PEIXE BETTA

Peixe Betta

Peixe Betta

PEIXE BETTA



Olá amigas e amigos leitores.A intenção deste post não é falar sobre criação de Bettas, mas sim informar àqueles curiosos em criar um Betta, para que NÃO deixem este peixe sofrer tanto num aquário pequeno, geralmente “beteira”.

Este peixe pode viver num aquário sadio durante anos, entre 4 até 5 anos, mas num aquário menor que 20 litros sua vida será certamente encurtada.

Quando vejo alguém levar para casa 1 Betta para colocar numa “beteira” acho uma judiação, e certamente comprou porque notou sua beleza sem igual, mas por não saber a verdade irá deixa-lo em confinamento e o terá por apenas algumas semanas com vida.

Então vou deixar apenas algumas dicas para que você não maltrate este lindíssimo peixe.

O tamanho mínimo de um aquário para 1 Betta seria em torno de 30 litros, com altura próxima dos 25 cm.

Reproduza neste aquário seu habitat natural, coloque substrato (pode ser areia fina de rio), plantas, troncos e pedras. Não precisa de iluminação tão forte, só o necessário para as plantas se desenvolverem. Monitore o PH que deverá ficar em torno de 7.2 à 7.6. Também será necessário ter um Termostato, para manter a temperatura constante entre 24 à 26 graus.

Assim como qualquer aquário, é fundamental que tenha um bom filtro, que a água passe por este filtro no mínimo 4 vezes ao dia. Tendo um bom filtro não será necessário ter aquelas “bolhinhas” de ar dentro do aquário, além do mais, o Betta não gosta de água com forte movimentação, e é adaptado para águas com pouco oxigênio, pois o retira da superfície.

Depois de montado e devidamente ciclado (leia a matéria neste site), com seu Betta já no aquário lembre-se que é necessário fazer TPAs (Troca Parcial de Água), o ideal é trocar 20% cada 15 dias, isto para 1 peixe.

O peixe Betta é carnívoro, existem boas rações à venda em lojas de aquarismo, mas o importante é variar: Larvas de mosquito; insetos; tenébrios, artêmias, etc., flocos e boas rações específicas. Nunca coloque comida em excesso, alimentar um Betta 3 à 4 vezes ao dia será o suficiente. Verifique se a quantidade oferecida não caiu no substrato, isto será sobra e ocasionará prejuízos.

Você também poderá iniciar uma criação à parte de Dáfnias, Enquitréias, Branchonetas, etc. São alimentos vivos para os alevinos e peixes juvenis.

Posso colocar mais peixes junto com Betta?

Claro que sim. Desde que o tamanho do aquário comporte.

O que não pode é colocar mais que 1 Betta no aquário, principalmente se for macho, irão brigar até a morte, fêmea só para reprodução. Mas pode colocar outras espécies de peixes, observando alguns detalhes importantes:

Peixes que não se pode criar junto:

Platys, Guppys, Molinésia, Paulistinhas, Tricogaster, Barbos, Carpas e Ciclídeos maiores que ele.

Peixes que podem ser criados junto:

Bótia Palhaço, Corydoras, Rásbora arlequim, Ciclídeos pequenos e outros peixes menores e pacíficos, sempre observando a compatibilidade do PH. O Betta é de superfície, então peixes de fundo será uma boa opção.

Um bom vendedor lhe poderá indicar os peixes que possui para juntar-se ao Betta.

Tendo apenas a fêmea do Betta acrescentar outras espécies no mesmo aquário será bem mais fácil.

Um aquário com bastantes plantas, inclusive de superfície as chances são bem maiores.

Tendo um pouco de paciência, típico do aquarista, tudo se resolve.

Como citei acima, o objetivo deste “post” não é ensinar a criar Bettas ou mesmo sua reprodução, isto você encontra facilmente fazendo uma busca no Google, por isto pode achar este texto meio incompleto, mas o que eu quero transmitir é que este maravilhoso peixe merece respeito, ofereça o habitat natural dele, não o deixe confinado numa beteira. Você verá que ele ficará mais bonito do que quando o comprou.

Dica: Procure no Youtube sobre: “Acasalamento do peixe Betta”, você vai se encantar.



Obrigado

Se quiser comentar, utilize o formulário abaixo.
Vendo alguns produtos para aquarismo com ótimos preços: Promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.