PEXE DOJÔ

Peixe Dojô

Peixe Dojô

PEIXE DOJÔ

Visite nossa Loja Preços incríveis


Peixe Dojô – Misgurnus anguillicaudatus.

É um peixe de água doce da família Cobitidae, onívoro, faz parte da equipe de limpeza no aquário de água doce, pois come a comida que cai no substrato, não deixando esta se converter em amônia, porém, deve ser alimentado assim como os outros peixes, rações de fundo, alimentos vivos (preferencialmente), spirulina, etc. É um peixe de fundo (bentônico) e geralmente fica mais ativo a noite, pois na natureza tem hábitos noturnos.

Seu tamanho adulto pode chegar aos 25 cm, porém no aquário não vai ultrapassar 15 cm, e se adapta à uma grande faixa de PH, entre 6.5 a 7.5, inclusive a temperatura, que pode ficar entre 19º a 23ºC, prefere água mole e ligeiramente ácida. Estes parâmetros devem permanecer estáveis.

O Dojô é onívoro, gosta de se enterrar no substrato de areia fina ou se esconder em raízes de plantas de superfície, como Aguapé por exemplo.

O peixe Dojô apresenta uma coloração rajada, meio bege acinzentado, possui delicados barbilhões (bigodes). Reproduz-se facilmente em lagoas de água rasa.

Depois que a fêmea libera os ovos o macho irá fertiliza-los. Os alevinos devem ser separados para não serem comidos.

O dimorfismo sexual só é notado no peixe adulto. A fêmea possui o ventre mais roliço que o macho, e este apresenta nadadeiras peitorais em forma triangular e nas fêmeas são mais redondas.

O Dojô pode ser colocado num aquário comunitário, mas não é muito indicado para plantados, pois remove o substrato e poderá soltar alguma planta não bem enraizada, bem como agitar o substrato fértil provocando uma turvação na água.

Gostam de vasculhar buracos, portanto, cuidado com os filtros, assegure-se de que o Dojô não consiga entrar em alguma fresta das bombas. Há relatos de alguns aquaristas que o Dojô saltou do aquário, morrendo no chão, portanto, atente-se para o fato, talvez seja necessário cobrir o aquário.

Eu acho muito legal ter peixe Dojô no aquário, tenho em meus aquários de água doce, uns ficam mais claros outros mais escuros, os meus dificilmente se enterram no substrato, mas ficam nas raízes do Aguapé. Sobem ligeiramente para a superfície pegar ar. Vasculham todo o aquário em busca de comida. Eu os alimento 3 ou 4 vezes ao dia.




Vendo alguns produtos para aquarismo com ótimos preços: Promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.