PARÂMETROS AQUÁRIO MARINHO

Parâmetros Aquário Marinho

Parâmetros Aquário Marinho





PESQUISE ABAIXO SE NÃO ENCONTROU:

PARÂMETROS AQUÁRIO MARINHO

PARÂMETROS DO AQUÁRIO MARINHO

Parâmetros Água Salgada
Parâmetros ideais da água salgada. Abaixo esta apenas um resumo, levando em conta que o aquário já passou pela fase crítica, a de ciclagem, que leva de 30 a 40 dias. No aquário marinho os parâmetros devem se manter estáveis, não podem ocorrer mudanças brutas.

O PH da água deve ficar entre 8.0 a 8.4, o ideal é 8.2, deve-se manter o mais estável possível, dentro da faixa. Se ficar maior ou menor do citado, irá comprometer os habitantes do aquário.

A salinidade, vamos tratar aqui como densidade da água, que nada mais é do que a quantidade de sal dissolvido na água. É medido através do densímetro com a água aos 25 graus.

O resultado deve estar entre 1.020 a 1.030 levando em consideração os animais que podem vir de águas de diferentes salinidades.

Eu deixo no meu aquário 1.025, mas antes de introduzir qualquer espécie faço uma prévia adaptação.

A temperatura é outro fator superimportante para aquários marinhos, pois não pode haver alterações abruptas. Deve ficar entre 25 no mínimo e 28 no máximo. O ideal é manter em 26 graus.

O cálcio, que acredito ser o parâmetro mais difícil de manter deve ficar entre 400 a 450 ppm. O ideal seria 420 ppm. Para o bom crescimento dos corais.

Abaixo desta faixa os corais irão morrer vagarosamente, pois não irão encontrar meios para formarem o esqueleto calcário. Exceto os corais moles. Visite a página corais moles.

É necessária a reposição de cálcio, pois os corais, algas coralinas e outros irão consumir cálcio diariamente.

Dureza de Carbonatos o KH, que deve ficar entre 7 a 10. No meu aquário mantenho em 8.

O Magnésio (Mg) deve ficar entre 1250 a 1450 ppm. As trocas parciais (TPAs) corrigem automaticamente estes valores no meu aquário.

O Fosfato (PO4) provavelmente estará zerado em aquários já estabilizados, mas se tiver até 0.05 está bom. O nível ideal de Fosfato é 0.03 ppm.

A Amônia (NH3) deve estar zerada. Nitrito (NO2) zerado. Nitrato (NO3) Zerado, porém até 0,10 está bom.

Saindo fora destes parâmetros os habitantes do aquário estarão em perigo, inclusive corais, procure a causa com urgência.

As medições destes parâmetros são essenciais, mas existem aquaristas mais aficionados que medem também Sílica, Iodo, Estrôncio, Boro, Ferro, ORP, etc.

Uma dica para quem não tem Reator de Cálcio e precisa manter os parâmetros certos: Para aumentar o KH use Bicarbonato de Sódio PA, mas exija que seja PA, pois os comuns (encontrados em Supermercados) contêm muitos metais pesados.

Para aumentar o Cálcio use Cloreto de Cálcio Escamas, vendido no Merc. Livre bem baratinho.

Inicie a dosagem com 15 gramas de cada por dia (para cada 100 litros de água).

Misture 15gr de Bic.de Sódio Pa em 1 litro de água (de reposição DI ou RO), e coloque no Sump. Após 1 hora faça o mesmo com o Cloreto de Cálcio. No dia seguinte faça a medição, mas não tente chegar nos parâmetros ideais abruptamente, continue a mesma dosagem diariamente se for o caso.

Obviamente existem estes produtos (específicos para aquário) na própria loja de aquarismo, mas esta é uma dica para quem quer economizar uns bons trocados.

Poderia até indicar um produto para aumentar o PH, mas acho que se o PH estiver baixo algo está errado, tem que descobrir a origem: Compare o teste com outras marcas, veja se não tem amônia na água, ou talvez o sal que está usando não seja bom.

Em minha opinião não é necessário analisar tantos parâmetros, mas sim os essenciais: PH, KH, Cálcio, Densidade e Temperatura. Estando com estes parâmetros corretos e fazendo trocas parciais semanalmente o resto vai bem, obviamente sempre atento à limpeza do aquário e do Sump.

Se você notar algum problema no seu aquário, como por exemplo, crescimento de algas, corais não abrem, peixes parados, etc. verifique então os outros parâmetros para detectar o motivo. Provavelmente será excesso de comida ou de suplementos.

O aquarista nesta situação deverá fazer trocas parciais de água com mais frequência.

Nota: Não é somente os parâmetros da água que devem ser observados, Iluminação, movimentação da água interna e sistemas de filtragens também são fortes concorrentes para o sucesso do aquário. Corais necessitam (também) de forte iluminação, veja a página correspondente.

Obs.: Embora a literatura diga que o nível de Cálcio ideal para aquário marinho deva ficar em 420 ppm, eu aconselho deixar nos 380 ppm, pois acima disto terá problemas com as bombas e substrato, a manutenção destes itens se tornará mais frequente, o substrato terá que ser remexido periodicamente para não se tornar uma placa calcária, as bombas irão parar de funcionar se não houver uma limpeza constante, pois eixo ficará cada vez mais encrustado de Cálcio. Além do mais 380 ppm é o suficiente para corais duros, por experiência própria.

Se você quer informações sobre corais, visite a respectiva página.

Vendo produtos de aquarismo no Mercado Livre: Comida de Corais