PARASITA COMEDOR DE LINGUA

Parasita comedor de língua

Cymothoa exigua-Parasita comedor de língua





PESQUISE ABAIXO SE NÃO ENCONTROU:

PARASITA COMEDOR DE LÍNGUA

Cymothoa exigua é o nome do parasita que come a língua do peixe, e continua lá assumindo o papel da língua, tornado-se parte do peixe pelo resto da vida.

O Cymothoa exigua é um parasita crustáceo (como as lagostas, camarões e os caranguejos) da família Cymothoidae, que habita praticamente em todos os oceanos, inclusive no Brasil, pode chegar entre 3 a 4 centímetros de comprimento e é hermafrodita.

Este parasita isópode entra na boca do peixe pelas brânquias e se fixa na língua deste, e suga o sangue da língua até esta se atrofiar, e posteriormente se liga à base do músculo lingual, substituindo a língua do peixe, e passa a alimentar-se de tudo que o peixe consome.

O peixe hospedeiro é capaz de usar o Cymothoa exigua como uma língua normal e, aparentemente, o parasita não causa nenhum outro mal.

Não se sabe ao certo o motivo disto, mas uma hipótese é um desequilíbrio no ecossistema marinho, devido à pesca, fazendo deste parasita um predador, ocasionado por alguma mudança na cadeia alimentar.

Muito encontrado em peixes do Golfo da Califórnia, mas se espalhou por todos os mares, pois o parasita pode viajar na boca do peixe. Um estudo realizado no mar Mediterrâneo mostrou que essa espécie comedora de língua tem se tornado mais comum entre os peixes da região: 50% dos peixes analisados tinham o parasita no lugar da língua.

Estes parasitas entram pelas brânquias do peixe e um deles irá se tornar fêmea e será ela quem vai se fixar na língua do peixe. Somente a fêmea se torna a língua do hospedeiro, e depois que acasalar com outros machos que entram no peixe, vai dar à luz a muitos machos, em forma de ovos (cerca de 600 ovos) que irão à procura de outros peixes e o ciclo continuará. O Cymothoa exigua macho é menor, e prefere aderir-se às guelras (brânquias) do peixe hospedeiro.

É possível surgir um Cymothoa exigua no aquário marinho?

Sim. Como este parasita encontra-se em todos os mares, podem ser exportados por criadores, juntamente com centenas de peixes ornamentais marinhos, corais e anêmonas. Se você encontrar um destes no seu aquário marinho, procure produtos à venda em lojas de aquarismo, existem bons produtos para acabar com parasitas, mas cuidado com os que contém cobre, neste caso o peixe afetado deverá ser isolado do aquário principal.

Pesquisadores revelam que o parasita não causa mal ao hospedeiro e pode até ser benéfico, visto que os protegem contra doenças, mantendo-os limpos e removem outros tipos de parasitas.

Veja o Parasita comedor de língua no vídeo:

 

Se você já encontrou um Cymothoa exigua no seu aquário marinho, comente!

Vendo produtos de aquarismo no Mercado Livre: Comida de Corais