PERÍODO DE CICLAGEM

Período de Ciclagem

Período de Ciclagem

PERÍODO DE CICLAGEM AQUÁRIO MARINHO
Visite nossa Loja Preços incríveis Clic Aqui

Fiz um resumo bem legal para você que vai montar um aquário de água salgada, contém tudo que você precisa para entender o período de ciclagem, o Ciclo do Nitrogênio:Se você vai montar um aquário marinho ou já terminou a montagem é importante ler o texto abaixo para saber as transformações que ocorrerão no seu aquário.Digamos que você já colocou o substrato, as rochas, wave-makers, luzes enfim, tudo montado inclusive o Sump e acabou de colocar a água já preparada com o sal sintético e deixou a densidade ideal, entre 1.020 a 1.030, medido com a temperatura de 25 graus. A densidade do meu aquário é 1.025.

Nas primeiras semanas, a água do seu aquário irá sofrer algumas transformações que é normal e fundamental que aconteçam, estes acontecimentos é chamado de Ciclo do Nitrogênio, é o período de ciclagem.

Não se pode colocar peixes, corais, invertebrados ou qualquer animal no aquário sem antes passar pelo período de ciclagem que dura entre 4 a 6 semanas, o período vai depender de certos fatores do seu aquário, como rochas, substrato etc., mas principalmente de você aquarista.

Este é o período onde irá começar toda biologia, que futuramente se tornará um ecossistema sustentável para seu aquário, é o período onde se devem cultivar as bactérias nitrificantes. Será seu filtro biológico.

As bactérias serão as principais fontes de limpeza da água, elas consumirão fezes de peixes e invertebrados, sobras de alimentos enfim, toda matéria orgânica que estiver na água, porque esta matéria orgânica em decomposição se transforma em Amônia, o que é prejudicial.

Então o aquarista é responsável em “criar” estas bactérias no aquário, para elas consumirem este material orgânico. Isto é muito simples, basta comprar as bactérias em lojas de aquarismo, geralmente vendidas em ampolas, inclusive nutrientes para elas. Você pode colocar 1 ampola de cada por semana (1 de BioDigest e outra de Bioptim). É importante que neste período você coloque uma pitada de alimento para peixe, como se já tivesse um peixe lá, para que as bactérias se proliferem mais rápido (1 pitada por dia). Isto é importante porque no início elas precisam de uma fonte para se alimentar. As bactérias deverão formar colônias no substrato, nas rochas ou mídias filtrantes. Nesta etapa você não precisará ligar o Skimmer nem colocar carvão ativado. As luzes do aquário deverão ficar apagadas e a temperatura constante, por volta de 26 graus.

Assim que elas forem se multiplicando irão consumir a amônia existente na água, são as bactérias aeróbicas Nitrosomonas. Estas bactérias irão transformar a Amônia em Nitrito, que também é prejudicial. Este nitrito será oxidado pelas bactérias Nitrobacter e Nitrospira. Estas bactérias irão transformar o Nitrito em Nitrato, o que já não é tão prejudicial e você já pode colocar a “equipe de limpeza” para habitar o aquário, isto se você fez o teste e verificou que o Nitrito foi zerado.

Não é necessário fazer testes antes de completar 30 dias, com certeza os níveis ainda estarão altos, descontrolados, ainda terá muito Nitrito, etc., é o período de ciclagem, espere mais uma semana, depois sim comece a medir para ver se Nitrito foi zerado, se já pode considerar um aquário ciclado.

Até que o Nitrito seja zerado irão surgir muitas algas marrons, o que é normal, basta limpar os vidros com um pano e enxaguar na torneira. É fundamental sempre limpar, quanto mais algas marrons tirar melhor será sua água no futuro. Estas algas vão desaparecer totalmente depois de uma ou duas semanas.

Depois de zerado o Nitrato (ou até 10ppm) já pode fazer uma troca parcial de água, cerca de 30% do total, e já pode colocar um peixe e corais moles. Vá devagar, coloque mais uma ampola quinzenalmente até você verificar que as fezes do peixe estão sendo consumida pelas bactérias. Após este período chamado de ciclagem, você já pode qualificar seu aquário como estabilizado, porque há um equilíbrio biológico entre Amônia e Nitrito graças as bactérias.

Seu aquário passou pelo Ciclo do Nitrogênio, agora as bactérias nitrificantes e desnitrificantes (veja a matéria) farão quase todo o trabalho de limpeza, um ecossistema perfeito, porém sensível.

Lembrando que o Nitrato ainda esta na água e por isto TPAs (trocas de águas parciais) será sempre necessário.

Então temos um resumo da Ciclagem:

O Ciclo do Nitrogênio é a transformação de todo material orgânico em Amônia que é consumido pelas bactérias Nitrosomonas produzindo o Nitrito que por sua vez é consumido pelas bactérias Nitrobacter e Nitrospira em Nitrato, que se transformará em Nitrogênio.

Você encontra mais sobre período de ciclagem nas páginas: “Bactérias do aquário marinho” e “Ciclo do Nitrogênio”.

Você pode comprar produtos para aquário “mais em conta” na loja: Comida de Corais
Ou se preferir no Mercado Livre: Comida de Corais