O QUE COMPRAR PARA MONTAR UM AQUÁRIO MARINHO

O QUE COMPRAR PARA MONTAR UM AQUÁRIO MARINHO:

O QUE COMPRAR PARA MONTAR UM AQUÁRIO MARINHO

O QUE COMPRAR PARA MONTAR UM AQUÁRIO MARINHO


Na página anterior eu sugeri começar com um aquário de no mínimo 100 litros.Abaixo segue uma lista dos principais itens que você precisa comprar para montar um aquário marinho.

Em primeiro lugar comprar o aquário (vidro), porém atento para este detalhe, pense se vai furar o aquário ou usar o sistema overflow. Peça para o lojista lhe mostrar as diferenças ou procure informações no Youtube. O aquário (vidro) para marinho não tem “cintas” ou travas na parte de cima, o que impedirá uma boa iluminação, ou terá o mínimo possível, dependendo do tamanho do aquário.

A tampa não pode ser de madeira, o aquário deverá ficar aberto na parte de cima, a tampa de madeira com o tempo vai apodrecer com a maresia. As lâmpadas esquentam muito a água, principalmente se o aquário ficar tampado. Consulte na loja ou veja no Youtube sobre iluminação e tampa do aquário marinho. Agora só se usa LED e são as melhores, são econômicas, duráveis e não esquentam muito.

Bombas de circulação, 2 no mínimo. Dependendo do tamanho do aquário vai de 2000 Litros por hora até 5000l/h.

Cascalho, preferencialmente de dolomita, para ajudar estabilizar o KH.

Rochas, em minha opinião, o mínimo possível. Algumas altas outras baixas, para receber diferentes tipos de corais.

Termostato. Dependendo do tamanho (até 100 litros) um termostato de 300 W., passando dos 100 litros aconselho comprar um controlador de temperatura Coel (ou outra marca), vendido no Merc. Livre e acoplar aquecedores (sem termostato) então você poderá colocar quantos aquecedores forem necessários.

Inclusive compre 2 controladores: Um para aquecimento outro para resfriamento, neste caso o sensor vai ativar “ventoinhas”  para resfriar, este é o método econômico, mas se tiver $ sobrando compre um Chiller.

Tem alguns controladores de temperatura que fazem as duas funções.

Vai precisar de um Sump. Veja as medidas proporcionais ao aquário que vai comprar.

No Sump vai o Skimmer (fundamental) escolha um com ótima capacidade. Não sei lhe dizer que marca é boa. Mas as marcas Bubble Magus; Octopus são muito comentadas. Mas existem muitas marcas boas no mercado, então sugiro que você compre um, com pelo menos o dobro da capacidade do aquário. Quanto menores as micro bolhas fizer, melhor é o Skimmer.  Veja também a capacidade da bomba que vem no Skimmer.

No período de ciclagem não se usa Skimmer, só no finalzinho.

Eu aconselho comprar Bio-Balls ao invés de mídia de cerâmica, mas fica a escolha para você, também pode comprar as duas coisas.

Comprar Carvão ativado e manta acrílica.

Bomba de Recalque (dependendo do tamanho do aquário veja a vazão corespondente). É esta bomba que vai levar a água do Sump ao aquário.

Filtro UV – É sempre bom ter, no caso de alguma infestação por bactérias, algas, fungos. Um dia você vai precisar.

Ventoinhas para resfriamento das lâmpadas que irão na “tampa”.

Eu uso Temporizador para programar o horário que as luzes irão acender e apagar.

Eu não uso reator de cálcio, mas você quem decide se for usar reator de cálcio irá precisar do Cilindro de CO2. Para adicionar cálcio sem reator pesquise a matéria neste site.

Eu não tenho refúgio, mas você quem decide. É um aquário menor que o Sump para o cultivo de algas e micro organismos. É útil para diminuir a quantidade de nutrientes do aquário.

Estes são os principais itens que você precisa comprar para montar um aquário marinho.

Acho que não me esqueci de nada. Qualquer dúvida mande-me um email.

Obrigado



Para alimento de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.

Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.