EQUIPE DE LIMPEZA AQUÁRIO MARINHO

Equipe de Limpeza no aquário marinho

EQUIPE DE LIMPEZA AQUÁRIO MARINHO

EQUIPE DE LIMPEZA AQUÁRIO MARINHO


Há aquaristas dizendo que a equipe de limpeza no aquário marinho não ajuda na limpeza, pois alegam que eles comem, mas também expelem excrementos dando na mesma coisa. Porém, em minha opinião, a equipe de limpeza é muito útil no aquário marinho, pois eles vão a locais onde há acúmulo de resíduos (excrementos de peixes, restos de comida e animais mortos), onde não há circulação d’água, como por exemplo, buracos nas rochas ou mesmo entre as rochas, sujeira ou restos de comidas presas em corais, locais em que a(s) bomba(s) de circulação não consegue penetrar com seu fluxo d’água, ajudando exportar sujeira para os filtros e Skimmer, além do mais reviram o substrato impedindo a compactação (calcificação) deste, além de ajudar no controle de algas que crescem normalmente no aquário marinho. Não é à toa que são chamados de faxineiros do aquário. São várias as espécies que compõem a equipe de limpeza e cada um tem sua função, que em conjunto com as bactérias irão colaborar para manter o aquário limpo.Paguros (necrófagos e detritívoros), com várias espécies, se alimentam de animais mortos  e restos de comida, inclusive raspam poros das rochas em busca de comida. O Mini-Paguro (Clibanarius sp.) é um ótimo comedor de algas filamentosas, já o Paguro Amarelo (Calcinus tibicen) é bom para limpar resto de comida. Prefira Paguros pequenos (mini-nacionais), tem algumas espécies que crescem demais para o aquário.

Os Paguros, ou caranguejo-ermitão, trocam de casa à medida que crescem, têm o abdômen mole e por isso se protegem morando em conchas de outros paguros abandonadas.

Snails (caramujos) da classe Gastropoda, também tem várias espécies,  o Turbo Snail (Turbo brunneus) e o Astraea Tecta são excelentes contra algas. O Cerithium atratum (Nishi snail) é um bioturbador, remexe o substrato ajudando a não ficar compactado, todos sobem no vidro do aquário comendo algas.

Enfim, são várias as espécies de caramujos, crustáceos e outros seres que compõem a equipe de limpeza que você pode colocar no aquário, mas se for coletar diretamente no oceano (praia) tem que saber que espécie é, pois algumas delas comem corais e outros invertebrados, mas as vendidas em lojas de aquarismo dificilmente causará algum mal.

Eu também gosto de ter em meu aquário marinho Ofiúro, Camarão Stenopus e Camarão Bailarino. Todos estes pequenos seres, além de fazer uma limpeza no aquário são animais lindos, que chamam a atenção do espectador, principalmente o Stenopus com suas cores e enormes antenas, sem falar dos Paguros com seus olhinhos meigos vigiando a população. É muito interessante observar seus hábitos, a maneira com que pegam alimentos e muito mais. O Pepino-do-mar também é um ótimo comedor de detritos.

Obviamente a equipe de limpeza irá ajudar, mas se você exagerar na comida eles não darão conta, é preciso ter equilíbrio, como tudo no aquário marinho, boa circulação d’água, bons filtros biológicos, Skimmer, limpeza de equipamentos, etc.

Geralmente a equipe de limpeza são os primeiros seres a habitar o aquário que passou pelo período de ciclagem, onde começam a surgir algas, mas daí por diante será impossível “viver sem eles”.

Se você pretende ou já tem um aquário com corais, peixes, invertebrados, etc., a equipe de limpeza irá integrar o ecossistema e só fará o bem.

Abaixo um vídeo de um Verme que tenho no meu aquário.

Não faz mal nenhum aos corais, tenho vários, então posso dizer que também faz parte da equipe de limpeza, afinal come restos de comida.





Para alimento de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.
Para ver todos os produtos que vendo Comprar Suplementos Marinho