PARASITA COMEDOR DE LINGUA

Parasita comedor de língua

Cymothoa exigua-Parasita comedor de língua

PARASITA COMEDOR DE LÍNGUA



Cymothoa exigua é o nome do parasita que come a língua do peixe, e continua lá assumindo o papel da língua, tornado-se parte do peixe pelo resto da vida.

O Cymothoa exigua é um parasita crustáceo (como as lagostas, camarões e os caranguejos) da família Cymothoidae, que habita praticamente em todos os oceanos, inclusive no Brasil, pode chegar entre 3 a 4 centímetros de comprimento e é hermafrodita.

Este parasita isópode entra na boca do peixe pelas brânquias e se fixa na língua deste, e suga o sangue da língua até esta se atrofiar, e posteriormente se liga à base do músculo lingual, substituindo a língua do peixe, e passa a alimentar-se de tudo que o peixe consome.

O peixe hospedeiro é capaz de usar o Cymothoa exigua como uma língua normal e, aparentemente, o parasita não causa nenhum outro mal.

Não se sabe ao certo o motivo disto, mas uma hipótese é um desequilíbrio no ecossistema marinho, devido à pesca, fazendo deste parasita um predador, ocasionado por alguma mudança na cadeia alimentar.

Muito encontrado em peixes do Golfo da Califórnia, mas se espalhou por todos os mares, pois o parasita pode viajar na boca do peixe. Um estudo realizado no mar Mediterrâneo mostrou que essa espécie comedora de língua tem se tornado mais comum entre os peixes da região: 50% dos peixes analisados tinham o parasita no lugar da língua.

Estes parasitas entram pelas brânquias do peixe e um deles irá se tornar fêmea e será ela quem vai se fixar na língua do peixe. Somente a fêmea se torna a língua do hospedeiro, e depois que acasalar com outros machos que entram no peixe, vai dar à luz a muitos machos, em forma de ovos (cerca de 600 ovos) que irão à procura de outros peixes e o ciclo continuará. O Cymothoa exigua macho é menor, e prefere aderir-se às guelras (brânquias) do peixe hospedeiro.

É possível surgir um Cymothoa exigua no aquário marinho?

Sim. Como este parasita encontra-se em todos os mares, podem ser exportados por criadores, juntamente com centenas de peixes ornamentais marinhos, corais e anêmonas. Se você encontrar um destes no seu aquário marinho, procure produtos à venda em lojas de aquarismo, existem bons produtos para acabar com parasitas, mas cuidado com os que contém cobre, neste caso o peixe afetado deverá ser isolado do aquário principal.

Pesquisadores revelam que o parasita não causa mal ao hospedeiro e pode até ser benéfico, visto que os protegem contra doenças, mantendo-os limpos e removem outros tipos de parasitas.

Veja o Parasita comedor de língua no vídeo:

 

Se você já encontrou um Cymothoa exigua no seu aquário marinho, comente!



Para alimento de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.

Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.

Para ver todos os produtos que vendo Comprar Suplementos Marinho