ITUÍ CAVALO

Ituí Cavalo

Ituí Cavalo

ITUÍ CAVALO



Eu tive o privilégio de ter este magnífico peixe, o Ituí Cavalo. Se você tiver um aquário grande com mais de 300 litros, porque ele pode chegar aos 50 cm de comprimento, não perca esta oportunidade.Mas antes vejamos alguns detalhes:

O Ituí Cavalo ou Black Ghost pode viver até 10 anos e não é necessário muita manutenção. Os parâmetros para o Ituí Cavalo são fáceis de obter, o PH entre 6.4 a 7.5, temperatura entre 24 a 28º e água mole. Não se deve deixar em PH neutro, isto irá reduzir seu tempo de vida.

Ele é carnívoro, rações específicas podem ser oferecidas, mas para mantê-lo sadio é bom oferecer larvas de insetos, branchonetas, minhocas, tubifex, Dáfnias ou outros crustáceos, até mesmo peixinhos pequenos, pelo menos 1 vez por semana. É possível acostumá-los a pegar comida durante o dia, colocando sempre nos mesmos horários.

São pacíficos com outros peixes da mesma espécie, embora que territorialistas, com hábitos noturnos, não gostam de movimentação na água no aquário, mas na natureza vivem em águas rápidas de riachos de fundo arenoso. Pode colocar outros peixes, desde que sejam maiores que eles e também pacíficos.

Só é possível identificar o macho da fêmea quando no final do estágio juvenil (adultos), a fêmea é um pouco maior e possui o ventre mais roliço. É ovíparo, porém não tenho informações se é possível sua reprodução em aquários.

Colocar um substrato arenoso (cascalho de rio fino),  se esconde durante o dia em tocas, o aquarista deverá providenciar isto na montagem do aquário, poderá fixar pedaços canos de PVC, tijolo baiano (aquele com furos), troncos ocos, ter um filtro também capaz de providenciar oxigenação da água. Por ter hábitos noturnos não tolera luz forte.

Um dos itens que mais chama a atenção neste peixe é a forma como ele nada, ele vai ondulando sua longa nadadeira ventral, às vezes parece boiando sem controle entre as bolhas do filtro oxigenador, nadam  em vertical e podem ficar deitados no fundo do aquário.

O peixe Ituí Cavalo é cego, mas produz um campo magnético (leve corrente elétrica) que permite identificar o ambiente ao seu redor, é eletro-sensível. Sua corrente elétrica não é capaz de matar um pequenino peixe, serve apenas para sua orientação. Pela diferença de condutividade ele distingue alimentos, seres vivos e outros objetos ao seu redor.

Antes de colocar o Ituí Cavalo no aquário será necessário fazer uma aclimatação bem longa, pois se estressa muito, onde o aquário deverá estar com uma temperatura mais alta (em torno de 29º), mas depois de algumas horas poderá deixar em 26 ou 27 graus centígrados.

Curiosidade: O Ituí cavalo ou Fantasma-negro (Black Ghost) pode comer os olhos de outros peixes durante a noite, quando sai da toca para se alimentar. Existem lendas entre alguns povos da região amazônica de que as almas dos mortos habitavam estes peixes.



Vendo alguns produtos para aquarismo com ótimos preços: Promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.