PERÍODO DE CICLAGEM

Período de Ciclagem

Período de Ciclagem

PERÍODO DE CICLAGEM AQUÁRIO MARINHO


Fiz um resumo bem legal para você que vai montar um aquário de água salgada, contém tudo que você precisa para entender o período de ciclagem, o Ciclo do Nitrogênio:Se você vai montar um aquário marinho ou já terminou a montagem é importante ler o texto abaixo para saber as transformações que ocorrerão no seu aquário.Digamos que você já colocou o substrato, as rochas, wave-makers, luzes enfim, tudo montado inclusive o Sump e acabou de colocar a água já preparada com o sal sintético e deixou a densidade ideal, entre 1.020 a 1.030, medido com a temperatura de 25 graus. A densidade do meu aquário é 1.025.

Nas primeiras semanas, a água do seu aquário irá sofrer algumas transformações que é normal e fundamental que aconteçam, estes acontecimentos é chamado de Ciclo do Nitrogênio, é o período de ciclagem.

Não se pode colocar peixes, corais, invertebrados ou qualquer animal no aquário sem antes passar pelo período de ciclagem que dura entre 4 a 6 semanas, o período vai depender de certos fatores do seu aquário, como rochas, substrato etc., mas principalmente de você aquarista.

Este é o período onde irá começar toda biologia, que futuramente se tornará um ecossistema sustentável para seu aquário, é o período onde se devem cultivar as bactérias nitrificantes. Será seu filtro biológico.

As bactérias serão as principais fontes de limpeza da água, elas consumirão fezes de peixes e invertebrados, sobras de alimentos enfim, toda matéria orgânica que estiver na água, porque esta matéria orgânica em decomposição se transforma em Amônia, o que é prejudicial.

Então o aquarista é responsável em “criar” estas bactérias no aquário, para elas consumirem este material orgânico. Isto é muito simples, basta comprar as bactérias em lojas de aquarismo, geralmente vendidas em ampolas, inclusive nutrientes para elas. Você pode colocar 1 ampola de cada por semana (1 de BioDigest e outra de Bioptim). É importante que neste período você coloque uma pitada de alimento para peixe, como se já tivesse um peixe lá, para que as bactérias se proliferem mais rápido (1 pitada por dia). Isto é importante porque no início elas precisam de uma fonte para se alimentar. As bactérias deverão formar colônias no substrato, nas rochas ou mídias filtrantes. Nesta etapa você não precisará ligar o Skimmer nem colocar carvão ativado. As luzes do aquário deverão ficar apagadas e a temperatura constante, por volta de 26 graus.

Assim que elas forem se multiplicando irão consumir a amônia existente na água, são as bactérias aeróbicas Nitrosomonas. Estas bactérias irão transformar a Amônia em Nitrito, que também é prejudicial. Este nitrito será oxidado pelas bactérias Nitrobacter e Nitrospira. Estas bactérias irão transformar o Nitrito em Nitrato, o que já não é tão prejudicial e você já pode colocar a “equipe de limpeza” para habitar o aquário, isto se você fez o teste e verificou que o Nitrito foi zerado.

Não é necessário fazer testes antes de completar 30 dias, com certeza os níveis ainda estarão altos, descontrolados, ainda terá muito Nitrito, etc., é o período de ciclagem, espere mais uma semana, depois sim comece a medir para ver se Nitrito foi zerado, se já pode considerar um aquário ciclado.

Até que o Nitrito seja zerado irão surgir muitas algas marrons, o que é normal, basta limpar os vidros com um pano e enxaguar na torneira. É fundamental sempre limpar, quanto mais algas marrons tirar melhor será sua água no futuro. Estas algas vão desaparecer totalmente depois de uma ou duas semanas.

Depois de zerado o Nitrato (ou até 10ppm) já pode fazer uma troca parcial de água, cerca de 30% do total, e já pode colocar um peixe e corais moles. Vá devagar, coloque mais uma ampola quinzenalmente até você verificar que as fezes do peixe estão sendo consumida pelas bactérias. Após este período chamado de ciclagem, você já pode qualificar seu aquário como estabilizado, porque há um equilíbrio biológico entre Amônia e Nitrito graças as bactérias.

Seu aquário passou pelo Ciclo do Nitrogênio, agora as bactérias nitrificantes e desnitrificantes (veja a matéria) farão quase todo o trabalho de limpeza, um ecossistema perfeito, porém sensível.

Lembrando que o Nitrato ainda esta na água e por isto TPAs (trocas de águas parciais) será sempre necessário.

Então temos um resumo da Ciclagem:

O Ciclo do Nitrogênio é a transformação de todo material orgânico em Amônia que é consumido pelas bactérias Nitrosomonas produzindo o Nitrito que por sua vez é consumido pelas bactérias Nitrobacter e Nitrospira em Nitrato, que se transformará em Nitrogênio.

Você encontra mais sobre período de ciclagem nas páginas: “Bactérias do aquário marinho” e “Ciclo do Nitrogênio”.



Para alimento de corais, peixes, invertebrados e MUITO MAIS Clic Aqui.

24 comentários sobre “PERÍODO DE CICLAGEM

  1. Ola , eu li toda sua materia sobre periodo de ciclagem, mas tenho uma duvida e se o aquario for com agua natural coletada na praia, o procedimento e o mesmo ?

    1. Não tem ciclagem com água natural (do mar). Mas espere 1 semana para a formação de colônias de bactérias nas rochas e no substrato.
      O que poderá surgir são algas indesejáveis, mas nada que não possa ser tratado.
      Embora eu não tenha ciclado meu aquário com água do mar, acredito ser importante esperar 1 semana e medir os níveis de nitrato. Será mais seguro.

  2. Amigo,
    Parabéns pelo excelente site e pelo amor ao mundo marinho. Precisamos de mais pessoas assim para difundir este hobby maravilhoso.

    Sou iniciante e gostaria de saber se na ciclagem, utilizar o Purigen pode ser prejudicial para o início do ciclo. Se for quando colocar este tipo de mídia e ligar o Skimmer?

    Obrigado e Parabéns.
    Abraço.

    1. Não colocar Purigem agora nem ligar o Skimmer, pode deixar as luzes apagadas ou bem pouca iluminação.
      O período de ciclagem vai demorar um pouco, cerca de 2 meses. Coloque comida como se já houvesse um peixe lá. Isto vai fazer as bactérias se desenvolverem.
      Quanto chegar próximo aos 2 meses meça os níveis de Nitrito para ver se zerou. Só coloque habitantes quando zerar o Nitrito.
      (É uma opção sua mas não aconselho Purigem para água salgada, principalmente se for colocar corais duros, os níveis de Cálcio irão atrapalhar a filtração)
      Acho que você já leu a página PERÍODO DE CICLAGEM, mas se tiver alguma dúvida basta me enviar um email. Obrigado

    1. Isto é perfeitamente normal em aquário marinho, será sempre assim. Você tem que repor a água evaporada com água DI ou RO. Numca repor com água salgada.
      O sal não evapora junto com a água, o que evapora é somente a água (doce). A temperatura ideal para aquário marinho é 26 graus. Enquanto você tiver o aquário marinho sempre haverá evaporação (sei que não é pouca), então tem que repor com água Deonizada ou de Osmose Reversa, a mesma que foi utilizada para confeccionar a água salgada. Quando a água evapora sobe a densidade, razão pelo qual tem que repor.

  3. Parabéns pelo site, descobri sem querer e gostei das matérias, tenho um aquário marinho de 20 litros, tinha três palhaços e um bailarino, e a equipe de limpeza, dois paguros, o estranho que o camarão e dois palhaços morreram, que comprei em outro lugar, e agora só tenho um e equipe de limpeza, a minha dúvida é, pq eles morreram e só este está vivo e já tem mais de um mês. Obrigado

  4. Olá Carlos, primeiramente parabéns pelo site e continue assim reproduzindo seu conhecimento aos iniciantes pelo hobby.
    Tenho algumas dúvidas quanto ao uso do Biodigest e Bioptim, estou com meu aquario (428L totais livres) com 25 dias de ciclagem e estou com somente a bomba de circulação, substrato (crushcoral 2#) e rochas (artificiais em cimento e resina) no sistema. Até o momento não fiz nenhum teste para ver como está a agua (não tive quase nada de alga marrom ou verdes). Comprei 6 ampolas de cada (Biodigest e Bioptim) como devo utiliza-las? Aplico todas de uma única vez? Se for paticionada sempre coloco juntas 1 de Biodgest e 1 de Bioptim ou em dias diferentes?
    Após a inserção destas, segundo o fabricante informa que pode-se colocar animais após 24hs, isto é realmente aconselhável?
    Obrigado pelo apoio.

    1. Obrigado por visitar o site. Você está correto, se aplica 1 ampola de Bioptim e outra de Biodigest ao mesmo instante. A dosagem pode ser semanal, ou em menos tempo.
      Você só pode colocar algo vivo no aquário depois que fazer o teste de Nitrato e o resultado for ZERO. Não aconselho colocar nenhum ser vivo neste momento.
      Se não for comprar um teste de Nitrato, aconselho esperar por 40 dias (ou mais). Nenhum aquário leva o mesmo tempo que outro, pois a quatidade de água, rochas, substrato, etc. influirão neste aspecto.
      Caso não Zerou o Nitrato aconselho colocar 2 x por semana uma pitada de comida para peixes, como se já tivesse um peixe lá, então esta comida irá se transformar em amônia, que irá acelerar o crescimento de bactérias, necessário para “fechar o ciclo do nitrogênio”.
      Quanto as algas, não vai surgir neste momento, mas depois irá surgir algas marrons, o que é perfeitamente normal, e tudo o que tem à fazer é limpar.
      Eu aconselho usar uma esponja (pode ser estas de cozinha) e limpar os vidros passando a esponja e enxaguar em uma torneira, e não apenas passar a esponja no vidro, enxaguando numa torneira irá tirar do aquário.
      Do mesmo jeito que elas surgem elas vão embora, mas é preciso limpar para que no futuro não surjam algas verdes.
      Qualquer outra dúvida estou a disposição. Carlos

  5. Olá Carlos eu tô montando um aquário marinho de 120 litros além do skimmer e à bom precisa de carvão ativado e mídias prá ciclagem parabéns pelo site.

    1. Se não tiver peixes pode colocar qualquer comida, é só para ela se transformar em Amônia e as bactérias iniciarem o processo de conversão, amônia para nitrito depois para nitrato e também para acelerar a proliferação delas.

  6. Boa noite Carlos
    Gostaria de saber se é aconselhável no período da ciclagem o aquário receber luz solar para melhor desenvolvimento de algas?
    Obrigado pela atenção

  7. Eu montei o meu reef e,ainda não acrescentei corais,depois de 1 mês coloquei uma equipe de limpeza,depois é 15 dias um ” Nemo” e está tudo normal, salinidade 1026 tempo 26,utilizo um UV de 5 w e um skimmer boyu 480, não tive problemas c/ algas marrons,é uma dúvida,já posso colocar corais moles?

  8. Boa noite. Tenho duas dúvidas..
    – No período de ciclagem devo fazer as TPAs ou apenas completar com água DI?
    – Utilizo canister e skimmer mas tenho dúvidas sobre qual mídias devo usar no canister poderia me indicar?

    Att.

  9. Boa tarde, estou pesquisando para montar um aquário marinho ( Nano reef) , e estou com uma dúvida, é necessário usar Sump + Skimer , ou se eu tiver sump não é necessário o Skimer ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.