FILTRO DE AQUÁRIO

Filtro de aquário

filtro de aquário

FILTRO DE AQUÁRIO



Qual o melhor filtro de aquário. Para que serve o filtro?

O filtro do aquário, como o nome já diz, serve para filtrar a água, reter as impurezas, matéria orgânica dissolvida, restos de comida, etc., antes que estes se transformem em amônia, nitrito e nitrato, alguns deles também oferecem oxigenação na água. Veremos adiante:

Os filtros de aquário geralmente possuem três compartimentos, sendo que um deles é para colocar as mídias filtrantes, tais como os de cerâmica, quartzo, bio-balls, e muitas outras, estas mídias oferecem macroporos para colonização de bactérias, chamado de filtro biológico.

Outro compartimento do filtro é para colocarmos a manta acrílica, também chamada de perlon, objetivando a retenção de partículas de sujeira, esta deverá ficar no primeiro estágio do filtro, porque irá reter a sujeira mais grossa, é chamado de filtro mecânico.

O último estágio do filtro é para colocarmos o carvão ativado de casca de coco, chamado de filtro químico, embora que recomendo apenas colocar carvão ativado somente quando a água, eventualmente, amarelar ou ficar com odor.

Neste caso, utilizar este compartimento para mídias filtrantes a fim de colonizar maior número de bactérias.

O carvão ativado remove cloro, metais pesados e outras substâncias tóxicas da água.

É necessário manutenção deste filtro, trocando a manta acrílica quando esta estiver amarela e também o carvão ativado, por volta cada 3 meses, se estiver no modo contínuo. Você também pode colocar as mídias colonizadoras de bactérias debaixo da torneira, de modo que bem rapidamente tire a sujeira grossa, não afetando a camada de bactérias, neste caso somente quando o aquário já estiver com mais de 6 meses de vida, nunca quando estiver no período de ciclagem (entre 3 a 5 semanas). Quando lavar as mídias biológicas repor as bactérias, muito fácil de encontrar em lojas de aquarismo.

Nota: Quando tiver mais experiência, poderá até lavar totalmente as mídias biológicas, porque chega uma hora em que não há mais lugar onde as bactérias se proliferem, então o filtro biológico já não é tão eficaz.

No resumo “Como montar um aquário”, citei que as bactérias estarão em toda parte, no substrato, nas rochas, etc. Também sugeri colocar uma wave-maker, para que haja circulação da água, principalmente na superfície, isto proporcionará uma troca gasosa, beneficiando todos os seres do aquário, inclusive para as bactérias aeróbicas.

Também pode-se colocar um filtro UV (além dos citados), que consiste num mecanismo em que a água passa sobre uma lâmpada ultra-violeta, esterelizando-a, matando alguns microorganismos nocivos ao aquário, bem como fungos, protozoários e alguns tipos de algas microscópicas.

Outro excelente filtro são as plantas naturais, pois elas consomem sujeira, partículas orgânicas, nitratos, potássio e fosfatos, não deixando as algas indesejáveis se aproveitarem destas substâncias para se desenvolverem, por isto, não coloque apenas plantas artificiais, as naturais são as melhores.

No mercado existem muitos tipos de filtros de aquário, analise cada um deles e veja se tem estes compartimentos e principalmente se a água do seu aquário vai passar por ele cerca de 10 vezes por hora.

Se o aquário for relativamente pequeno, os filtros externos, tipo cascata, que fica pendurado no vidro, do lado de fora, irão dar conta, se necessário pode-se colocar vários destes. São ótimos filtros. Nestes filtros possui um dispositivo com uma espécie de perlon que deverá ser trocado periodicamente, porém, ao invés de você comprar o refil basta cortar um pedaço de manta acrílica e amarrar no suporte que fica novo.

Também muito usado em aquário de água doce são os filtros que ficam dentro do aquário, com uma bomba que suga a água e faz com que ela entre no filtro e passe pelas mídias filtradoras. Muitos deles também oferecem a opção de oxigenar a água com bolhinhas de ar. O inconveniente é que compromete o visual do display, mas funciona muito bem. Obs.: Não é necessário ter bolhinhas de ar no aquário, desde que haja movimentação d’água, porém se o aquário for pequeno irá ajudar.

Para aquários relativamente maiores filtros Canister são os mais ideais, ficam fora do aquário, podem ficar escondidos debaixo do móvel ou em outro lugar mais longe do aquário. Encontrado facilmente em lojas de aquarismo ou pela internet, mas verifique a vazão correspondente ao seu aquário. Minha dica é que compre um sempre com uma vazão bem maior do que seria o normal.

Se você não quer gastar muito dinheiro com um filtro, procure no Youtube sobre filtro caseiro para aquário, você vai encontrar boas dicas.

Deixei aqui estas dicas, mas na medida do possível irei postar mais artigos se aprofundando mais no assunto, para você ter um aquário de água doce bonito e saudável.



Vendo alguns produtos para aquarismo com ótimos preços: Promoções

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.