PEIXE FALCÃO

Peixe Falcão

Peixe Falcão

PEIXE FALCÃO



Olá leitores, hoje vou falar de um peixinho muito legal, é o Peixe Falcão.O Peixe Falcão ou hawkfish, da família Cirrhitidae são associados aos recifes de coral do Atlântico Ocidental, Oriental e do Indo-Pacífico.

Nos recifes de corais este peixe fica no topo do terreno, em cima de um coral, onde observa com cautela predadores e sua vítima que servirá de comida, daí o nome Falcão. Comem crustáceos, pequenos invertebrados, camarões, moluscos, pequenos peixes, etc., a maioria tem maxilares relativamente grandes e dentes afiados que são ideais para capturar crustáceos, sua comida preferida.

Os Hawkfishes são tropicais, com cores vibrantes, com cabeças grandes, corpo alongado, são pequenos, entre 7 a 12 cm de comprimento. São carnívoros.

A variedade mais procurada para aquário marinho é o Longnose Hawkfish, onde poderá misturar com outros peixes sem problemas. Todos os Hawkfishes Longnose começam a vida como fêmeas.

Os Hawkfishes, devido suas barbatanas sem pele, conseguem percorrer nos corais de fogo sem nenhum dano.

A maior parte dos hawkfishes são de natureza solitária, mas alguns formam pares e compartilham um mesmo coral. Outras espécies formam haréns de até sete fêmeas dominadas por um macho maior. São ovíparos.

Para se ter um Peixe Falcão no aquário é preciso colocar vários esconderijos, tocas e corais, um aquário de no mínimo 100 litros seria o ideal. Os parâmetros para o Peixe Falcão são os fáceis de obter, ou seja, PH de 8 a 9, Temperatura entre 24 a 26 graus e Densidade entre 1023 a 1024, aceitam comida congelada, rações e gostam de capturar pequeninos animais no aquário. Adapta-se facilmente quando introduzido no aquário.

Suas cores vibrantes ganharam reputação no hobby do aquarismo, seu corpo comprido, branco meio rosado, com listras vermelhas ou marrons meio que quadriculadas, mechas amarelas brilhantes, suas “espinhas” também coloridas e longas chamam a atenção do espectador.

É um peixe incrível, tem uma curiosidade única: Num harém onde já não se comporta mais fêmeas para somente 1 macho, uma delas muda de sexo tornando-se macho, dividindo-se então o harém, mas se por ventura este “novo” macho perder fêmeas para um outro harém voltará à ser fêmea, inclusive apta para reprodução. A fêmea produz estrogênio, mas quando estimulada a mudar de sexo começará produzir testosterona até mudança total de sexo. Espécies hermafroditas estão aptas às transformações e exercer funções de macho ou fêmea, mas o hawkfish se transforma levando-se em conta a capacidade do macho em suportar seu harém. Também ocorre esta transformação caso o macho dominante morrer.
Abaixo um vídeo do Peixe Falcão:

Apenas algumas espécies de hawkfish formam haréns, mas Longnose, o mais comum para aquário, permanece em pares monogâmicos, onde os ovos serão depositados no fundo do aquário.

Não se podem distinguir machos e fêmeas dos Hawkfish somente pela sua coloração, geralmente os machos são menores e mais coloridos, com margens pretas nas barbatanas pélvicas e caudais.



Produtos para aquarismo com ótimos preços: Comprar Suplementos Marinho