PEIXE PALHAÇO

Peixe Palhaço

Peixe Palhaço

PEIXE PALHAÇO



Se você tem um aquário com corais certamente esta pensando em colocar um Peixe Palhaço e uma Anêmona para ver a simbiose entre eles.Sobre Anêmonas você pode fazer uma pesquisa mais específica na respectiva página deste site.Peixes Palhaço São ovíparos.O Peixe Palhaço poderá fazer simbiose com diversos tipos de Anêmonas, o que trará mais saúde ao peixe e à anêmona, já comprovado por biólogos.

Na natureza já foi observado DEZ espécies de anêmonas que o peixe palhaço faz simbiose: Entacmaea quadricolor (Bubble Tip, Bubble Tentacle, Rose), Macrodactyla doreensis (Long Tentacle), Cryptodendrum adhaesivum (Sticky Carpet), Heteractis malu (Sebae, Delicate, Hawaiian), Hecteractis magnifica (Ritteri), Heteractis crispa (Sebae), Hecteractis aurora (Aurora), Stichodactyla gigantea (Giant Carpet), Stichodactyla haddoni (Saddle Carpet) e Stichodactyla mertensii (Merten’s Carpet), porém num aquário a reação poderá ser diferente, muitos mistérios ainda não foram resolvidos sobre esta curiosa simbiose. Das mil espécies encontradas apenas as dez acima aceitam o Peixe Palhaço.

No meu aquário com corais tenho um peixe palhaço e uma anêmona Long Tentacle, e é comum ver o peixe palhaço levar comida para ela. Também noto que a noite, quando o peixe palhaço está dormindo dentro dela, ele apresenta uma coloração mais acentuada, mais forte.

Também a Bubble Tip é muito popular entre os aquaristas, faz simbiose com o peixe palhaço e é muito resistente.

Diz-se que o peixe palhaço faz esta “troca” com a anêmona porque ele busca proteção contra predadores, devido aos tentáculos urticantes da anêmona e em contra-partida alimenta a anêmona. O peixe palhaço não é um bom nadador como podemos notar, tem cores atraentes, sendo alvo fácil para seus predadores, razão porque não se afasta muito de seu abrigo seguro, a anêmona.

É comum ver o peixe palhaço “abanando” o substrato do aquário próximo da anêmona, talvez seja para que esta capture microscópicas criaturas para alimento ou mesmo a sobra de alimentos dos peixes.

O peixe palhaço é um dos poucos seres aquáticos que a Anêmona deixa ser tocada. Outra teoria diz que o Peixe Palhaço tem um muco protetor em seu corpo, que o protege dos nematocistos perigosos da anêmona. Quando ameaçado o peixe palhaço tenta atrair seu inimigo para os tentáculos da anêmona, para que esta dispare de seus nematocistos as mortais substâncias tóxicas.

Curioso é saber que algumas anêmonas (raras), comem o peixe palhaço, dentre elas a Elephant Ear e a Tube anemone (parecida com a Haiti).

Simbiose é quando indivíduos de espécies diferentes se ajudam mutuamente (com contato físico) gerando benefícios à ambos para a sobrevivência.

Acredito ser um instinto, algo natural que ocorre com o peixe palhaço, visto que mesmo nascido em cativeiro ele vai fazer simbiose com uma anêmona assim que colocarmos uma no aquário, ele irá com muita calma se aproximar dela, cada vez mais perto, e por fim conquista-lá para sempre, inclusive defender seu abrigo. Ele já sabe que se for de encontro muito rápido poderá ser ferido pelos tentáculos.

É preciso um ritual lento antes de toca-lá, que poderá durar horas. A anêmona não precisa ser muito grande em relação ao peixe palhaço para que ocorra a simbiose, sendo 2 vezes maior já é possível.

Não tem nenhuma relação de quem chegou primeiro no aquário, se foi o peixe palhaço ou a Anêmona para que ocorra a simbiose. Ambos quando serão colocados no aquário necessitam aclimatação.

Assim que o peixe palhaço conseguir seu abrigo seguro na Anêmona irá defendê-la, ou seja, não deixará outro peixe chegar perto do seu território, o que também não deixa de ser benéfico para a anêmona contra predadores. Esta relação traz benefícios aos dois indivíduos que praticamente se tornarão um, dependentes um do outro. Se houver a separação de um deles por algum motivo o outro poderá morrer.

Ele parece ter atração por tentáculos, pois também faz simbiose com corais como o Mush Green Hair, Frog Coral, Elegance, Leather, Frogspaw, Mushroom e outros. Muitos aquaristas não gostam deste comportamento pois o peixe palhaço acaba ferindo os corais de tanto esfrega-los, sufocando-os e muitas vezes até se machucando no esqueleto calcário de algum coral.

mais é possível e comum ter um peixe palhaço no aquário sem uma anêmona ou vice-versa, o que seria impossível na natureza. Num aquário onde há somente corais, provavelmente o peixe palhaço irá escolher um deles para refúgio.

Uma curiosidade sobre o peixe palhaço é que ele poderá mudar de sexo durante sua vida, são hermafroditas. Todos nascem machos, porém o mais forte se transformará em fêmea e dominará o grupo até que morra e o outro mais forte assumirá o seu lugar, e em algumas espécies de palhaços, a fêmea ficará maior que os machos. Se colocarmos dois peixes palhaços no aquário o mais forte e maior se tornará fêmea.

Os peixes palhaço são hermafroditas protândricos ou seja, indivíduos que possuem gônadas que agem como ovários e/ou como testículos, sendo essas gônadas primeiramente funcionais como machos.

Em uma colônia de peixes palhaço haverá sempre apenas uma fêmea, que dominará o grupo, não deixará outro peixe do grupo disputar espaço ou alimento com ela.

A fêmea desova na base de uma anêmona e o macho fecunda os ovos com o esperma.

Num aquário estabilizado é mais fácil manter um peixe palhaço que uma anêmona, pois esta requer água limpíssima, luz, temperatura e parâmetros constantes. Para alimentação do peixe palhaço, o que não é muito exigente, poderá ser industrializado, artêmias, patês de camarões, peixes, lulas, espinafre, spirulina etc. O ideal é sempre variar na alimentação.

Abaixo um vídeo mostrando simbiose entre Anêmona e o Peixe Palhaço:




Para alimento de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.

Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.

Para ver todos os produtos que vendo Comprar Suplementos Marinho

6 comentários sobre “PEIXE PALHAÇO

  1. Adorando td por aqui sou super iniciante meu filho comprou um aqua ja montado e estamos apanhando um pouco e estudando muito rsrsr muito legal seus artigos super explicados

    1. Olá… Não sei como fazer reprodução de Peixe Palhaço. Mas faça uma pesquisa no Google “arydospalhaços” entre no site e solicite informações. Eles são especialistas neste assunto.OK

  2. Boa noite, primeiramente queria muito, mas muito mesmo agradecer pelas explicações, pois tem me ajudado muito, a minha dúvida é a seguinte, quantos casais de espécies diferentes de palhaço posso introduzir no aquário, claro q respeitando a litragem , desde já muito obrigado e parabéns pelo site!!!!

    1. Obrigado por visitar o site.
      Não há uma regra para isto. Se quiser ter várias espécies de Peixe Palhaço aconselho colocar tudo de uma vez, assim irão “se ajeitar” em seus territórios, etc.
      Mesmo se for colocar vários da mesma espécie eu aconselho o mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.