhece. E encomendei hoje a sua comida pelo ML. Minha iluminação é de led e deixo praticamente 15 horas ligada.
    Conto com seu conhecimento, generosidade e experiência para me ajudar, desde já agradeço.

  3. parabéns pela dicas sobre o zoathus fiquei com uma dúvida, o zoathus tbm libera essa toxina dentro do aquário marinho quando for mexer na Colônia? tenho que usar luvar toda vem que for mundar ela de lugar do aquário?

    1. Sim soltam toxinas, mas é normal pois é sua defesa, mas não é necessário usar luvas para o manuseio porque não chega queimar a mão. Mas se quiser prevenir ou tiver algum ferimento na mão é bom usar. Se tiver Coral Palytoa, este sim… pode até te matar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.