PEIXE AGULHINHA

Peixe Agulhinha

Peixe Agulhinha

PEIXE AGULHINHA



Na página anterior comentei que o Peixe Agulhinha pode ser incluído num aquário de Lebistes, pois bem, o Agulhinha também é ovovivíparo, de superfície, e os parâmetros para criação do Agulhinha são idênticos, inclusive a alimentação, porém toleram o PH mais baixo.Sorte do aquarista que encontrar e puder comprar este peixe, pois é muito legal e exótico, tem o mesmo preço do Lebiste, bem baratinho. Os Agulhinhas vêm comer na mão do aquarista, pode-se oferecer vários tipos de alimento: Mosquitos; Daphnias; Rações flutuantes, Larvas e suplemento de Spirulina.

O Peixe Agulhinha prata (Dermogenys pusilla/pusillus),tem este nome porque é fininho e comprido, devido sua mandíbula inferior ser mais alongada que a superior, e é prateado.

Assim como os Lebistes você pode ter somente machos no aquário, mas brigas ocorrerão, ou senão de 2 a 3 fêmeas para cada um.

Para criação do Peixe Agulhinha é necessário ter várias rochas, pedras e plantas (flutuantes), que servirão de esconderijo e é onde terão suas tocas, uma vez que são um pouco territorialistas.

Os machos chegam aos 5 centímetros e as fêmeas aos 7 centímetros e no aquário podem viver entre 2 a 3 anos.

O macho é menor, geralmente com uma mancha vermelha na cauda, e apresenta uma modificação na nadadeira anal, em formato cilíndrico, que recebe o nome de andropódio, que é utilizado para inserir o esperma na cópula. A fêmea é maior, possui o ventre roliço e sua nadadeira anal é em formato de “leque”. Só é possível a identificação quando atingirem a idade adulta.

O Peixe Agulhinha é de fácil reprodução, desde que observados os parâmetros constantes, principalmente em aquários maiores que 50 litros com bastante plantas naturais e esconderijos como já citado. Os alevinos que nascerem neste aquário procurarão se esconder, caso contrário serão comidos pelos adultos, inclusive pelos pais.

Os alevinos nascerão entre 30 a 40 dias após a cópula e na 3ª semana de vida começam a desenvolver o “focinho” alongado como o do pai. Deve-se observar o tipo de filtragem neste aquário para que a bomba não sugue os filhotes.

Para relembrar, os parâmetros ideais para criação de Agulhinhas são:

PH entre 7.2 a 8.0 – Temperatura: ideal 27 graus. Claro que estes são os principais, mas não devem sofrer alterações, devem ser constantes. Boa qualidade da água, sem cloro. Fazer TPAs e sifonagens periódicas para que a Amônia não apareça.



Vendo alguns produtos para aquarismo com ótimos preços: Promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.