GOBY MANDARIN

Goby Mandarin

Goby Mandarin

GOBY MANDARIN



Mandarin manchado Psychedelic (Synchiropus picturatus), o Splendid Mandarinfish (Synchiropus splendidus) e Spotted Dranonete (splendidus synchiropus) são peixes exóticos e lindos.O Goby Mandarin chama a atenção de qualquer aquarista visto sua magnífica coloração, é um dos mais lindos peixes para aquário marinho com corais.

Goby Mandarin ou Mandarin Dranotete é de difícil manutenção em aquários, pois se alimentam exclusivamente de alimentos vivos, na natureza se alimentam de anfípodas, copépodes e outros invertebrados (crustáceos), mas com paciência e dedicação é possível acostuma-los a pegar ração, alimentos congelados e outros através de uma pipeta ou seringa onde a comida é colocada bem perto dele. Além do mais, ele pegará pequenos organismos no aquário, como vermes (bloodworms e glassworms) e copépodes por exemplo.

Dê comida 3 vezes ao dia, com uma pipeta bem perto dele. Você poderá usar papita de moluscos congelada e artêmias vivas também. Não confie somente de microorganismos do seu aquário para alimentação, pois ele irá consumir muito rápido estes organismos e logo irá faltar, é preciso alimentá-lo com variedades de comidas, inclusive ração.

Se você cultivar artêmias com rotíferos, estas serão enriquecidas com vitaminas e serão muito nutritivas para o Mandarin.

O que causa a morte de Mandarin no aquário é devido, principalmente, à alimentação, por isto siga as instruções corretamente para que ele não morra em menos de 2 meses.

Você também tem a opção de colocar o Mandarin em quarentena para habituá-lo a pegar ração, papita, artêmias e outras comidas. Esta é a forma mais garantida que ele sobreviverá quando colocado no aquário principal.

Coloque alimento vivo (artêmias) junto com ração e vá diminuindo aos poucos a quantidade de alimento vivo até que ele se acostume em pegar a ração ou outro alimento.

Outra opção é ter um refúgio com macroalgas, como Chaetomorpha, por exemplo, aonde a população de copépodes irá se multiplicar e será lançado no aquário através da bomba de recalque.

O Goby Mandarin vive por volta de 3 a 5 anos e seu tamanho adulto chega a 9 centímentros. Requer parâmetros ideais e principalmente boa reserva alcalina. Melhor se colocar um casal no aquário, onde o macho possui espinha dorsal mais longa. Somente para aquários acima de 100 litros, já estabilizados e com parâmetros estáveis. Não gosta de muita iluminação. Vivem no substrato onde fazem sua toca (em meio às rochas) são pacíficos, mas defendem seu território. Não se deve colocar Mandarins de várias espécies no mesmo aquário, nem mesmo 2 machos da mesma espécie, o correto é um casal ou apenas 1 indivíduo.

Curiosidade: Goby Yellow Watchman:

A tradução para watchman é vigia ou guarda. Esse lindo Goby faz uma simbiose com o camarão pistola onde o camarão constrói uma casa para viverem juntos. O camarão se comunica com com o goby por sua antena. O Goby avisa do perigo de predadores e eles se ajudam. O golpe do camarão-pistola provoca uma pequena onda de choque, capaz de desorientar e até matar suas presas. Esse mecanismo, inclusive, é conhecido por interferir na comunicação via sonar entre embarcações.

Como o camarão tem visão ruim, o watchman faz a vigia da toca para os dois se protegerem. Quando vê ameaça o Goby faz um movimento com a cauda e o camarão entra pra toca. Em troca, o camarão cava o buraco e mantém a casa limpa, sempre tirando partículas de substrato, vive cavando.

Em aquário, o Goby não precisa do camarão se tiverem várias tocas e peixes pacíficos.

Tendo um casal de Mandarin no aquário e muito bem cuidado é possível sua reprodução quando então a fêmea irá desovar.





Para alimento de corais, peixes, invertebrados e MUITO MAIS Clic Aqui.