CRUSTÁCEOS NO AQUÁRIO

Crustáceos no aquário

Crustáceos no aquário

CRUSTÁCEOS NO AQUÁRIO

Visite nossa Loja Preços incríveis Clic Aqui

Quando se fala em crustáceos no aquário, logo vêm em mente alguns deles: Caranguejo, Camarão e até a Lagosta (Panulirus argus).

Existem crustáceos para aquário de água doce e salgada.

Primeiramente vamos ver a definição de Crustáceos (resumo):

Arthropoda (Artrópodes). Artrópodes é um grande grupo com mais de um milhão de variedades. Crustáceos, insetos e aracnídeos são 3 dos maiores grupos.

Crustáceos (o prefixo “crusta” significa pele grossa/casca dura).

Crustáceos são animais invertebrados que possuem o esqueleto do lado de fora do corpo, suas carapaças, ou exoesqueleto. Esta carapaça está impregnada com carbonato de cálcio. Não tem coluna vertebral nem crânio, possuem cabeça, tórax e abdômen. Parecem verdadeiras “armaduras”, formadas de quitina e substâncias calcárias, que precisam ser trocadas durante a vida dos camarões, lagostas, siris e caranguejos para que consigam crescer (ecdise).

Eles apresentam (geralmente) cinco pares de patas, dois pares de antenas com dois olhos.

Não só na água existem crustáceos, mas na vida terrestre também, como é o caso do tatuzinho-de-jardim, muito conhecido nos quintais, mas a maioria absoluta habita os mares, lagos e rios, dentre estes os marinhos são a maioria. Os crustáceos apresentam variados tamanhos, desde microscópicos até 4 metros, como é o caso do caranguejo-aranha japonês.

A grande maioria dos crustáceos passa por um estágio larval flutuante, fazendo parte do zooplâncton, base da cadeia alimentar nos mares. Também existem espécies cujo desenvolvimento é direto, sem apresentar estágio larval. Reprodução é sexuada.

O Krill também faz parte do zooplâncton e é o principal alimento das baleias. O plâncton é rico em microcrustáceos, é composto por Dáfnias, Copépodes, crustáceos em formas larvais e outros seres.

Um dos crustáceos muito conhecido é a pulga d’água (Dáfnias), popular no aquarismo visto que é cultivada para alimentar os peixes.

Os crustáceos podem ser carnívoros, detritívoros e herbívoros, com espécies filtradoras, predadoras e parasitas.

Os Paguros, Camarão Bailarino, Camarão Stenopus e Camarão de anêmona são bem conhecidos no mundo do aquarismo marinho, são encontrados em aquários marinhos comumente. Inclusive no aquário marinho os Puffers e Triggers se alimentam de crustáceos também.

Ter caranguejos no aquário também é possível, mas eles precisam ficar um pouco na superfície para respiração, então serão necessárias rochas que ficam para fora da água, onde eles possam subir para pegar ar. Também irão se alimentar de peixes pequenos. Já os Camarões, Lagosta vermelha ou Camarão Pitu também podem ser criados em aquários, porém não é aconselhado aquário comunitário, mas somente para estes crustáceos.

Lembre-se que os Crustáceos trocam seu exoesqueleto à medida que vão crescendo, então não vá pensar que o animal está morto ou morrendo. Acrescente iodo e cálcio na água, isto vai ajudar na formação do tecido e do novo exoesqueleto. Meça os níveis com kit de testes. É muito comum ver a carapaça abandonada no aquário.

Ter camarões no aquário é muito legal, e vai realçar com as plantas devido sua coloração, tanto de água doce como marinho, eles irão ajudar na limpeza do aquário, comendo restos de comida de caem no fundo

Qualquer que seja o crustáceo que você pretenda colocar no aquário, pesquise, veja a espécie certa, converse com um aquarista experiente no assunto.

Neste site você encontra informações úteis de várias espécies de crustáceos, verifique.
Você também pode fazer download de duas tabelas sobre cruzamento e identificação de camarões, basta clicar aqui.

Curiosidade:  O Lagostim-vermelho (Procambarus clarkii) é uma espécie invasora aqui no Brasil e em Portugal, foi proibida no Brasil pela Portaria IBAMA nº 5, de 28 de janeiro de 2008), perdendo assim, a conexão com o hobby.

O caranguejo Chama-maré sai da sua toca quando a maré abaixa e acena sua grande garra, como se estivesse chamando a maré alta de volta. Isto lhe deu este nome, e também caranguejo-violinista. O que você acha? Violinista ou Chama-maré.?



Você pode comprar produtos para aquário “mais em conta” na loja Comida de Corais
Ou se preferir no Mercado Livre Comida de Corais