GOBIES

Gobies

Gobies

GOBIES



Para quem tem um aquário marinho com peixes e corais comprar um Gobie, ou Goby será uma boa opção. Gobies ou Gobyes são resistentes e fáceis de manter num aquário, são bonitos e tem hábitos interessantes. São mais de 2.000 espécies, chamados de Caboz, mas no texto abaixo vou citar os mais comuns encontrados em lojas de aquarismo, que são os Gobyes de camarão. Veja o porquê deste nome: A relação simbiótica entre o Goby e o camarão é fascinante e ainda traz dúvidas entre pesquisadores do assunto. Em um recife de corais existe um ecossistema complexo cheio de mutualismo (simbiose), diversos métodos adotados como técnica de sobrevivência destas maravilhosas criaturas aquáticas, todo o empenho é utilizado para se livrar de predadores e não se tornar um alimento, uma destas técnicas, talvez a mais fascinante, é a simbiose entre o Goby e o camarão. Também chamados de Gobyes-Camarão que são 70 espécies que se enquadram nesta categoria.

O Goby Yellow Watchman faz simbiose com o Camarão Pistola.

O amarelo Watchman Goby e o camarão pistola partilham uma relação simbiótica .

O camarão pistola é um excelente construtor caverna, mas tem deficiência visual . Ele fornece abrigo para o caboz , compartilhando sua casa , e o Gobye retorna a favor , avisando o camarão pistola de predadores potenciais, como o caranguejo por exemplo.

Os Gobies tem boa visão enquanto o camarão tem pouca, mas são experts escavadores e podem construir sua toca para si e para abrigar até dois ou mais Gobyes.

Todos os Gobies passam a vida perto do fundo, geralmente entre o substrato e uma rocha, e seu tamanho pode chegar por volta 20 cm de comprimento dependendo da espécie, e outros bem menores que talvez você não os veja caso o aquário seja muito grande, então uma escolha na espécie e bem vinda. Algumas espécies de Gobies também podem saltar do aquário quando assustados ou perseguidos por algum peixe. Não se deve colocar peixes grandes juntos com Gobies, pois alguns deles poderão comê-lo.

Os Gobyes fazem simbiose com o Camarão-Pistola, assim chamado porque estalam um ruído alto, que pode ser ouvido à metros de distância do aquário, e um forte jato de água é lançado, isto porque possuem garras modificadas. Mas nem todos os camarões que fazem simbiose com os Gobies fazem este barulho.

O Camarão prepara sua toca no substrato, passa o dia escavando construindo e limpando sua casa, muitas vezes sua borda (entrada/saída) é protegida por pedaços de coral, cascos de ostras e de outros moluscos. Esta toca abrigará o Goby e o camarão a noite quando então param para descansar, dormir, ocasião em que o camarão fecha a entrada da toca para maior proteção.

É curioso e muito interessante ver o trabalho destes indivíduos, logo que as luzes se acendem é reiniciado o processo, incansavelmente levam o cascalho de um lugar para outro, reabrem as entradas da toca até a noite, limpam a casa, ficam tão ocupados durante o dia que parecem apreciar o trabalho constante, certamente irão chamar a atenção de qualquer espectador do aquário.

O momento perigoso para o Camarão é quando tem que sair da toca para despejar o cascalho.

Enquanto o Camarão trabalha em sua casa, com suas pinças, limpando o cascalho, o Goby certamente estará na entrada da toca, vigiando possíveis predadores, e ao menor sinal de perigo o Goby avisa o camarão, que nesta altura já está com suas “antenas” bem próximas a ele (até em contato com ele), e com apenas um movimento de sua cauda o Goby o avisa, o camarão imediatamente retorna ao fundo da toca para se proteger.

O camarão poderá se aventurar fora da toca às vezes, mas sempre alguns centímetros perto do Gobye.

O Goby, por sua vez, terá uma “casa” segura, livre de predadores, feita pelo “profissional” Camarão escavador, que coletou o material disponível ao redor, consequentemente terá um lugar seguro onde poderá por seus ovos. Este processo de simbiose é chamado de “mutualismo” visto que ambas as partes se beneficiam, ninguém perde, todos ganham.

O formato da toca dependerá da espécie do camarão e o material utilizado será o sedimento disponível.

Se você for colocar um Goby ou um Camarão no seu aquário, não se preocupe com a comida, o Camarão é detritívoro, vai comer tudo que é sobra de matéria orgânica, já o Goby vai se beneficiar da alimentação dos peixes e aproveitar-se de microrganismos encontrados na água, bem como de minúsculos moluscos e crustáceos.

Talvez demore alguns dias para pegar ração, o que é normal, mas logo ele se adapta, tudo vai depender de seu habitat anterior. Não ataca e nem é atacado por outros peixes do aquário, é pacífico, fica sossegado entre as rochas e corais aparecendo algumas vezes. É necessário ter um substrato arenoso e fino, geralmente fica numa toca entre o substrato e uma rocha. Na natureza é encontrado em águas com densidade baixa, em torno de 1.022, mas isto não significa que morrerá no seu aquário com maior densidade.

Se você pretende colocar estes animais no seu aquário não se esqueça de colocar também alguns pedaços de conchas, pedras, corais mortos e de rochas, tudo bem pequeno, para fornecer ao camarão materiais para construção de sua toca.

Como citei acima são muitas espécies de Gobies e “camarões”, das mais variadas cores e cada espécie tem sua peculiaridade, todas muito interessantes, por isto, antes de comprar faça uma minuciosa pesquisa, principalmente na loja de aquarismo de sua preferência. Lembrando que tanto o Gobie quanto o Camarão podem viver isoladamente, não sendo necessário colocar os dois indivíduos no aquário, mas se eu fosse você colocaria com certeza esta dupla incrível, muito divertido, curioso e encantador.

Esta matéria continua em Goby Mandarin – consulte!

Eu tenho um Goby engineer no meu aquário, ele tem hábitos noturnos,  esta sempre arrumando sua toca, mas o Goby Neon é bastante ativo durante o dia, veja o vídeo abaixo:

Curiosidade Goby Neon: Se você for comprar 2 Gobyes Neon tem que ser um casal, porque se for dois machos irão brigar até  morrer. Só é possível distinguir o sexo quando adultos, a fêmea é menor que o macho. É muito legal ter Goby Neon no aquário, ele fica limpando a pele de outros peixes, como o Peixe-Palhaço; Yellow Tang e outros.

Se você já tem um Gobie compartilhe seus conhecimentos, basta ir em “comentários”.



Para alimento de corais, peixes, invertebrados e MUITO MAIS Clic Aqui.