MORÉIA MIRICTIS

Moréia Mirictis

Moréia Miricts

Não perca esta novidade! Economize muito em suas compras Clic Aqui

MORÉIA MIRICTIS

Visite nossa Loja Preços incríveis Clic Aqui

Olá turma…Faz uns dois meses que adquiri uma Moréia Mirictis, que na verdade não é uma moréia e sim uma ENGUIA.

Sabe qual é a diferença entre Moréia e Enguia?

A diferença é que as enguias têm nadadeiras peitorais e as Moréias não, além do mais as Moréias são predadoras vorazes e não seria possível ter uma junto com os peixes que tenho no meu aquário marinho, já a Enguia vive tranquilamente com diversos peixes, inclusive os pequeninos.

As Moréias são da família Muraenidae e as Enguias da família Ophichthidae.

As Moréias e Enguias compartilham parentesco, ambas pertencem à ordem Anguilliformes.

As Moréias possuem dentes afiados enquanto as Enguias não.

Ela também não come ou belisca corais, apenas poderá derrubar algum coral que não esteja bem colado em uma rocha, porque além de comprida nada desajeitadamente, talvez em virtude do aquário ser um cativeiro pequeno para este ser tão esperto e comprido. Agora ela está com 50 centímetros e vai chegar a 1 metro.

Tem várias espécies de Enguias, mas a que possuo é da espécie Ocellatus (Myrichthys ocellatus), muito fácil de encontrar em lojas de aquarismo, inclusive seu preço é bem pequeno se comparado a outros peixes marinhos.

Procuro alimentá-la sempre no mesmo horário, e parece que ela já se habituou, pois sempre sai do substrato, onde sempre fica enterrada, no mesmo horário para pegar seu alimento. Também noto que frequentemente vai para a superfície e parece pegar um pouco de ar (Possui guelras). Antes de introduzir a Mirictis no aquário coloquei uma tela, tipo mosquiteiro, para evitar que ela salte e acabe morrendo no chão.

Eu utilizo substrato de areia Dolomita, que além de manter a alcalinidade ideal para os corais ela gosta muito, passa a maior parte do tempo enterrada nesta areia, sai apenas quando está com fome. O substrato tem uns 10 centímetros de altura.

Eu alimento a Enguia com Camarão Sete Barbas fresco, todos os dias, quase sempre duas vezes. Corto o Camarão em 3 partes iguais e amasso com os dedos até ficar bem fino, tipo filé, pois ela não possui dentes, você poderá ver no vídeo que ela não mastiga a comida, mas engole inteira como as cobras fazem, quase sempre pedaços mais largos que seu corpo, que logo passa pela sua garganta. Quase sempre dou uma parte do Camarão de manhã e outra à tarde. Alias não vi ela sair do substrato durante a noite, sai apenas durante o dia em busca de comida.

Como ela engole todo o Camarão não há preocupações com Nitrato, algas, etc., porque não há sobras de comida.

Eu adaptei uma vareta onde fixo o Camarão para oferecer a comida a ela, isto para evitar colocar a mão na água sempre, mas não se trata de perigo, como já citei, ela não tem dentes, muitos aquaristas gostam de alimentá-la com os dedos. Ela quase não tem visão, mas também é possível jogar um pedaço de camarão no substrato que ela vai localizar, talvez ela utilize o olfato para isto. No aquário marinho onde está a Enguia, não tem Wave-Maker ou qualquer outro tipo de bomba, pois acho que ela poderia se machucar em virtude de sua pouca visão e nado desajeitado, inclusive a iluminação é fraca, mas suficiente para os corais crescerem, embora que mais lentamente.

Esta Enguia também leva o nome de Mututuca ou cobra d’água, é encontrada em todo litoral brasileiro, mas não corre risco de extinção. Facilmente encontrada entre as colônias de coral Baba-de-Boi, na Ilha dos Porcos, em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro.

Veja este vídeo na íntegra Clicando Aqui

Se você tem um aquário grande (mínimo 200 litros) eu aconselho você colocar uma Myrichthys ocellatus, é um animal muito dócil, bonito, poderá alimentá-la com a mão, não requer grandes cuidados, suporta grandes variações nos parâmetros, inclusive de temperatura, nada na parte frontal do aquário chamando a atenção dos espectadores. Você também poderá colocar pedaços de canos de PVC no substrato, onde ela irá se esconder e passear.

Curiosidade: A Enguia é um peixe catádromo. Cada fêmea da Enguia põe mais de 1.000.000 de ovos. Vivem tanto em águas salgadas, doces ou salobras. Possui campos magnéticos para se orientar durante a migração.



Você pode comprar produtos para aquário “mais em conta” na loja: Comida de Corais
Ou se preferir no Mercado Livre: Comida de Corais