NITRATO

Nitrato

Nitrato

NITRATO



Aqui eu vou explicar de modo resumido como remover nitrato do aquário.Remover, não é o termo correto e sim CONTROLAR, porque sempre haverá Nitrato no aquário, faz parte de ciclo do nitrogênio, mas é preciso controle disto, pois é um dos principais fatores que fazem surgir algas verdes e cianobactérias no aquário marinho, pois elas consomem no Nitrato para crescerem.

O que é Nitrato:

Na decomposição de matéria orgânica gera-se a Amônia, que é transformada em Nitrito pelas bactérias nitrossomonas, por sua vez outras bactérias, as nitrospiras e as nitrobacter “oxidam” o Nitrito em Nitrato, nos processos chamados de nitrificação e desnitrificação. Leia a página “Bactérias Nitrificantes e Desnitrificantes”, neste site. O Nitrato não é tão prejudicial quanto ao Nitrito, muitos peixes vivem com altos índices de Nitrato, porém cada espécie tem sua tolerância, inclusive os Corais e invertebrados, mas estes são mais sensíveis.

Deve ser controlado, pois em excesso causará o surgimento de algas verdes, ficam impregnadas no vidro, nas rochas, nas bombas, aquecedores, fios submersos, etc.

É impossível zerar totalmente o Nitrato pois faz parte do Ciclo do Nitrogênio, são as bactérias em ação.

Como remover o Nitrato do aquário:

Quando há uma deficiência, seja nos filtros, no excesso de alimentação, do Skimmer, na quantidade de habitantes, etc. o Nitrato irá se acumular e o aquarista deverá tomar providências.

Antes de qualquer coisa é necessário saber a causa do alto índice para a devida correção.

Existem dezenas de produtos à venda para eliminar Nitrato, porém o uso destes terá efeito momentâneo.

Como citado acima, as bactérias “consomem” o Nitrato, inclusive o Fosfato, então parece até óbvio como eliminar Nitratos: Acelerar a produção de bactérias para consumir muito Nitrato e Fosfatos, e exportá-las para o Skimmer, a fim de não deixá-las morrerem no aquário e devolver estes nutrientes na água.

Como aumentar o número de bactérias no aquário:

Para aumentar o número de bactérias no aquário aplica-se Carbono orgânico, tais como o açúcar e o vinagre, porém o mais eficaz é a Vodka, que contém etanol (destilado). É preciso muita cautela na dosagem, veja a página “Vodka no Aquário” onde eu explico detalhadamente. Compre Vodka com teor alcoólico de 40%.

Note que para este método é preciso ter um bom Skimmer, porque terá que eliminar estas bactérias “carregadas” de Nitrato, esta é uma das funções do Skimmer, caso contrário estas bactérias devolverão estes nutrientes para o aquário quando morrerem.

Seguindo rigorosamente este método (Vodka) você se livrará do Nitrato e Fosfatos, mas se por alguma razão não quiser usar este método, aconselho você acrescentar nos seus filtros, Zeolita removedora de Amônia, que são umas “pedrinhas” vulcânicas capazes de eliminar Amônia, Nitritos, Nitratos e Silicatos, muito fácil de encontrar à venda na internet e lojas de aquarismo, o único inconveniente é que não é regenerável, e você terá que trocá-las a cada 90 dias, mas funciona.

Outra opção é o cultivo de macro algas, como a Alga Chaetomorpha por exemplo, o inconveniente é que precisa ter um espaço grande, à parte, com boa iluminação para seu crescimento. Esta alga é ótima para remoção de Nutrientes do aquário, mas é preciso um grande espaço, só um pouquinho dela não irá resolver. Se você tem um espaço, outra opção é fazer um filtro de algas, com tela, você encontra muitos projetos (DIY) na internet, e funciona melhor que cultivo de macro algas, ou ter ambas.

Como evitar o surgimento de altos níveis de Nitrato no aquário:

Para não ter problemas com Fosfatos ou Nitratos eu aconselho fazer Trocas Parciais semanais de 20%. Ter um bom Skimmer, Carvão ativado, Manta acrílica, usar água DI ou RO, boas mídias para proliferação de bactérias, bomba de recalque que faça circular a água do aquário 20 vezes, ou seja, para um aquário com 200 litros utilizar uma bomba de 4000 litros por hora.

Outra dica é periodicamente lavar as mídias biológicas, pois chega “uma hora” em que elas ficam totalmente cobertas por bactérias, impedindo o crescimento de outras, consequentemente diminuindo o consumo de nutrientes, o estado das mídias ficam estacionárias.

Se você tem algo a acrescentar utilize o formulário, será bem vindo aos outros aquaristas com problemas de algas verdes, excesso de Nitratos.



Para comida de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.

Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.

Produtos para aquarismo com ótimos preços: Comprar Suplementos Marinho