PEIXE PAPAGAIO

Peixe Papagaio

Peixe Papagaio

PEIXE PAPAGAIO



Peixe Papagaio é um híbrido, ou seja, não tem gênero nem espécie definida porque foi criado pelo homem na década de 80, a partir do cruzamento de ciclídeos, provavelmente do Amphilophus Citrinellus e o Paraneetroplus Synspilus, mas ha controvérsias das espécies, não é um peixe original da natureza, foi criado em laboratório para fins do aquarismo, com mutações genéticas, mas fica na família dos Ciclídeos ou seja, Cichlidae.

Hoje existem centenas de cruzamentos para se adquirir Peixe Papagaio cada vez mais exótico.

Por ser híbrido apresenta deformidades físicas em suas nadadeiras e espinha, e geralmente são estéreis (90%). Quase impossível distinguir o macho da fêmea, somente no ato da desova é descoberto.

O Peixe Papagaio atinge seus 25 centímetros e pode viver até 10 anos no aquário (de água doce) grande, podendo este ser comunitário, embora que o Peixe Papagaio, assim como os Ciclídeos são territorialistas e agressivos, então colocar peixes do mesmo tamanho é o ideal.

Os parâmetros para criação do Peixe Papagaio praticamente são os mesmos dos Ciclídeos.

O hibridismo resultou numa coloração variada entre o vermelho, laranja, amarelo e outras cores, já os filhotes nascem cinza e vão mudando sua coloração. Para manter sua coloração mais acentuada o conveniente é manter a água num PH em torno de 7.5 e a temperatura por volta dos 26 graus estáveis.

O Peixe Papagaio, por ser onívoro, come praticamente de tudo que lhe é oferecido, desde rações, tenébrios, artemias, minhocas, insetos, congelados, flocos, Spirulina, etc. Preferencialmente oferecer comida que afunde, pois devido a deformidade em suas nadadeiras torna-se difícil o peixe subir à superfície para pegar o alimento.

Os Peixes Papagaio formam casais e põe ovos (ovíparos), porém como a maioria dos machos são estéries, os ovos criarão fungos e ficarão brancos, quando então serão comidos pelo pai ou por outros peixes, mas na hipótese de uma eclosão bem sucedida, recomenda-se transferir os alevinos para outro aquário, garantindo assim a sobrevivência dos mesmos. Os ovos eclodem entre 3 a 7 dias após a desova.

O ideal é você separar um casal a fim de observar se o macho é fértil.

O casal irá vigiar e defender os ovos ou filhotes com o máximo rigor.

A fêmea poderá acasalar-se com outros machos ciclídeos, formando assim uma nova geração de Papagaios.

Curiosidade: Existe o Peixe Papagaio de água salgada, porém este não é híbrido e pode alcançar seus 50 cm de comprimento. Este Peixe Papagaio  é  encontrado em águas tropicais no mundo inteiro e o número o maior de espécies é encontrado nos Oceanos Indico e Pacífico, onde vive nos recifes de corais.



Vendo alguns produtos para aquarismo com ótimos preços: Promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.