DRAGÃO MARINHO

Dragão marinho

Dragão Marinho

DRAGÃO MARINHO



O lindíssimo Dragão marinho chega atingir 35 cm de comprimento e é um especialista em se camuflar entre as algas. São primos dos cavalos marinhos, ou seja, são da mesma família Syngnathidae, ambos possuem um focinho alongado. O Dragão marinho chega aos 12 anos de idade enquanto o Cavalo Marinho pode chegar aos 4 anos. O Dragão marinho não usa sua cauda para prender-se, o que seria útil para proteger-se de uma tempestade, já o Cavalo Marinho usa.

Não possui escamas, mas é coberto por diversas placas ósseas, esta armadura é bastante eficaz na proteção contra os predadores. Estas placas se parecem com folhas, e não são elas que oferecem propulsão para nadarem, servem apenas como camuflagem entre as algas.

O Dragão marinho se locomove através de uma barbatana peitoral em seu pescoço e uma nadadeira dorsal nas costas. O belíssimo Dragão marinho nada suavemente, e ao primeiro olhar parece algas flutuando ao sabor das suaves correntes.

Os olhos estão localizados acima do focinho alongado e há uma série de espinhas defensivas ao longo dos lados do corpo.

Sua camuflagem, que é a combinação de tipos diferentes, faz de cada indivíduo o único, não havendo outro idêntico. Ele também pode mudar de cor para se camuflar, mas essa possibilidade depende da dieta, idade, localização e nível de stress.

São duas espécies de Dragão marinho, ambos habitam as águas costeiras do sul da Austrália:

1) O Dragão marinho folhado (Phycodurus eques) é o que apresenta maior número de placas (folhas) é o que mais se parece com ramos folhados (daí o nome), se alimenta de pequenos crustáceos, larvas de peixes e outros seres do zooplâncton, como os piolhos do mar.

Sua camuflagem confunde os camarões que vão se abrigar, que ao invés irem para algas ou folhas caem diretamente na boca do Dragão. Nem presas nem predadores reconhecem o Dragão como um peixe devido sua excepcional camuflagem.

2) O Dragão marinho comum (Phyllopteryx taeniolatus) apresenta bem pouco estas “folhas” e se parece mais com um cavalo marinho.

Outra curiosidade do Dragão marinho é que o pai quem transporta e cuida dos ovos, brilhantes, cor de rosa, (de 100 a 250) até o nascimento, por volta de 6 a 8 semanas. Os filhotes nascem independentes, por volta de 20 milímetros, e se alimentam logo em seguida. Se tornam adultos aos 2 anos de idade, quando então já estão aptos a se reproduzir.

O macho detêm os ovos, depositados pela fêmea no acasalamento, debaixo da cauda esponjosa, onde o tecido é rico em sangue, e logo são fertilizados.

O Dragão marinho vive próximo à recifes de corais, em estruturas colonizados por algas, entre 5 a 30 metros de profundidade. Vivem solitariamente ou em pares.

O Dragão marinho pode ser criado em aquário, pelo menos é o que mostra o vídeo abaixo, mas requerem parâmetros estáveis, água limpíssima, e a temperatura parece ser o principal requisito para longevidade do Dragão.

É proibida a captura deste gracioso peixe e está lista vermelha da IUCN como “Quase em perigo”, portanto, não compre, não capture, seu lugar é na natureza e não num aquário.

O Dragão marinho, de ambas as espécies, são endêmicas da Austrália, pouco se sabe sobre seu comportamento.

São extremamente protegidos por órgãos oficiais da Austrália, como o Australian Marine Conservation Society (DHS), devido ao declínio das espécies (desde 1990), ocasionado pela poluição, escoamento industrial e principalmente pela captura por mergulhadores que insistem em querer te-los no aquário, ou para venda. Os Dragões marinhos estão totalmente protegidos por lei. A Austrália impõe regras rígidas para obtenção da espécie.

Não se conhece, ou o pouco que se sabe, é que a reprodução em cativeiro não obteve sucesso.

Este artigo escrevi depois de muita pesquisa e é tudo que consegui sobre estes maravilhosos  peixes marinhos. Se você quiser complementar esta página basta ir em “comentários”. Obrigado

Veja o vídeo abaixo, contém as 2 espécies do Dragão do mar:





Para alimento de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.

Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.

Para ver todos os produtos que vendo Comprar Suplementos Marinho